Para o seu lar

Como combater a dengue no seu apartamento

Compartilhe:
Imagem de destaque

Neste guia, apresentaremos algumas dicas para combater a dengue no seu apartamento e condomínio. Desde a manutenção adequada das plantas até a gestão responsável do lixo, cada detalhe importa. Vale ressaltar que, embora o período de novembro a maio seja o mais crítico para a transmissão da doença, a prevenção deve ser uma prática constante ao longo do ano.

A seguir, confira algumas ações simples, mas eficazes, que podem contribuir significativamente para a prevenção da dengue no seu apartamento e em todo o seu condomínio:

  1. Cuide das suas plantas

As plantas são ótimas para decorar e trazer vida ao ambiente, mas também podem ser um perigo se não forem bem cuidadas. Evite deixar pratos, vasos ou outros recipientes que possam acumular água nas sacadas ou janelas. Coloque areia nos pratinhos das plantas ou fure o fundo dos vasos para que a água escorra.

  1. Higienize os potes do seu pet

Os itens relacionados aos bichinhos de estimação também precisam de atenção na hora de prevenir a dengue. Troque a água dos potes de ração diariamente e lave-os com sabão. Assim, você evita que os mosquitos depositem seus ovos nesses locais.

  1. Descarte o lixo corretamente

O lixo é um dos principais focos de proliferação do mosquito-da-dengue, podendo conter objetos que acumulam água, como garrafas, latas, copos, embalagens, etc. Por isso, é importante que você descarte o lixo de forma adequada, fechando bem os sacos plásticos e as lixeiras. Não deixe o lixo exposto na varanda ou na área de serviço do seu apartamento.

  1. Dê um check-up antes de viajar

Antes de embarcar naquela viagem tão esperada, verifique se não há nenhum ponto de acúmulo de água no seu apartamento. Feche bem as torneiras, vede os ralos, verifique se não há poças de água embaixo da máquina de lavar, geladeira, etc. Assim, você evita que o seu apartamento se torne um criadouro do mosquito enquanto você está fora. Lembre-se de deixá-lo limpinho até sua chegada. Veja algumas dicas de limpeza do seu apê aqui! 

  1. De olho pelo condomínio

Além de combater a dengue no seu apartamento, é importante que você fique atento ao que acontece no seu condomínio. Se você perceber algum local que possa acumular água, como caixas d’água, calhas, piscinas, lajes, etc., avise imediatamente ao síndico ou ao zelador para que eles tomem as providências necessárias. A colaboração de todos é fundamental para combater a dengue.

  1. Repelente: o básico que funciona

Por último, mas não menos importante, tenha sempre o repelente pessoal em mãos. O repelente ajuda a proteger a sua pele das picadas do mosquito-da-dengue e de outras doenças que ele pode transmitir, como Zika e Chikungunya. Segundo a ANVISA, os repelentes mais indicados são os que contém DEET, Icaridina 25% e/ou IR3535 em sua composição. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e reaplique-o conforme as instruções do fabricante.

Em caso de contaminação pela doença, fique atento aos sintomas!

Lembre-se de que a prevenção é fundamental para evitar a proliferação do mosquito e proteger a saúde de todos. Mantenha-se vigilante e siga essas orientações para combater a dengue no seu apartamento! 💚🏠🪴

Quer acompanhar mais conteúdos como esse? Siga a Emccamp no Instagram!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp