Morar sozinho

Como é morar sozinha? Um guia para mulheres

Compartilhe:
Imagem de destaque

Ao tomar a decisão de comprar ou alugar seu próprio apartamento, é comum que você procure por informações sobre como é morar sozinha. Principalmente se esta é a primeira vez que você sai da casa de seus pais.

Sendo assim, é importante entender que, além dos gastos comuns com aluguel, contas de consumo, IPTU e condomínio, existe uma série de custos e imprevistos a serem considerados. Afinal, daqui para a frente, todas as responsabilidades ficarão por sua conta.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com uma série de dicas sobre como é morar sozinha para que esse momento de transição seja agradável e você não passe pelos famosos “perrengues” de quem decide viver só. Confira!

É bom morar sozinha?

Se você adora ter liberdade para fazer o que quiser, privacidade para andar à vontade por qualquer cômodo da casa e organizar as tarefas quando bem entender, a resposta é óbvia: sim! Porém, é importante que você goste de sua própria companhia.

Nos primeiros meses, a falta de mais pessoas em casa pode incomodar um pouco. Mas, conforme você for se acostumando com a nova rotina, vai achar o máximo poder chegar em casa e aproveitar seus momentos a sós consigo mesma.

Entretanto, morar sozinha não significa estar só o tempo todo. Agora você vai ter mais liberdade para convidar amigos e familiares para conhecer seu apartamento novo. Poderá fazer jantares, reuniões, sessões de cinema em casa, festas e até ceias de Natal. Tudo planejado e organizado por você mesma.

O que comprar antes de morar sozinha?

Por mais que você queira todo o seu apartamento montado, de ponta a ponta, o momento é de priorizar. Especialmente se o seu orçamento já está comprometido com as parcelas do financiamento imobiliário.

Nesse sentido, considere o básico necessário para cada cômodo:

Cozinha

Na cozinha, você precisa garantir o indispensável para ter comida à disposição e modos de prepará-la. Então, priorize:

  • fogão: cozinhar é preciso. Mesmo que você coma muito fora, não tem orçamento que aguente comprar comida pronta o tempo todo;
  • geladeira: um modelo mais compacto já é mais do que suficiente para uma só pessoa;
  • panelas: um kit básico já resolve. Com uma frigideira e panelas de uns 3 tipos diferentes, dá para fazer quase tudo na cozinha. Ah, não esqueça a forma para poder usar o forno também;
  • louças e talheres: não precisam ser muitos, você pode começar com jogos para quatro pessoas.

Quarto

O quarto é seu lugar de descanso. Mas, muitas vezes, pode se tornar o espaço de trabalho também, especialmente se o seu apartamento for pequeno. Então, considere ter:

  • cama e colchão: se não der para levar seu antigo conjunto, hora de comprar um novo. E não esqueça de comprar logo as roupas de cama também;
  • guarda-roupas: se o seu apartamento novo não veio com guarda-roupa embutido, é bom já ir pensando nesse item.
  • cômoda: na falta de um guarda-roupas grande, as cômodas são muito bem-vindas. Você pode guardar vários itens nas gavetas e, ainda, pendurar calças na parte do calceiro.

Sala

A sala é um espaço de convívio social e o cartão de visitas do seu apartamento novo. Ela pode ser tradicional ou então adquirir um aspecto mais descontraído, a depender da sua personalidade. Nesse sentido, considere:

  • local para sentar: pode ser um sofá, poltronas ou puffs, por exemplo. Há, também, quem decore este ambiente com pallets de madeira e almofadas. Além de sustentável, fica lindo.
  • mesa: a mesa é um item multifuncional. Ela pode ser usada para realizar as refeições, estudar e até trabalhar.

Lavanderia

A lavanderia costuma ser o último ambiente a receber móveis e decoração. Até porque, dependendo da sua rotina, você vai lavar roupas uma vez por semana ou menos.

Uma opção inicial é lavar suas roupas em uma lavanderia ou então negociar com seus pais, irmãos ou amigos para usar a máquina deles uma vez por semana. Não havendo essa possibilidade, só resta a você comprar uma lavadora.

Além da lavadora, considere um varal para secar as roupas e algumas prateleiras para guardar itens de limpeza.

Banheiro

O banheiro normalmente já vem com os itens essenciais, como chuveiro, vaso sanitário e armário. Se o seu apartamento novo já tem tudo isso, fique despreocupada por enquanto e concentre-se nos demais cômodos.

Depois que você tiver providenciado os itens básicos, dá para ir pensando em incrementar o ambiente com uma TV, algumas plantas para apartamento e itens de decoração mais sofisticados. 

Como cuidar das finanças?

Lembre-se que, a partir do momento em você pegar a chave do apartamento, todas as contas, despesas e imprevistos deverão ficar sob sua responsabilidade. 

Ou seja, é fundamental ter uma reserva financeira para arcar com surpresas desagradáveis, como um cano estourado, um problema na parte elétrica ou qualquer outro tipo de manutenção no imóvel.

Aproveite os meses anteriores à sua mudança para guardar uma parte do salário e junte o máximo de dinheiro que puder. Mas fique atenta: a reserva deve ser usada somente para emergências, como problemas de saúde, acidentes, dívidas por necessidades imprevistas etc.

Além disso, já que você vai morar só, já está mais do que na hora de começar a fazer planejamentos financeiros. Ou seja, controlar quanto dinheiro entra, quanto sai e com que você consome seu salário. Com os números à vista, fica mais fácil ver onde você gasta mais do que deveria. 

Quais cuidados tomar?

Ao decidir morar sozinha, considere escolher um apartamento em condomínio fechado, com portaria. Outra opção é morar em bairros planejados. Desse modo, seu lar fica mais protegido e você fica tranquila com relação à segurança.

Procure conhecer seus vizinhos e fazer amizade, pois eles podem te dar suporte em situações-chave. Pode ser desde a hora em que falte alguma coisa na sua cozinha, por exemplo, ou quando você precisar passar um tempo fora e não tiver como regar as plantas. 

Desenvolver um bom relacionamento com os vizinhos também contribui para que você não se sinta só. É possível interagir com eles em ambientes compartilhados, como piscina, playground ou academia e ainda convidá-los para uma pequena reunião na sua casa.

Outro cuidado que você deve tomar é ter sempre uma chave reserva do seu apê novo, bem como um controle reserva do portão. É possível, inclusive, deixá-los com alguém de confiança. Desse modo, caso perca um deles, não terá muitos problemas para entrar em casa.

Preparada para morar sozinha? Então saiba quais são os melhores bairros residenciais de Belo Horizonte para morar!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp