Morar sozinho

5 vantagens de morar sozinho em um apê só seu!

Compartilhe:
Imagem de destaque

A ideia de viver sem a companhia de um familiar, amigo ou qualquer pessoa, pode parecer um tanto solitária. Mas quem adora privacidade, paz, fazer o que quiser e a hora que quiser, pode ver a situação de outra forma e curtir todas as vantagens de morar sozinho.

Ter a casa inteira só para você, comer o que der vontade, lavar somente a própria louça, ouvir música no banho e tudo mais que sua criatividade permitir, são apenas alguns dos benefícios desse estilo de vida.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para você que está considerando comprar ou alugar um imóvel para morar só. Acompanhe a leitura para conferir as 5 vantagens de morar sozinho!

1. Sua casa, suas regras

Se você conquistou o sonho de morar sozinho, sentirá um dos maiores prazeres que a vida pode oferecer: criar suas próprias regras. Você é quem decidirá a hora de dormir, acordar, cozinhar, limpar a casa e organizar as coisas.

Não importa se você prefere o café forte ou fraco, a comida mais salgada ou apimentada, o fato é que ninguém questionará suas preferências. Afinal, você é responsável por todas as contas e por tudo que compra e isso te dá todo o direito de tomar as decisões que quiser.

Tem gente que prefere que os sapatos fiquem na porta, por exemplo, para manter a parte de dentro limpa por mais tempo. Tem quem goste de ambientes mais iluminados, outros, mais escuros. Tem quem curta ventilação e outros nem tanto.

Sua casa vai ficar exatamente como você quiser, inclusive a decoração.

2. Privacidade é a palavra-chave

Uma das maiores vantagens de morar sozinho, sem dúvida, é que você conhecerá a verdadeira definição da palavra privacidade.

Poderá andar pela casa como quiser e se esquecerá da última vez que a porta do banheiro foi fechada. Pode parecer pouco, mas essa é apenas uma das pequenas liberdades que você poderá usufruir todos os dias.

Morando com seus pais, pense em quantas vezes você não pôde fazer algo que queria para não incomodar, invadir o espaço ou por respeito. O mesmo acontece quando dividimos a casa com grupos que não sejam de nossa família. 

E se tem algo legal na privacidade, é que ela pode ser compartilhada. Só que agora, já que você vai morar sozinho, terá o privilégio de escolher quem são as pessoas que vão compartilhar desses momentos privados, sem interferências de outros grupos. 

Ao morar sozinho, todos os espaços da casa são exclusivamente seus. Essa é uma experiência que contribui com seu autoconhecimento. Você acabará descobrindo muitas coisas sobre sua própria personalidade que sequer sabia que existiam.

3. Barulho à vontade

Você gosta de assaltar a geladeira de madrugada, mas precisa andar nas pontas dos pés para não acordar a casa inteira? Pois bem, uma das vantagens de morar sozinho é que isso nunca mais será uma preocupação.

Gosta de deixar o volume da televisão bem alto ou ouvir sua playlist preferida o dia inteiro? Poderá aproveitar tudo isso o quanto quiser. Lembrando sempre de respeitar os vizinhos, é claro.

E se o silêncio for a opção, ele não depende de mais ninguém, apenas de você. Há momentos do dia em que a gente precisa se desligar de tudo e relaxar por alguns minutos.

4. Você não precisa de muita louça

Sejamos sinceros: ninguém gosta de lavar louça e essa é uma das tarefas mais chatas que somos obrigados a fazer em algum momento quando vivemos com outras pessoas.

Ao morar só, além de ter menos louça guardada nos armários, você lava somente aquilo que usou. Sem precisar se preocupar com a louça de toda a família.

E se você é dos que nem sempre lava todos os pratos assim que termina a refeição, ainda fica mais fácil dar aquela relaxada e deixar toda essa pilha de louça para lavar um pouco mais tarde. Ninguém vai estar ali para recriminar se você preferir ir direto para a cama tirar um cochilo!

5. Amadurecimento natural

Se você não tem o hábito de lavar, passar e guardar as próprias roupas, fazer a própria comida e limpar a casa, pode ser que no começo desta empreitada sofra um certo choque de realidade. 

No entanto, uma das maiores vantagens de morar sozinho é justamente o amadurecimento que as experiências trazem com o tempo.

Tem aprendizados que acontecem somente quando nos tornamos independentes. Exemplo disso é o compromisso do financiamento imobiliário, a limpeza da casa e as compras do mês.

Afinal, mesmo que você não tenha a obrigação de manter a casa brilhando e extremamente organizada o tempo inteiro, ninguém gosta de viver em um lugar sujo e cheio de coisas jogadas por todos os lados.

Também há conclusões e decisões em nossas vidas que dependem de uma certa dose de distanciamento de outras pessoas. Termos tempo para processar aquelas ideias antigas, resolver alguma pendência que se arrastou com o tempo, sem que continuamente nossa atenção seja dividida com terceiros. 

Morar sozinho é um aprendizado no qual você descobre que a ausência de pessoas pode ser valiosa para seu caráter e formação como ser humano. Você dará mais valor a atos simples do cotidiano, como fechar as janelas ou tirar as roupas do varal quando achar que vai chover.

Basicamente, morar sozinho é descobrir do que você está feito. O que é capaz de suportar, o que é capaz de superar e como consegue ser você mesmo na vida que escolheu para si. 

Como você pôde conferir, existem tantas vantagens de morar sozinho que não caberia nesta lista. No começo, pode ser desafiador, mas não tenha dúvidas de que será uma das experiências mais incríveis de sua vida.

Para que ela seja totalmente positiva, lembre-se de fazer um planejamento. Saber exatamente o que você vai precisar para aproveitar todas as vantagens de morar sozinho é fundamental para que você se organize e tenha tudo à mão no seu apartamento novo.

E por falar em apartamento novo, você já conferiu os lançamentos da Emccamp? Certamente temos o apartamento ideal para você!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp