Para o seu lar

Truques para organizar a cozinha de apartamento pequeno

Compartilhe:
Imagem de destaque

Quem lembra daquelas cozinhas de antigamente? Enormes e com muito espaço para tudo, chegavam a ter suas próprias mesas, nas quais se sentava toda a família. truques para organizar a cozinha

O fato é que atualmente as famílias estão menores, os apartamentos foram pelo mesmo caminho.

Aliás, se a gente pensar nas cozinhas de antigamente em comparação com as de hoje, também é fato que temos muito menos coisas e até mesmo os eletrodomésticos estão mais compactos. Neste sentido, um ambiente menor não é um impedimento para que você tenha um espaço funcional.

A questão é saber como pensar seu ambiente e aprender a ter uma cozinha de apartamento pequeno organizada de forma a atender totalmente às suas necessidades e dar o menor trabalho possível. As orientações, aqui, são praticidade e planejamento. 

Mas, como fazer com que sua cozinha seja um lugar que dê gosto de usar? Hoje, vamos dar dicas que qualquer pessoa pode aplicar em seus apartamentos pequenos para experimentar uma rotina culinária prazerosa e ainda ter um ambiente com uma decoração com a sua cara

Quer saber como? Siga conosco!

Crie espaço: crie superfícies

A primeira coisa que você precisa começar a criar em sua cozinha se ela for pequena são superfícies. Isso é o que vai multiplicar a área que você tem disponível para guardar tudo. 

Neste sentido, entenda como superfície todo lugar onde você pode colocar alguma coisa: pratos, temperos, cafeteira, frascos, micro-ondas, etc. E entre as opções mais comuns para isso, podemos usar armários fechados, prateleiras ou uma combinação de ambos. 

Até aí, tudo bem? Agora, vejamos como isso pode funcionar na prática.

Armários, paredes e prateleiras

Em móveis fechados, você pode guardar tudo que não seja de acesso frequente ou precise estar mais protegido. Por exemplo, podemos guardar as louças, para que não estejam em contato com o ar, a poeira ou mesmo vapores da cocção.

Também é um bom lugar para guardar todos os seus eletrodomésticos. Assim, você evita ocupar a bancada o tempo todo com liquidificador, batedeira, air-fryer, pipoqueira, cafeteira, entre outros. Melhor deixar tudo guardado e sem risco de estar exposto à água, e você ainda evita acidentes. 

Na hora de guardar as panelas, há duas formas bem práticas de aproveitar o espaço de uma cozinha de apartamento pequeno. 

  • Você pode pendurar as frigideiras e panelas mais rasas na parede, com ganchinhos. Fica lindo e não ocupa espaço. 
  • Já as panelas maiores ficam melhor organizadas quando guardadas umas dentro das outras. Agora, o que fazer com as tampas? Não se preocupe, há suportes verticais que podem ser instalados por trás das portas dos armários onde entram todas as tampas que você tiver.  

Inclusive, verticalizar tudo o que puder é uma das formas de aproveitar melhor o espaço da cozinha do seu apartamento. 

Sabe quando sugerimos pendurar as frigideiras? Você pode fazer o mesmo com outros utensílios de cozinha que possam ser colocados na parede: conchas, espátulas, medidores, etc. Também existem placas magnéticas onde você pode deixar todas as facas à vista, ao alcance e com segurança. 

Nas prateleiras, podem ir todos os objetos de pequeno porte que sejam de uso mais frequente. O ideal é que elas sejam mais rasas, assim você não corre o risco de acumular muita coisa e até mesmo sobrecarregar a estrutura. 

Menos embalagens, mais organização

Uma boa ideia para deixar qualquer cozinha de apartamento pequeno mais organizada é não guardar tudo o que você compra nas embalagens que vêm do supermercado. Cada uma tem um tamanho diferente, nem sempre dá pra ver o produto e o ato de ficar abrindo e deixar mal fechado ainda compromete o produto.

Por isso, uma boa ideia é investir em potes para guardar alimentos. Você pode reaproveitar os frascos de outras coisas que comprou para guardar grãos, por exemplo. Fica tudo visível mais fácil de saber quando está acabando e você ainda acaba tendo mais ideias para variar o cardápio.

Se você é do tipo que gosta muito de cozinhar e tem vários temperos, pode colocar todos eles em um só lugar, como nas prateleiras mais rasinhas que comentamos. Imagina a paleta de cores que todos os seus condimentos vão criar? Alegram o ambiente e fica tudo super prático. 

Se você preferir manter os alimentos em suas embalagens originais, uma boa ideia é guardá-las em organizadores. Essa dica é especialmente útil se você tem prateleiras e armários altos, já que dá para puxar tudo de uma vez e sem o risco de que alguma coisa caia junto. 

Na hora de cozinhar

Não é nada difícil ocupar toda a bancada na hora em que se está cozinhando. Tábuas, panelas, ingredientes e outros objetos rapidamente parecem por todos os lados. Por isso mesmo, o ideal é que essa parte da cozinha do seu apartamento não tenha nada permanente. 

Por exemplo, os secadores de pratos costumam ocupar muito espaço em bancadas, principalmente se eles tiverem um só nível. Neste caso, prefira secadores de “dois andares” ou mesmo as opções que permitam ser instaladas nas paredes. 

Outro elemento muito usado na hora em que você estiver cozinhando são as lixeiras. E como também é comum a gente separar os materiais recicláveis, acabamos usando mais de um recipiente. Aqui, o ideal é ter todos eles debaixo da bancada, com portas retráteis que fecham sozinhas.

Você mesmo pode pensar tudo isso sozinho e ir encontrando soluções por sua conta. Mas também é uma ótima opção conversar com arquitetos especializados em organizar ambientes de apartamentos pequenos e investir em móveis planejados que considerem todas as suas necessidades.

Se  pensarmos bem, será que faz falta ter aquela cozinha de antes? Imagine a quantidade de espaço a manter sempre limpo? Ambientes menores são mais práticos e rápidos de deixar organizados, você tem tudo à mão e custam menos na hora de comprar os móveis. 

Também fique atento às plantas dos apartamentos na hora de escolher o seu. Um bom projeto arquitetônico faz toda a diferença, principalmente quando integra ambientes e permite que os espaços se comuniquem de forma mais fluída. Aliás, quer ver bons exemplos disso? Confira nossas soluções!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp