Seu quarto virou seu home office? Então, não se sinta só. Muitas pessoas também estão tentando fazer essa combinação para seguir desenvolvendo um bom trabalho sem serem seduzidos pela comodidade da cama logo ao lado.
Pensando nisso, selecionamos 4 dicas para você ter um quarto com home office e ainda manter a produtividade em alta. Confira!
A primeira atitude a se tomar quando o quarto se transforma também no seu escritório é providenciar uma mesa para o trabalho. Afinal, sentar na cama para trabalhar não é nada confortável e ainda pode se tornar uma arma mortal para sua produtividade.
Essa mesa não precisa ser grande. Ela deve comportar o essencial para o seu trabalho, como o notebook ou o desktop. Se colocada ao lado da cama, você pode usar a cama como apoio para outros materiais menos essenciais.
Ambientes com pouca luminosidade são ideais para o descanso, portanto, totalmente desaconselhados para quem deseja manter a produtividade em alta. Diante disso, disponha sua mesa de trabalho próximo à janela.
A luz solar estimula a nossa glândula pineal, responsável pela produção de melatonina, um hormônio que regula as funções do sono. Além disso, o sol estimula a produção de vitamina D no organismo, essencial para manter a saúde e a disposição em dia.
Ter um escritório no quarto exige uma boa dose de autocontrole, pois o conforto da cama é muito atraente.
Se, ao levantar o olhar do computador você ficar visualizando a cena aconchegante e acolhedora que a sua cama representa, quando bater aquela preguiça, você pulará para ela (risos).
Nossa dica para evitar a tentação é deixar a sua mesa de trabalho disposta de modo que você fique de costas para a cama. Ter a escrivaninha embaixo da janela é uma boa opção, já que você aproveita a luz solar, que traz mais disposição, e evita perder a concentração olhando para o quarto como um todo.
Fazer home office tem inúmeras vantagens. Mas é preciso estar atento aos horários de trabalho.
Como o quarto costuma ser um local mais silencioso do que o restante da casa, é natural que você se concentre mais no trabalho. Porém, corre o risco de seguir noite adentro trabalhando em algo que retenha sua atenção. Com isso, seu sono fica prejudicado e no dia seguinte sua produtividade cai.
Portanto, defina um horário para trabalhar e crie uma rotina em cima desse horário. Por exemplo:
7h: levantar, tomar banho e preparar o café
7h40: ler as notícias da manhã, dar comida para o pet e arrumar a cama
8h: começar a trabalhar
12h: pausa no trabalho para fazer o almoço
14h: volta ao trabalho
16h: pausa para fazer um café e descansar a mente
16h15: volta ao trabalho
18h: encerrar o trabalho
Quando encerrar o trabalho, tente esquecer completamente o que estava fazendo. Procure realizar uma atividade física, assistir a um programa de TV ou fazer o jantar.
Ter essa “quebra” na atividade profissional condiciona seu cérebro para que ele entenda que já é hora de não pensar mais no trabalho e começar a se preparar para o descanso.
Agora que você já sabe como não perder a produtividade em um quarto com home office, que tal pensar no design desse espaço? Confira o post Decoração de home office: 5 ideias incríveis!