Emccamp

Ano novo, vida nova! Quem não conhece essa frase? Ela resume o sentimento de querer fazer tudo melhor, de ser mais eficiente, de prestar atenção nas coisas realmente importantes no novo ciclo anual que se aproxima, quem sabe mudar cores para seu apartamento.

E para estarmos realmente bem, os lugares em que vivemos também precisam fazer parte desse ciclo, como o nosso apartamento.

Usar cores na decoração do seu apartamento vai muito além de uma questão de estética: elas influem no nosso estado de ânimo, em nossa personalidade e até mesmo em nossa saúde!

Resumindo: as cores exercem um papel relevante no nosso dia a dia, ainda que não tenhamos isso tão claro em nossa consciência. Se você quer ter  “um futuro cor de rosa”, pode começar repensando as cores para seu apartamento.

Continue a leitura e saiba como escolher as cores que vão animar seu lar no próximo ano!

Psicologia das cores

Por definição, as cores são vibrações de ondas eletromagnéticas. Mas o que isso quer dizer? Isso significa que cada cor vibra em uma frequência e que cada frequência exerce um poder sobre nós. 

Tem até uma ciência que estuda isso: a psicologia das cores. Ela defende que cada cor tem um significado e capacidade de provocar sensações e lembranças. Por exemplo, todo mundo tem uma cor preferida, certo? Isso tem muito a ver com o tipo de associação que fazemos com cada uma.

Entenda melhor o que cada cor transmite, quando aplicada nas paredes do seu apartamento:

  • Azul: tranquilidade, serenidade, paciência, recuperação;
  • laranja: calor, confiança, otimismo;
  • verde: esperança, tranquilidade, relaxamento; 
  • vermelho: vitalidade, movimento, calor, atividade;
  • marrom: solidez, segurança, aconchego;
  • roxo: calma, melancolia, intuição;
  • rosa: afeto, relaxamento, afeição;
  • branco: pureza, paz, limpeza;
  • cinza: estabilidade, segurança;
  • amarelo: alegria, criatividade, disposição;
  • preto: mistério, poder, estilo.

As cores têm potencial tanto para causar sensações boas como sensações negativas. Por isso, na hora de escolher as cores para o seu apartamento, pense bem no tipo de estímulo que você quer ter em cada ambiente e escolha o tom mais adequado para o uso de cada espaço.

Vamos ver como fazer isso?

Antes das cores, estude os ambientes

Como as paredes não são a única coisa no seu apartamento, você também precisa pensar nos móveis e na iluminação na hora de escolher o tom que vai usar em cada ambiente. 

Observe cada cômodo com cuidado. Confira quais são os móveis que vão ficar próximos das paredes pintadas, quais são os elementos decorativos que já estão no espaço e tente imaginar como tudo vai interagir, uma vez que você pinte alguma superfície. 

A iluminação influencia as cores?

Na hora de escolher as cores novas para o seu apartamento, leve em consideração a luminosidade de cada espaço.

Ambientes com bastante iluminação natural podem ser pintados praticamente de qualquer cor, inclusive tons mais escuros. Por outro lado, se o apartamento for pouco iluminado, usar cores mais fechadas pode criar uma sensação de falta de luz no ambiente. 

O tipo de lâmpada que você costuma usar também afeta a percepção das cores. As de tons mais quentes são potencializadas com luzes amarelas, enquanto as lâmpadas frias têm o efeito contrário. Ou seja, elas “clareiam” mais as cores que você usar no seu apartamento. 

Como selecionar as paredes a pintar

Você pode tanto pintar um ambiente completo como escolher somente alguns planos (paredes individuais) para pintar. O mais comum é pintar o cômodo completo com a mesma cor, mas já pensou em aplicar a pintura somente em algumas partes? 

Por exemplo, no quarto, uma boa pedida é cobrir somente a parede da parte de trás da cama e deixar as outras em uma cor mais neutra, como o branco. Ou então, escolher pintar em “L”, ou seja, você cobre somente a superfície de duas paredes contíguas.

Na sala ou em outros lugares, dá para aplicar a mesma lógica e escolher estrategicamente os planos a cobrir com alguma cor, como o que fica atrás da TV ou mesmo o lado do sofá. 

No banheiro, pintar só o teto e deixar o resto branco deixa o lugar mais estiloso e mantém a sensação de higiene das cores claras, aplicadas nas superfícies verticais. 

Simule sua pintura

Para se sentir mais seguro antes de escolher a cor do seu apartamento, você pode fazer uma simulação da pintura. Funciona assim: você sobe uma foto do lugar que quer pintar na plataforma de simulação de pinturas, escolhe algumas cores e vai provando até achar a melhor combinação. 

