Para o seu lar

6 dicas para reformar a casa com pouco dinheiro

Compartilhe:
Imagem de destaque

Reformar a casa com pouco dinheiro é o sonho de qualquer pessoa. Afinal, ter um ambiente aconchegante e funcional gastando pouco é a certeza de que você terá orçamento para outras coisas, como a decoração, por exemplo.

Sendo assim, fique atento às nossas dicas. Vamos te ajudar a reformar a sua casa com pouco dinheiro!

1. Utilize o mesmo revestimento para diferentes cômodos

Um ótima forma para fazer um upgrade na aparência da casa economizando dinheiro é comprar mais quantidade de um mesmo material de uma só vez. Em outras palavras, é muito mais barato comprar uma lata de tinta de 18 litros do que diversas latas pequenas de 3,6 litros com cores diferentes para cada ambiente.

Além disso, cores neutras e mais claras, isto é, com uma composição com menor concentração do pigmento vermelho, tendem a custar menos, além de terem mais durabilidade.

Sendo assim, escolha revestimentos que podem ser replicados em diferentes cômodos da casa. A ideia também se aplica aos pisos.

Leia também: Cromoterapia em ambientes: como manter a energia da sua casa equilibrada?

Apartamentos de pequeno porte, por exemplo, ficam com uma aparência mais ampla e sofisticada quando têm uma mesma cobertura no chão em todos os ambientes.

É claro que essa regra não se aplica a áreas como o banheiro, a sacada e a lavanderia, já que são locais que exigem um nível de proteção diferente, como impermeabilidade. Contudo, também é possível reduzir custos com os materiais utilizados.

2. Use as imperfeições como elementos visuais

Uma das dicas mais versáteis sobre como reformar a casa com pouco dinheiro é aproveitar uma tendência de design sofisticada e moderna que está se tornando cada vez mais comum, principalmente em apartamentos e estabelecimentos de alto padrão.

Ambientes com pisos sem revestimento — somente no contrapiso — ausência de forro em alguns pontos específicos, pilares e vigas expostas, canos de fiações e outros aspectos considerados como “imperfeições” da residência podem ser usados em benefício da identidade visual.

A ideia é transformá-los em parte da decoração da casa. Estamos nos referindo ao estilo de decoração “industrial” ou “urbano chique”. A economia está justamente em não gastar tanto com materiais e mão-de-obra para “consertar” esses pontos.

Porém, nesse caso, há uma grande diferença entre estilo e desleixo. Portanto, procure por referências sobre “wabi sabi”, um estilo muito defendido por designers de interiores e arquitetos, e você verá que com apenas alguns toques de iluminação e posicionamento é possível transformar sua casa em um ambiente elegante e estiloso.

3. Reforme móveis antigos

Você deve estar se perguntando sobre como reformar a casa com pouco dinheiro se for necessário trocar toda a mobília, correto?

Pois bem, a grande sacada está justamente em não adquirir móveis novos, mas sim em reformar os que você já tem.

Aplicação de pátina em móveis de madeira causam um impacto forte, rústico e ainda sim moderno. Qualquer peça pode ser personalizada sem exigir muito investimento se você tiver paciência e criatividade.

4. Contrate mão-de-obra especializada

Em uma lista de dicas sobre como reformar a casa com pouco dinheiro, falar sobre investir em mão-de-obra especializada, que é um dos pontos mais caros em uma forma, pode parecer controverso, mas a questão é que a máxima “o barato sai caro” é verdadeira.

Quando se trata de contratar mão-de-obra, há uma boa razão para existir grandes diferenças de preço para os mesmo serviços, sendo a experiência a principal.

Economizar nesse momento, fará com que você acabe tendo que investir muito mais no futuro para consertar os problemas que surgirão com o decorrer do tempo.

5. Opte por papel de parede

Se você quer saber como reformar a casa com pouco dinheiro e ainda não se convenceu com a primeira dica, uma ideia interessante é substituir a compra de tinta por papéis de parede como alternativa para revestir os cômodos.

Além de ser mais rápido, prático e barato, é um opção que pode até mesmo dispensar a necessidade de contratar mão-de-obra especializada, já que o processo de aplicação é simples e intuitivo.

6. Aplique pastilhas no banheiro e na cozinha

Uma ótima forma de decorar a casa com pouco dinheiro e obter ótimos resultados é investir na aplicação de pastilhas no banheiro e na cozinha. Não tenha dúvida de que esses cômodos ganharão muito mais autenticidade e sofisticação.

Como você pôde contemplar neste conteúdo sobre como reformar uma casa com pouco dinheiro, não é preciso investir muito para valorizar o ambiente em que sua família vive e, ainda, agregar valor estético na identidade visual. Basta ter criatividade e fazer as escolhas certas.

E já que estamos falando de deixar a sua casa mais aconchegante e bonita, que tal conferir como a cromoterapia pode ajudar?

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp