Como comprar um imóvel

Quais as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Conquistar um apartamento pronto para morar,  o sonho de comprar uma casa é algo que uma grande parte dos brasileiros já conseguiu fazer.  De fato, uma pesquisa indica que quase 70% da população nacional já vive em imóveis próprios e já quitou o financiamento

Mesmo assim, antes de assumir o compromisso das parcelas e escolher o imóvel, é fundamental pensar bem antes de comprar um apartamento. Há várias modalidades no mercado e estar informado sobre cada uma. 

Por exemplo, hoje vamos focar nos apartamentos prontos para morar. Quer saber quais são suas vantagens e características? Siga conosco!

Apê pronto para morar: o que isso quer dizer?

No mercado há basicamente dois tipos de opções de imóveis: no primeiro caso, você pode comprar um apartamento na planta, que ainda será construído ou já se encontra em construção. 

No segundo, há apartamentos prontos  para morar que podem ser ocupados imediatamente, assim que você aprovar o financiamento imobiliário. Ou seja, não há nada pendente na construção e o condomínio já deve estar completamente funcionando, inclusive com outros moradores já morando no edifício. 

Vantagens dos apartamentos prontos

Uma coisa é conhecer um imóvel por fotos, perspectivas do edifício em 3D e até mesmo uma renderização (aquelas imagens de simulação de decoração do interior).  Outra coisa é você mesmo colocar os pés no imóvel e experimentar as sensações que ele transmite.

Nos apartamentos prontos para morar, você pode observar os detalhes, a qualidade dos materiais empregados nos revestimentos, o estado das instalações hidráulicas e até mesmo verificar a ventilação, iluminação e ruído ambiente. 

Isso dá uma clara vantagem aos apartamentos prontos em relação aos imóveis na planta. Não há nada melhor do que ver com os próprios olhos o que você pode estar comprando em breve e sentir se o lugar é mesmo aquilo o que você sempre sonhou.

Mudança imediata

Ao optar por um apartamento pronto para morar, você tem a chance de se mudar rapidamente. Algo que nem sempre acontece com imóveis na planta.

Quando você compra um imóvel na planta, existe um cronograma de execução da obra, o que permite que você se planeje. Mas, não é incomum ocorrerem atrasos na entrega, o que pode impactar seu planejamento.

Por outro lado, quando o apartamento já está pronto, assim que toda a documentação é assinada você já está livre para realizar a mudança. E isso pode fazer toda a diferença para quem paga aluguel, por exemplo.

Os gastos comuns já são conhecidos

Quando você compra um apartamento pronto para morar, o prédio já está ocupado ou em vias de ocupação e todos os serviços necessários para o funcionamento do condomínio já estão ativos.

Isso significa que os valores de despesas comuns (como o condomínio) podem ser conferidos por você antes de optar por aquele imóvel. Com apartamentos na planta, os futuros moradores ainda não têm como saber o quanto vão precisar desembolsar todos os meses.

Livrar-se do aluguel é genial, mas pagar as prestações do apartamento em um lugar onde o condomínio é muito caro pode atrapalhar a sua saúde financeira e até inviabilizar a continuidade dos seus pagamentos. 

A vizinhança já pode ser conhecida

Algo muito comum quando alguém está procurando um imóvel para comprar é conversar com os atuais moradores para saber um pouco mais sobre a vizinhança.

Em outras palavras, conhecer os outros moradores e como é a vida em geral naquele condomínio. 

Por exemplo, casais com filhos podem querer estar cercados de famílias como as deles, enquanto pessoas solteiras podem preferir conviver com uma menor quantidade de gente no mesmo condomínio. 

E além de ter informações sobre o prédio em si, falar com quem já mora no lugar pode ajudar a entender o bairro, como é a região, se há ruídos que ocorrem em outros horários, entre outras variáveis que vão afetar a sua vida futuramente.

Infraestrutura completa e funcional

Além da unidade em si, ou seja, ter a oportunidade de conhecer o apartamento pronto, outra vantagem deste tipo de imóvel é poder conhecer os espaços comuns do condomínio.

Principalmente em um ano como 2020, no qual a pandemia fez com que nós tivéssemos que readaptar toda nossa vida para funcionar em nossas próprias casas.

Com isso, entendemos como é importante ter espaços fora do apartamento, mas ainda dentro do condomínio, acessíveis para quando for preciso.

Ou seja, áreas verdes, ambiente de jogos, coworking e/ou espaço suficiente para você poder sair de casa e esfriar a cabeça sem que para isso precise ter que se dirigir a um parque, à praia ou outro lugar aberto. 

Nos apartamentos prontos para morar, você já consegue ter uma boa noção de como é habitar aquele condomínio e quais são suas opções fora do apê em si. Isso é importante principalmente para quem tem filhos, pets ou ambos.

Burocracia e trâmites mais fáceis

Quando um imóvel já se encontra construído, é mais fácil passar por todas as etapas do financiamento imobiliário. 

Se a burocracia é inevitável, nos apartamentos prontos para morar ela é menos trabalhosa. Isso acontece, pois a instituição financeira tem condições de realizar uma análise mais precisa do imóvel na hora de fazer a vistoria e definir o valor real de mercado. 

Se o imóvel estiver com toda a documentação em dia e sem problemas, todo o processo junto ao banco flui melhor. Com o imóvel avaliado e os papéis em ordem, o dinheiro é liberado com mais agilidade.

Com isso, você entra no estágios final para completar todas as etapas do financiamento imobiliário. 

Agora que você já sabe quais as vantagens de comprar um imóvel pronto para morar, que tal saber como comprar seu primeiro apartamento em 2021?

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp