Organizar a festa de Natal da família é uma grande responsabilidade. Todos os olhares ficam voltados para a sua decoração e também para a ceia. Ainda mais quando seu apartamento é novo e todos estão curiosos para conhecer.
Deu aquele frio na barriga? Não se preocupe! Selecionamos dicas simples e práticas que vão te ajudar a organizar a festa de Natal deste ano. Confira!
Como o tipo de festa está diretamente ligado à quantidade de convidados que você vai ter, é bom pensar com antecedência quem passará o Natal na sua casa. Ainda mais se este é o primeiro Natal que você vai celebrar no apê.
É bom refletir sobre quem são as pessoas que você está planejando chamar. Uma estratégia usada por muitas pessoas é passar o Natal com a família e o Ano Novo com os amigos, assim ninguém fica de fora das comemorações no seu apartamento novo.
Faça uma lista dos seus convidados considerando as crianças e possíveis convites de última hora, como aquele seu primo que resolveu levar a namorada.
Lembre-se que crianças pequenas e idosos nem sempre aguentam esperar até meia-noite para a ceia e a abertura dos presentes. Portanto, se você está convidando seus avós e crianças pequenas, tenha o cuidado de adiantar a ceia.
Agora que você já sabe quem serão os convidados, é hora de definir o tipo de festa que você vai organizar. Será um jantar, com todos em volta da mesa, ou um coquetel? Será que um buffet seria melhor?
O estilo da festa de Natal deve estar de acordo com o espaço do seu apartamento novo e a quantidade de convidados.
Se forem muitas pessoas e não tiver lugares suficientes para sentar, o ideal é um buffet, em que as pessoas se servem e se espalham pelo apartamento. Neste caso, é fundamental pensar em um cardápio simples, que possibilite que os convidados comam em pé.
Na festa de Natal estilo coquetel, você pode convidar mais pessoas, já que a refeição será composta de aperitivos e bebidas. Ter uma pessoa servindo os convidados garante que ninguém vai ficar sem provar os quitutes que você preparar.
O jantar, por sua vez, é mais tradicional e íntimo. Ele é ideal para quem vai passar o Natal com poucas pessoas, como o núcleo familiar mais próximo.
Definido o tipo da festa de Natal, o passo seguinte é pensar e planejar, quanto a decoração fique tranquilo já separamos dicas valiosas que irão te ajudar. Agora vamos a um dos itens mais importantes da noite, o cardápio.
Alguns itens costumam entrar em falta nesta época, como chocotones e peru, por exemplo. Então, o melhor é pensar nisso com antecipação e garantir que a sua seleção de delícias vai estar presente no dia da festa.
Verifique, na sua lista de convidados, se há alguém com restrição alimentar ou que seja vegetariano. Também é preciso ter um cuidado adicional com as bebidas, tendo com e sem álcool e para todos os gostos.
Antecipe as compras dos ingredientes, para que não acabe faltando nada na última hora. Se for encomendar uma sobremesa, faça-o o quanto antes, pois as confeitarias costumam ter muitos pedidos no final de ano.
Ao definir o cardápio, tenha cuidado, ainda, ao oferecer alimentos que possam causar reações alérgicas, como camarão e amendoim. Em locais muito quentes, alimentos como a maionese podem estragar facilmente. Portanto, fique atenta a isso!
Para que tudo saia perfeito, é necessário ter uma ideia da programação do dia. A que horas os convidados vão chegar? E a ceia, será servida em que horário?
Procure manter os convidados entretidos do momento da chegada até a ceia e da ceia até a abertura dos presentes.
Festas de Natal costuma deixar as crianças ansiosas pela chegada do Papai Noel, o que é um ótimo motivo para criar algumas brincadeiras. Veja alguns exemplos:
Um dos jogos mais tradicionais e divertidos do Natal é o amigo secreto ou amigo oculto. Nele, podem brincar crianças e adultos em conjunto, o que torna o momento bastante divertido.
O amigo secreto consiste em que cada convidado da sua festa selecione outro, sem saber quem está escolhendo, e compre um presente para essa pessoa. No dia da festa de Natal, as pessoas têm que adivinhar quem são seus amigos ocultos através de charadas ou mímicas, por exemplo.
Se a sua festa de Natal está cheia de crianças, essa brincadeira vai fazer muito sucesso. Mas os adultos também vão se divertir! Você cria uma rena de papel, cartolina, garrafa pet ou qualquer outro material e o desafio é que as pessoas coloquem o nariz na rena, no local certo, estando vendadas.
Outra distração para tornar sua festa de Natal mais divertida é o acerte o sino. Você dispõe alguns copos de plástico sobre uma mesa e as pessoas têm que jogar um sininho dentro de cada copo. Vale a pena pensar em alguns brindes para quem tiver uma boa mira e acertar todos!
Com o apartamento novo e várias coisas para pensar e planejar, pode ser que você queira alguma ajuda. Nesse sentido, quem pode assumir essa empreitada com você?
Conte com os amigos ou algum parente, com sua mãe para que nenhum detalhe seja deixado de lado.
Inclusive, você pode delegar tarefas a todos os convidados, para que eles comecem a se envolver com a festa de Natal desde o princípio. Assim, a motivação para estar presente no dia da festa e a curiosidade para saber como tudo vai ficar mantêm todos engajados.
Gostou dessas dicas para organizar sua festa de Natal? Aproveite e confira também o post Decoração de Natal: 12 dicas incríveis para estrear o apê novo!