Emccamp

Com o valor do reajuste de aluguéis subindo cada vez mais, muita gente tem se perguntado como comprar um apartamento em 2022. Será que realizar a compra de um imóvel ainda é um bom negócio?

É fato que a compra do apartamento próprio é o sonho de milhares de brasileiros, trazendo maior tranquilidade, conforto e até uma possibilidade de investimento para a família.

Além disso, estar em um ambiente que retrate as suas preferências, não só em decoração, mas também em reformas, é quase impossível para quem ainda está preso ao aluguel.   

Então, preparamos para você algumas dicas que vão te ajudar a se organizar para entender como comprar um apartamento e finalmente conseguir tirar o sonho do papel.

Planeje e organize as suas finanças

O primeiro passo para quem quer se ver livre do aluguel é realizar um planejamento financeiro eficiente e isso só é possível entendendo o que acontece com as suas finanças todos os meses. Afinal, cada “comprinha” de R$10,00 pode fazer toda a diferença para não ver seu orçamento indo embora no final do mês.

Assim, existem muitas formas de entender seus gastos e começar um planejamento financeiro. Desde planilhas do Excel até aplicativos de controle, essas ferramentas podem facilitar sua vida, basta encontrar a que você considera mais adequada.

O importante aqui é não ter preguiça de analisar os gastos para conseguir cortar as despesas que são supérfluas, sem deixar o lazer da família de lado.

Além disso, é importante lembrar que se você pretende fazer um financiamento imobiliário, não pode haver dívidas em seu nome, para que o crédito não seja negado.

Então, calcule sua renda familiar, quanto você pode pagar de entrada, qual valor pretende gastar mensalmente e quanto deseja investir no imóvel e comece a economizar e cortar despesas.

Como escolher o apartamento ideal

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como comprar um apartamento que preencha todos os seus requisitos e dos familiares. Para isso, depois de realizar o planejamento financeiro, é hora de pontuar as suas necessidades e ir em busca do apartamento ideal.

Uma dica é começar a escolher pela região. Por isso, defina os bairros que tem mais interesse e avalie as opções de empreendimentos. Isso deve ser feito pensando nas possibilidades de crescimento e valorização do bairro.

Assim, o custo-benefício vai além de pagar barato na compra, como também estar localizado em uma região que tenha potencial para que seu investimento valorize no futuro.

Observe questões como a estrutura do condomínio, segurança, lazer, acessibilidade ao comércio, educação próxima e etc. Esses são pontos que podem interferir diretamente no seu dia a dia.

Com a pandemia, a busca por espaços maiores, em que a família consegue ter privacidade e até mesmo trabalhar em casa, cresceu bastante. 

Além disso, atente-se às possibilidades de personalização do apartamento, com integração de ambientes e espaços como a varanda, que valorizam a comodidade. A Emccamp dá total atenção a todos esses detalhes e separou alguns motivos que podem te ajudar na escolha do apartamento ideal

 Quais são as tendências para o cenário imobiliário em 2022?

Felizmente, o mercado imobiliário tem conseguido se recuperar bem da crise de 2021 e a tendência para 2022 segue positiva. Isso porque comprar um imóvel continua sendo um investimento seguro para o comprador.

No entanto, dê bastante atenção para a Taxa Selic! Ela é a métrica para o cálculo base dos juros do país, o que acaba influenciando no valor do seu financiamento. A taxa Selic fechou o ano em 9,25%, um valor considerado bastante alto.

Apesar disso, o mercado segue com bastante demanda, além da promessa de queda da taxa após o segundo semestre. Então, a dica aqui é focar no planejamento.

Ademais, após cenários de instabilidade, é muito comum as construtoras abrirem oportunidades facilitadas e com condições especiais. Fique sempre atento para saber como comprar um apartamento no momento certo.

Quais são as opções de pagamento?

Comprar um imóvel à vista é uma realidade distante para a maioria das pessoas. Mas calma, existem algumas formas de pagamento para quem ainda não decidiu como comprar um apartamento e a Emccamp as explica para você.

  • Financiamento

O financiamento é uma das formas mais conhecidas para comprar um imóvel. Logo, ele funciona como um “empréstimo” do banco, mas com uma finalidade específica, nesse caso, a compra de um apartamento.

Deste modo, o comprador tem um período mais longo para pagar as parcelas, que pode chegar até 35 anos. Essas parcelas, em geral, são bastante acessíveis, mas acrescidas de juros e correção sobre o saldo devedor. Além disso, há o valor de entrada do imóvel, que costuma ficar na casa dos 20%.

Por isso, o indicado é que o comprador pague o máximo possível de entrada, para diminuir o saldo devedor e consequentemente os juros.  

Entenda o passo a passo de como fazer um financiamento pela caixa.

  • Programas sociais

Uma excelente oportunidade para quem não sabe como comprar um apartamento é entender mais sobre os programas sociais ofertados pelo governo.

O Programa Casa Verde e Amarela veio em substituição ao Minha Casa Minha Vida e funciona como um financiamento com juros mais baixos. Além disso, ainda tem possibilidade de subsídio para as famílias, diminuindo o valor das prestações.

Assim, o pagamento pode ser feito em até 360 meses, com viabilidade de desconto dependendo da região em que você mora.

Porém, por ser um programa governamental, possui regras bastante rígidas e é importante estar atento a elas para conseguir se enquadrar no programa.

  • Consórcio

No consórcio, o comprador se junta a um grupo de interessados para realizar o financiamento do imóvel, através do pagamento de uma parcela mensal.

A partir disso, a cada mês, um consorciado é contemplado com a carta de crédito que será usada para aquisição do imóvel. Outra possibilidade é o consorciado dar um lance para adquirir a carta.

Logo, uma das vantagens dessa opção, é que não há taxa de juros, apenas o pagamento de uma taxa administrativa.

Ficou em dúvida sobre qual a opção mais adequada para o seu caso? Veja as vantagens e desvantagens de cada método e escolha o ideal para você. 

 __________________________________

Agora, ficou mais fácil entender como comprar um apartamento e tudo que precisa ser feito para conquistar o sonho da chave na mão, não é? Depois de muito estudo, é hora de conferir as opções de empreendimentos que Emccamp oferece para você e sua família… 

Aproveite também e saiba mais sobre as qualidades técnicas que fazem a Emmcamp ser a escolha certa quando você for comprar seu apê dos sonhos. Acesse nosso blog e não perca!

Emccamp Residencial 138 artigos publicados

Pode te também interessar

Publicado em 15/10/2020

O que é um bairro planejado e quais as vantagens de se morar nele?

Se planejar os lugares onde moramos não fosse tão importante, a gente não se preocupava com isso há milhares de anos. Desde mais ou menos 2600 anos a.C. já existiam povoados que buscavam organizar a forma como as cidades eram construídas. Dentre os objetivos daquela época, estava a criação de zoneamentos nos centros urbanos, por […]

Emccamp Residencial
15 outubro 2020
Leia mais
Publicado em 31/08/2022

Vale a pena investir em imóvel sem vaga de garagem em 2024?

Saiba por que investir em imóvel sem vaga de garagem é mais vantajoso, garante um ótimo retorn e atrai os olhares dos investidores.

Emccamp Residencial
31 agosto 2022
Leia mais
Publicado em 17/11/2020

Como viver em São Paulo sem carro: um guia sobre mobilidade urbana

Sabia que o tempo médio de deslocamento dos paulistas, seja para ir ao trabalho, à escola, ou outras atividades típicas da rotina, foi de nada menos do que 2h45 em 2018?  A informação vem de uma extensa pesquisa chamada Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade, da Mobilize.  No estudo, em relação à predisposição […]

Emccamp Residencial
17 novembro 2020
Leia mais
Publicado em 17/03/2020

5 passos para economizar dinheiro

Se você chegou até este artigo procurando por dicas para economizar dinheiro para comprar a casa própria, deve saber que esse é um dos maiores sonhos das famílias brasileiras.  Inclusive, mesmo em tempos de crise e pandemia, o interesse por comprar um imóvel segue vivo na mente de muitas pessoas. Uma pesquisa indicou que até […]

Emccamp Residencial
17 março 2020
Leia mais
Publicado em 10/11/2020

Como guardo o 13 salário para comprar meu primeiro apartamento

Chega o fim do ano e, com ele, uma alegria extra: o décimo terceiro. Foram-se meses contando apenas com o seu salário e, finalmente, sua conta bancária vai ter um respiro com nada menos do que o dobro do que está acostumada a ver por mês.  É nessa hora em que a gente lembra com […]

Emccamp Residencial
10 novembro 2020
Leia mais
Publicado em 26/03/2020

Você tem controle financeiro pessoal? Veja 5 características de quem não tem

Quando se fala em controle financeiro pessoal, infelizmente nossa taxa de inadimplência está entre as mais altas do mundo. Nada menos do que  40% da população do Brasil tinha algum tipo de dívida atrasada ou negativada há pouco mais de um ano.  A falta de planejamento, a impulsividade e o fato de cedermos facilmente às […]

Emccamp Residencial
26 março 2020
Leia mais