Mas tome cuidado: isso serve mais de orientação. As cores sempre variam um pouco em relação ao que as pessoas podem ver na tela do computador e quando são aplicadas na superfície. Mesmo assim, já dá para ter uma ideia da sensação e impacto que a cor escolhida causa no ambiente. 

Você também pode levar para casa algumas amostras das cores de tinta para parede de apartamento. Elas já vêm pintadas em uma lâmina, então é só por sobre a parede e imaginar todo o painel pintado. E se você conseguir uma pequena mostra, já pode aplicar em uma parte da parede e ver o resultado.

Qual é a melhor cor para apartamentos?

Não existe uma melhor cor. Você pode usar o tom que quiser na hora de escolher as cores do seu apartamento: aqui, o mais importante é que você se sinta satisfeito com a escolha.

Por outro lado, não deixe de levar em consideração o que comentamos mais acima, quando falamos da psicologia das cores. 

Por exemplo, aplicar cores mais quentes, como laranja, vermelho ou amarelo em ambientes de repouso pode ter um efeito contrário e não ajudar na hora em que for preciso relaxar. Essas tonalidades costumam funcionar melhor em ambientes como a cozinha ou na sala de estar.

As cores têm um alto poder de transformar os ambientes. Se você quer mudar as cores do seu apartamento, mas tem medo de que não fique bom, não se preocupe: quando acabar toda a pintura você vai ver que o lugar fica muito mais bonito.

Pintar as paredes pode ser apenas o começo de uma grande transformação no seu apartamento. Para conferir mais dicas de como deixá-lo do jeitinho que você sonhou, veja também o post como fazer uma decoração sustentável no seu apartamento!

Emccamp Residencial 137 artigos publicados

Pode te também interessar

Publicado em 09/02/2021

Decorar apartamento pequeno com pouco dinheiro: será que dá?

Decorar um lugar é um ato criativo, uma busca por dar àquele espaço uma personalidade, uma cara.  A decoração de um apartamento não deixa de ser o reflexo de quem o habita, e isso realmente não depende do tamanho do imóvel.  Portanto, sua casa vai ser sempre uma prolongação de você mesmo, não importa se […]

Emccamp Residencial
09 fevereiro 2021
Leia mais
Publicado em 09/06/2020

Como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento social

Até pouco tempo atrás, trabalho e família tinham seu lugar e hora em nossas vidas. Desde acordar cedo, ir para o trabalho, passar o dia fora até voltar para o conforto do lar no final do expediente. Nossa rotina funcionava como um relógio. De repente, toda essa estrutura que criamos para vencer o dia a […]

Emccamp Residencial
09 junho 2020
Leia mais
Publicado em 16/02/2021

Luminária para cozinha de apartamento: como escolher a sua?

A iluminação é tão importante que simplesmente trocar uma lâmpada com luz amarelada por uma mais fria é capaz de mudar totalmente a forma como percebemos um ambiente. Imagine aqueles bangalôs, em praias paradisíacas. Agora  coloque uma luz super forte e iluminação branca. Eles perderiam todo o charme, não é mesmo? E aquela sensação de […]

Emccamp Residencial
16 fevereiro 2021
Leia mais
Publicado em 20/06/2022

Apartamento: 7 dicas para reforma do seu apê

Pensou em fazer uma reforma no seu apartamento, mas ficou receoso com a grande quantidade de problemas que podem surgir durante o processo? É compreensível, pois uma reforma pode trazer muitos desafios inesperados. No entanto, se você se preparar adequadamente para alguns fatores, desde o orçamento até a quantidade de poeira que parece não acabar […]

Emccamp Residencial
20 junho 2022
Leia mais
Publicado em 03/03/2020

Como manter a casa organizada com hábitos simples

Muitas pessoas não sabem como manter a casa organizada por não entenderem que essa tarefa é uma simples questão de hábito. Isto é, não basta esperar que o ambiente em que você vive se mantenha limpo e arrumado o tempo todo, pois há toda uma rotina para organizar a casa, que envolve mudanças em seus […]

Emccamp Residencial
03 março 2020
Leia mais
Publicado em 03/09/2020

A importância de brincar com os filhos

Brincar com os filhos, ajuda a manter o ambiente saudável nessa pandemia? Diante da necessidade de passar o dia inteiro com os pequenos em casa —, o que é uma novidade para a maioria das pessoas —, surge uma nova questão que vem tirando o sono de muitos pais: o que fazer para entreter as […]

Emccamp Residencial
03 setembro 2020
Leia mais