Limpeza e Organização / Para o seu lar

Dicas de limpeza: como manter seu apartamento limpo e organizado

Compartilhe:
Imagem de destaque

Nada se compara ao cheirinho de apartamento limpo. Mas, o processo para se chegar a esse resultado pode ser doloroso, já que não é todo mundo que simpatiza com uma rotina diária de limpeza de casa. Por isso, separamos algumas dicas de limpeza que vão te auxiliar a manter o seu cantinho organizado, otimizando o seu tempo.

No entanto, antes de colocar a mão na massa, é importante estar atento às peculiaridades de sua casa ou apartamento. Já pensou acabar com a cerâmica ou manchar os vidros por escolher o produto errado? Então, para não perder a qualidade e garantir aquele perfume incomparável no final do dia, continue lendo esse artigo e confira essas dicas de limpeza imperdíveis.

1.  Conheça os produtos indispensáveis para todos os tipos de limpeza

Seja na limpeza mais leve ou na faxina pesada de final de semana, existem alguns produtos que não podem ficar de fora do seu armário. Por isso, ao preparar a lista do supermercado, não esqueça de incluir:

  • Luvas
  • Limpador multiuso
  • Desinfetante para o banheiro
  • Detergente neutro
  • Desengordurante para a cozinha
  • Cloro em gel ou água sanitária para a limpeza pesada
  • Esponjas e escovas próprias para banheiro e cozinha

Esses são alguns produtos que você pode usar em diferentes momentos de limpeza de casa. Para evitar o esfrega esfrega na limpeza pesada, use esponjas e cloro em gel nas regiões que acumulam maior sujeira, como o box do banheiro, por exemplo.

2.  Um aspirador de pó vai deixar sua rotina mais prática

Na correria do dia a dia, o aspirador de pó pode ser seu melhor amigo na hora de fazer aquela limpeza de casa mais rápida.

A sala, por exemplo, é um ambiente com maior trânsito e por isso acaba acumulando mais pó. Talvez, você precise passar o aspirador diariamente, principalmente se você tem animais de estimação.

Além do chão, foque em aspirar as janelas, tapetes e até mesmo o sofá. Você pode usar um pano úmido nos móveis e um pano seco nos eletrodomésticos para deixar tudo limpinho.

O quarto também vai te dar menos dor de cabeça e você, provavelmente, não vai precisar limpá-lo todos os dias. Lembre-se também de trocar as roupas de cama a cada semana.

Sem dúvidas, essas dicas de limpeza vão te auxiliar a manter a casa limpa por mais tempo.

3.  Deixe a cozinha brilhando

Uma excelente dica para ajudar a otimizar o seu tempo na hora da limpeza é deixar a roupa lavando enquanto você lava as vasilhas, limpa a pia e organiza a cozinha. Assim, você consegue organizar dois ambientes com facilidade e ter mais tempo livre para curtir o seu apê.

Já no caso de limpezas mais pesadas, o ideal é aproveitar para retirar potes, enfeites e demais itens dos armários e limpá-los com uma esponja e detergente para remover a gordura.  Utilize também um pano seco para secar a umidade e limpar os aparelhos eletrodomésticos. 

 Para a limpeza de janelas, espelhos e objetos de vidro, procure utilizar um pano umedecido com o produto multiuso de sua preferência para evitar manchas. 

Já para limpar o chão, passe primeiro uma vassoura para retirar os resíduos e depois use um pano com limpador multiuso ou específico para o seu tipo de piso da cozinha. E lembre-se: fique sempre atento ao tipo de produto que você irá aplicar no seu piso, a fim de evitar estragos.

Além das dicas de limpeza acima, separamos mais algumas técnicas, confira:

Nas panelas muito sujas, misture uma xícara de vinagre branco com água e leve para ferver adicionando duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Essa mistura ajuda a desgrudar a sujeita e também a tirar marcas de queimado das panelas.

Por conseguinte, para retirar a gordura do micro-ondas com facilidade, corte um limão ao meio e coloque-o em um copo de água. Coloque o copo para ferver e deixe-o descansar por alguns minutos. Depois, é só retirar a gordura com um pano.

Finalmente, os queimadores de fogão podem ser limpados colocando-os em um saco plástico com 1/4 de amônia. Deixe-os de molho por uma noite e lave-os no dia seguinte com uma esponja.

4.  Dicas de limpeza para o banheiro

Antes de começar a limpeza no ambiente, retire tudo o que pode te atrapalhar, como toalhas, itens de higiene, etc.

Em seguida, use uma escova para acabar com a sujeira dos ralos e do espaço entre os azulejos. Um ótimo aliado para a limpeza de banheiros são os produtos com água sanitária, eles conseguem remover o encardido dos azulejos com muita facilidade. Mas atenção, não se esqueça de usar luvas ao manusear esse tipo de produto. 

Além disso, é provável que você precise deixar o produto agir uns minutos antes. Então, procure não limpar imediatamente.

Para o vaso sanitário, use um desinfetante e escovas próprias na parte interna. Já na parte externa, use uma mistura de água quente e bicarbonato sódio, passando com um pano macio. Por último, finalize com uma pastilha própria para manter a limpeza por mais tempo.

5.  Cuidados com os diferentes tipos de pisos

Em síntese, é certo que ninguém quer danificar o piso de sua casa. Por isso, acompanhe essas dicas de limpeza para diferentes tipos de pisos:

Em primeiro lugar, pisos como porcelanato, cerâmica e laminados podem ser limpos apenas com uma mistura básica de detergente neutro e água. Dessa forma, é importante não utilizar produtos abrasivos que, em pisos como cerâmica, podem causar manchas.

Já para deixar aquele cheirinho especial, teste, em uma pequena parte do piso, a mistura de 3 litros de água, 1/2 xícara de vinagre e óleo essencial de lavanda.

Alguns pisos, como os de madeira, aceitam bem o uso da cera, que ajuda a trazer brilho. Apenas tenha cuidado na escolha da cor do produto. Outro ponto é evitar o uso de água nesse tipo de piso, pois pode estufar o material.  

__________________________________________________

Gostou das nossas dicas de limpeza? Agora, sem dúvidas, você não vai mais passar trabalho, tanto na rotina diária como na limpeza pesada. 

Aproveite também para ficar por dentro das nossas dicas de reforma de apartamento e deixe sua casa do jeitinho que você sempre sonhou.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp