Educação Financeira

5 passos para economizar dinheiro

Compartilhe:
Imagem de destaque

Se você chegou até este artigo procurando por dicas para economizar dinheiro para comprar a casa própria, deve saber que esse é um dos maiores sonhos das famílias brasileiras. 

Inclusive, mesmo em tempos de crise e pandemia, o interesse por comprar um imóvel segue vivo na mente de muitas pessoas. Uma pesquisa indicou que até mesmo no começo do isolamento, as vendas apresentaram crescimento por três meses consecutivos. 

Outro estudo, da MindMiners, mostra que 52% dos brasileiros consideram que adquirir um imóvel é a maior prioridade de suas vidas. 

E que boa parte também sabe que não tem condições de pagar à vista, já que 60% dos entrevistados afirma que só pode comprar uma casa se conseguir um bom financiamento. 

E talvez as informações mais interessantes para nós, pelo menos para os fins de nosso artigo de hoje, são dois dados em particular, que dizem que:

  • 59% dos participantes da segunda pesquisa disseram que incluem o planejamento financeiro como um hábito frequente em suas vidas; e
  • 39% economiza mensalmente com o objetivo de adquirir um imóvel.

Você faz parte desta porcentagem que além de querer comprar um imóvel, também modifica seus hábitos para conseguir atingir esse objetivo?

Então fique atento a este artigo! Trouxemos 5 dicas práticas de como economizar dinheiro que você pode aplicar em sua vida pessoal para alcançar a meta do primeiro imóvel. Acompanhe a leitura para conferir!

1. Planeje-se

Entre as dicas para economizar dinheiro, podemos começar pela base de qualquer projeto e que inclusive figura nas informações que citamos na introdução deste artigo: planejamento.

Comprar uma casa é uma das maiores decisões que alguém pode tomar na vida. E por se tratar de um bem que pode levar até décadas para ser quitado, é muito importante pensar em cada passo a ser dado.

Avalie a sua situação financeira para saber quanto pode poupar por mês sem que precise passar por situações incômodas. Uma ideia interessante é aderir ao uso de uma planilha para anotar cada receita e despesa mensal.

Com base nos valores levantados, você poderá fazer projeções a respeito dos próximos meses. Esses dados serão seu fluxo de caixa — um termo utilizado no meio empresarial, mas que também se aplica à vida pessoal — e servirão como base para determinar em quanto tempo você terá dinheiro o suficiente para dar entrada em um imóvel.

O planejamento será seu guia para os próximos anos. Tudo o que vamos ver ainda no artigo de hoje precisa ser considerado no controle que você vai ter sobre seu dinheiro daqui em diante. 

Em outro artigo, explicamos como você pode começar a pensar seu planejamento financeiro com o objetivo de comprar um imóvel. De estabelecer prioridades à importância de ter uma reserva financeira, o conteúdo vai dar dicas valiosas para você.

2. Corte gastos desnecessários

Se você quer saber como economizar dinheiro no dia a dia, é preciso entender que grande parte das despesas familiares estão relacionadas a coisas supérfluas. Isto é, podem ser eliminadas que não farão falta ou afetarão a qualidade de vida de sua família.

Não estamos falando sobre cortar o lazer, mas sim de se planejar melhor em relação ao destino da renda mensal. Tudo pode ser ajustado de modo que caiba no orçamento, desde que as prioridades sejam colocadas na mesa.

Algumas dicas para economizar dinheiro fazendo cortes e reduções que podemos citar, são:

  • pedidos de comida por aplicativo;
  • jantares fora de casa;
  • pacote de TV a cabo — reduza para uma versão mais simples;
  • baladas no final de semana;
  • trocas de celular — muitas pessoas trocam de dispositivo regularmente.

Uma excelente forma de cortar gastos desnecessários é acompanhar todo o dinheiro que você gasta e com o quê. Para isso, nada melhor do que aproveitar a tecnologia e deixar todo esse controle mais fácil. Aplicativos como o Minhas Economias são gratuitos, simples e vão mudar a forma como você lida com seus recursos. 

3. Cuidado com os gastos fixos

Uma de nossas dicas para economizar dinheiro é prestar mais atenção aos gastos fixos — aqueles que ocorrem todos os meses — já que eles comprometem uma parcela considerável do orçamento familiar.

Água, luz e internet são aspectos cruciais para sobreviver e isso é indiscutível. Contudo, sempre há como reduzir o consumo. Por exemplo, o plano de internet contratado deve necessariamente ser o mais caro? Já notou se as luzes dos cômodos da casa ficam acesas mesmo quando não tem ninguém?

Além de gastos fixos relacionados à moradia, outras faturas que chegam mês a mês também podem representar um montante importante no seu orçamento. Mesmo que sejam todas de valores reduzidos (Spotify, Netflix, Amazon etc), quando você soma tudo e pensa em quanto paga anualmente, vai ver que tem um bom dinheiro sendo gasto.

Ao assumir um compromisso tão importante quanto a compra de um imóvel, é preciso entender que cada centavo poupado faz diferença e representa um passo em direção ao seu objetivo.

4. Poupe dinheiro

Como fazer para economizar dinheiro sem poupar, não é verdade? O fato é que realizar o sonho da casa própria é uma meta que exigirá muitos sacrifícios.

Lembra dos 39% dos entrevistados que todos os meses poupa para comprar uma casa própria, que comentamos no começo do artigo? Daqui para frente, você vai ter que entrar para esse grupo se quiser realizar seu sonho. 

Adaptar o orçamento é o melhor caminho para pagar as prestações sem passar aperto, e é essa é uma das melhores dicas para economizar dinheiro.

Se você tem parte da renda familiar em algum investimento ou na poupança, já deve ter se acostumado a guardar dinheiro, então essa não será uma tarefa tão difícil.

Mas, como você está fazendo isso? Com disciplina e dedicação mensais? O ideal é definir uma porcentagem mensal que você vai reservar do seu salário e colocar na poupança do apartamento novo.

Mantendo um valor fixo, você consegue ter uma projeção futura concreta de quanto pode economizar e em quanto tempo consegue juntar um valor determinado. 

Mas se você tem o perfil de gastar quase todo o salário assim que o recebe, precisará colocar suas prioridades em perspectiva, caso queira atingir sua meta.

5. Defina metas

O último item da nossa lista de dicas para economizar dinheiro consiste em definir parâmetros para que você e sua família se guiem. Estamos falando sobre estabelecer metas financeiras.

Digamos que para dar entrada no imóvel, dentro dos próximos dois anos, será necessário economizar R$ 500 por mês. Tenha esse valor estipulado como uma meta financeira, pois assim será mais fácil saber o que cortar ou reduzir sem que a qualidade de vida da família seja prejudicada.

As metas também podem considerar a redução de gastos do seu orçamento. Por exemplo, você pode decidir diminuir em 25% seus gastos com viagens (viaje mais perto, ou menos vezes) ou mesmo reduzir os gastos com deslocamentos (andando mais de bicicleta ou aproveitando a economia compartilhada).

Como você pôde conferir neste conteúdo sobre as principais dicas para economizar dinheiro, tudo é uma questão de saber adaptar o estilo de vida de sua família à renda mensal disponível. 

Para tanto, um planejamento financeiro familiar é o ideal. E já que você está interessado em conteúdos que lhe ajudem a administrar sua vida financeira, vai se interessar por outro de nossos artigos: como comprar um apartamento ganhando pouco. Confira!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp