Morar sozinho

Planejamento para morar sozinha em 6 passos

Compartilhe:
Imagem de destaque

Ter o seu próprio espaço, viver de acordo com as próprias regras e não ter que dar satisfação sobre suas ações para ninguém é o sonho de muitas mulheres. Contudo, é preciso fazer um planejamento para morar sozinha, para que essa experiência não se torne um pesadelo.

Ter uma reserva financeira, saber como gastar apenas com o necessário e descobrir como juntar dinheiro todos os meses são somente algumas boas práticas que você aprender para que possa sustentar a sua casa por conta própria.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de passos para um planejamento financeiro para morar sozinha que você precisa conhecer.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura do post!

1. Desenvolva o hábito de controlar as finanças

O primeiro passo para um planejamento para morar sozinha consiste em colocar a vida financeira em ordem. Isto é, anotar tudo que você gasta para fazer um balanço em relação a quanto ganha.

Há quem ainda prefira as tradicionais planilhas de controle do Excel, porém com a tecnologia evoluída que temos hoje, existem softwares e aplicativos para controle financeiro doméstico que podem ser encontrados gratuitamente na internet.

2. Organize os gastos em diferentes categorias

A partir da planilha ou aplicativo para controle de finanças, você deve separar cada gasto da casa em uma categoria diferente. Dessa forma é fácil administrar seu padrão de consumo e como os gastos geram impactos em seus ganhos.

Faça uma separação em categorias distintas, como:

  • contas de consumo – água, luz, internet, gás, etc;
  • transporte;
  • aluguel;
  • supermercado;
  • lazer.

Lembre-se dos pequenos gastos, pois quando somados no final de mês, podem representar uma quantia significativa de seu orçamento.

3. Corte o que não é essencial

Planejamento para morar sozinha requer responsabilidade e disciplina. Se você pretende não pedir emprestado ao banco, utilizar o cheque especial ou estourar o limite do cartão de crédito, é importante evitar o consumo por impulso.

A dica de ouro aqui é cortar os gastos supérfluos. Ou seja, o que você sabe que não é totalmente necessário para viver. Não estamos falando de abrir mão do lazer ou deixar de jantar em seu restaurante preferido de vez em quando, mas sim de ajustar seu estilo de vida à sua realidade financeira.

Algumas medidas simples que podem fazer diferença:

  • fazer uma lista de compras antes de ir ao mercado;
  • evitar comer em restaurantes caros todas as semanas;
  • fazer substituições de marcas caras por similares (com o mesmo nível de qualidade, mas por um preço menor);
  • reduzir o plano de internet ou de TV a cabo.

4. Fique de olho das promoções 

Faça parte dos clubes de fidelidade das grandes e pequenas marcas, fique atenta aos folhetos de supermercados e mantenha-se por dentro de todas as promoções. Planejamento para morar sozinha envolve aproveitar todas as oportunidades de economia possíveis.

5. Cuidado com as compras impulsivas

Pense bem antes de comprar aquele produto que você está de olho há tempos. Veja se você realmente precisa dele ou se o momento é adequado para essa compra.

Lembre-se, você batalhou bastante para chegar onde chegou. Não deixe que seu planejamento para morar sozinha vá por água abaixo por descuido.

6. Utilize o cartão de crédito só quando for preciso

Para finalizarmos nosso compilado de passos para um planejamento para morar sozinha, vale a pena destacar o papel do cartão de crédito.

Ao mesmo tempo que este pequeno pedaço de plástico pode “salvar sua vida” em momentos de extrema necessidade, também pode ser o responsável por te colocar em um mar de dívidas.

Sendo assim, só utilize quando realmente for necessário. Dê preferência para pagar tudo à vista, pois além de obter descontos, você se livra da dívida no ato da compra.

Planejamento feito? Então é hora de saber como é morar sozinha de fato!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp