Educação Financeira

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel

Compartilhe:
Imagem de destaque

Quando o sonho de ter a casa própria surge na vida de uma pessoa, uma das primeiras perguntas que acompanham esse objetivo é: como juntar dinheiro para comprar um imóvel?

Especialmente nas capitais, onde o custo de vida é maior, o planejamento financeiro se torna indispensável para a realização desse sonho. Então, se você chegou no momento de começar a pensar em morar sozinho ou ter um lar com mais espaço para a família, este post é para você.

Selecionamos dicas simples que vão te ajudar a comprar seu próximo apartamento. Confira!

Conheça sua vida financeira

Quando o assunto é estabelecer um planejamento, o primeiro passo é organizar a vida financeira de maneira minuciosa. Ou seja, você deve separar um tempo para avaliar todas as suas entradas de receita e gastos mensais.

Organize os custos fixos e variáveis, como aluguel, despesa com alimentação, lazer, contas de consumo, além daqueles essenciais como saúde e educação. Dessa forma, você saberá exatamente o que pode ser reduzido ou eliminado do orçamento.

É importante ser bastante detalhista neste momento e incluir até mesmo o cafezinho que você toma na padaria antes de ir ao trabalho todos os dias e a pizza que pede no final de semana.

Pode parecer exagero, mas os gastos corriqueiros, que parecem insignificantes, são responsáveis por drenar uma parte considerável das finanças pessoais.

Estabeleça suas prioridades

O objetivo principal já está traçado: como juntar dinheiro para comprar um apartamento.

Você já conhece sua vida financeira precisamente, correto? Então agora é o momento de pegar o papel e a caneta ou o aplicativo de gestão econômica e listar todos os seus planos.

Isso envolve não apenas a compra do imóvel em si, mas também suas metas pessoais de curto e médio prazo, como aprender um idioma, cursar uma pós-graduação ou até mesmo fazer aquela viagem tão sonhada.

É importante que o caminho até a compra do apartamento não comprometa as experiências de vida que a trajetória pode oferecer. Reflita sobre o prazo para que cada uma dessas realizações possam ser alcançadas e quanto custarão. O nível de prioridade para elas é você quem estabelecerá.

Reduza os gastos

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel sem reduzir gastos? A única resposta para essa pergunta é ganhar mais, porém se isso está fora de cogitação a médio e longo prazo, então sua única alternativa é realmente eliminar despesas.

Felizmente, hoje em dia, podemos contar com soluções para gestão financeira que cabem na palma da mão, como aplicativos de controle de gastos domésticos ou empresariais. Neles, você pode catalogar tudo que gasta e saber exatamente para onde seu dinheiro vai todos os meses.

Pesquise sobre o tipo de imóvel que pretende adquirir

Uma dica valiosa sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel é ter em mente qual o perfil da propriedade que você e sua família pretendem viver nos próximos anos. Para isso, saiba quais são suas necessidades e preferências de longo prazo, já que vocês viverão neste local por bastante tempo.

Se você tem filhos, veja se há escolas, hospitais, áreas de lazer e até mesmo universidades na região. Verifique o índice de criminalidade e segurança do bairro perguntando a outros moradores. Cheque a viabilidade de locomoção do endereço do apartamento até seu trabalho, entre outros aspectos que farão parte de sua rotina.

Além disso, pesquise sobre o tamanho do apartamento, a quantidade de cômodos, se tem áreas comuns que valorizem sua qualidade de vida, como piscina, quadra poliesportiva, academia, salão de festas, churrasqueira, etc. Afinal, essas questões influenciarão diretamente no valor da propriedade e, consequentemente, em seus objetivos financeiros.

Defina objetivos

Em nossa lista de dicas sobre como juntar dinheiro para comprar um imóvel, não poderíamos deixar de fora o estabelecimento de metas.

Para ter um ponto de partida, é preciso saber onde se quer chegar, concorda? Para isso, defina quanto pretende guardar e por quanto tempo. Após chegar neste número, veja quanto será precisa economizar por mês para atingir seu objetivo.

Considere um financiamento

O financiamento imobiliário é uma alternativa ótima pelo fato de que você precisa apenas juntar o valor suficiente para dar uma entrada na propriedade. O restante é financiado e dividido em prestações mensais por uma instituição financeira ou bancária.

Evite compras por impulso

Por fim, mas não menos importante, se você ainda não sabe como juntar dinheiro para comprar um imóvel, talvez deva analisar seu relacionamento com seu salário.

Você compra tudo que tem vontade assim que o dinheiro cai na conta? Então você é um comprador impulsivo e isso pode comprometer seu objetivo de adquirir um imóvel. Comece a mudar esse comportamento se quiser alcançar a meta de adquirir um apartamento nos próximos anos.

Como você pôde conferir, não é tão difícil juntar dinheiro para comprar um imóvel. Com pequenos ajustes no seu orçamento, é possível criar um planejamento financeiro e atingir seu objetivo com tranquilidade.

Agora que o primeiro passo já foi dado, confira também os problemas que você deve evitar ao comprar seu primeiro apartamento!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp