Em nossa publicação de hoje, destacamos algumas possibilidades de como garantir seu novo apartamento com o 13º salário INSS.
Ainda que o ano esteja acabando, sempre há tempo para realizar o sonho do apartamento próprio. E isso se intensifica com a possibilidade de investir o 13º salário INSS para se aproximar ainda mais dessa conquista.
Normalmente, o 13º é concedido aos trabalhadores com carteira assinada sob o regime de contratação CLT. É um benefício garantido por lei e, na maioria das vezes, é pago em duas partes, entre os meses de novembro e dezembro.
Se você já escolheu seu novo apartamento e fez as simulações de financiamento e condições, sabe que uma das etapas mais importantes é garantir um bom valor de entrada. Afinal, quanto maior for a entrada, menor será o valor do financiamento e, consequentemente, menores serão as parcelas que você precisará pagar ao longo dos anos. Isso pode fazer uma grande diferença na sua tranquilidade financeira.
No entanto, juntar uma quantia significativa para a entrada pode ser um desafio. É aí que o 13º salário entra como uma alternativa acessível e muito bem-vinda. Usar esse benefício extra de fim de ano para ajudar na entrada do seu novo apartamento pode aproximar você do sonho da casa própria. Com o 13º salário, você consegue dar um passo importante rumo à realização desse sonho, aliviando um pouco o peso financeiro e acelerando o processo de compra. Então, planeje-se bem e use o de forma estratégica para transformar esse sonho em realidade.
Outro ponto que você precisa considerar são as despesas extras. Além do valor da entrada, é essencial se organizar para cumprir com taxas e impostos que surgem ao longo do processo de compra. Isso inclui os custos com o registro da escritura do imóvel, o Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), vistorias, certidões emitidas pelo cartório e outros serviços que podem aparecer.
Essas despesas, muitas vezes inesperadas, podem pesar no seu orçamento se não forem bem planejadas. Então, o 13º salário se torna um verdadeiro aliado. Usar esse dinheiro extra para cobrir essas despesas pode aliviar bastante o impacto no seu orçamento mensal. Com o 13º salário, você consegue pagar essas taxas e impostos sem comprometer outras áreas financeiras da sua vida.
Além disso, poupar esse valor pode ajudar a contratar uma empresa de mudança ou a cobrir as primeiras parcelas do IPTU, facilitando a sua transição para a sua nova casa e acelerando a sua saída do aluguel. Com o 13º salário, você pode dar um passo importante para garantir que todos os aspectos da compra do seu novo apartamento estejam bem cobertos, tornando o processo mais tranquilo e menos estressante.
Agora, para aqueles que já iniciaram o financiamento, a dica é realizar o adiantamento das parcelas. Isso mesmo! Como o imóvel só será um bem do proprietário após o quitamento de todas as parcelas que constam no financiamento, utilizar o 13º salário inss para adiantar quantas parcelas for possível, é uma maneira de amortizar o saldo devedor.
Especificamente para esse cenário, o valor extra pode ser útil para liquidar parcelas do contrato, ou ainda, reduzir o valor mensal das prestações. Logo, antes de decidir qual das opções é a melhor para o seu financiamento, converse com a instituição financeira responsável pela negociação.
Contudo, a partir de uma simulação será possível avaliar e escolher a opção que garante mais benefícios.
Mesmo com planejamento financeiro, sabemos que imprevistos acontecem e podem impactar no pagamento das parcelas do financiamento imobiliário. Isso porque ao deixar em aberto esse compromisso mensal, outras consequências surgem, como o pagamento de juros e multas.
Portanto, para evitar que transtornos maiores aconteçam, como a retomada do imóvel pela instituição financeira, aproveitar o 13º salário é a escolha ideal. Logo, com o valor extra será possível negociar os débitos em aberto, bem como aproveitar para quitar as prestações atrasadas e sair da inadimplência.
Desse modo, você resolve as pendências, evitando que a dívida aumente, e se livra do risco de perder o recém conquistado apê dos sonhos.
Além das dicas acima, também é possível destinar o 13º salário para quitar dívidas e regularizar o CPF. Isso porque um dos critérios avaliados para a aprovação e liberação de um financiamento, junto às instituições financeiras, é o nome sem restrições.
Portanto, se você tem a intenção de solicitar um financiamento, seja qual for a instituição, saiba que é fundamental estar em dia com as dívidas, bem como com impostos na Receita Federal, evitando a reprovação do financiamento imobiliário.
Como vimos, são inúmeras as possibilidades para você aproveitar e investir o 13º salário INSS na aquisição do imóvel próprio. E para tornar esse sonho real, temos empreendimentos de 2 e 3 quartos disponíveis, sob medida para você. Converse com um de nossos consultores e conquiste o seu!