Decoração / Para o seu lar

Decoração de apartamento gastando pouco

Compartilhe:
Imagem de destaque

Pensando em realizar a decoração de apartamento, transformando um ambiente simples em outro completamente elegante e que traga um pouquinho de sua personalidade, mas sem precisar gastar muito ou fazer reformas? Fique tranquilo! 

Engana-se quem pensa que a decoração de apartamento precisa ser cara para ser bonita. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a decorar o apartamento, seja  partindo para a decoração Do It Yourself (faça você mesmo) ou simplesmente ficando de olho nas possibilidades de garimpo. Acompanhe!

Escolha seu estilo de decoração

Independente do orçamento que você tem para a decoração de apartamento, é sempre importante saber qual estilo você quer seguir, assim, sua decoração não vai pecar pelo excesso.

Para encontrar o seu estilo, pense sobre o que gosta e como é o seu perfil. Você prefere móveis mais sóbrios, ou uma decoração que abuse das cores? Existem muitas opções de estilo, como industrial, clássico, minimalista, escandinavo e outros. Fique sempre atento às referências disponíveis on-line para se inspirar!

Desse modo, você vai perceber que fica muito mais fácil escolher os itens de decoração, e você também evita gastar dinheiro com o que não se encaixa no estilo do seu apartamento.

Brechós de móveis podem ser excelentes locais para compra

Sabia que você pode encontrar ótimos móveis, feitos de materiais de qualidade, como madeira de demolição, por exemplo, em brechós? É isso mesmo! Infelizmente, muitas pessoas evitam esses locais, acreditando que os brechós só vendem peças velhas e inúteis, o que é um grande erro.

É claro que, para encontrar o móvel perfeito, você provavelmente precisará procurar bem. Tarefa essa que é facilitada pela internet, mas não deixe de dar uma caminhada pelo bairro e conferir as lojas perto de você. Outro ponto positivo é que você pode acabar encontrando raridades, móveis vintage e que já nem são mais produzidos, tornando a sua decoração ainda mais exclusiva. Demais, não é?

Além disso, você também pode visitar lojas populares, que costumam ter opções de preço mais em conta.

Invista em móveis multifuncionais

Quando estiver buscando os itens para compra, invista em móveis que podem ser usados para mais de uma função. Além de pagar menos por diferentes funcionalidades, estes móveis também são excelentes para quem tem pouco espaço para fazer uma decoração de apartamento.

Alguns itens que você pode investir são: cama-baú com gavetas, baú para ser usado como banco, estante para dividir os ambientes, etc.

Aposte no Do it Yourself

Chegou a hora de colocar a mão na massa e a boa notícia é que não precisa ser artista para acertar na decoração. Em geral, para criar as peças personalizadas, você só vai precisar de tempo, dedicação e uma boa dose de criatividade.

Confira abaixo algumas ideias que vão te inspirar:

  • Vasos de plantas reciclados

Utilize materiais como latas e vidros para fazer vasinhos para plantas menores, como cactos e suculentas.

  • Pinte e personalize os móveis antigos

Transforme aquele móvel que já está feio com uma pintura ou até mesmo técnicas de revestimento como a decoupage.

  •  Adesivos de azulejos

Aplicar adesivos coloridos e temáticos nos azulejos do banheiro ou da cozinha vão dar uma nova cara para o ambiente. Além do mais, eles custam mais barato do que fazer a troca de azulejos. 

  • Reaproveite as gavetas

Se você for trocar um armário, ou tem gavetas fora de uso, considere pintá-las e colocá-las na parede, transformando-as em nichos organizadores e até decorativos.

Use e abuse dos acessórios

Sua decoração de apartamento fica ainda mais completa quando você utiliza almofadas, quadros e mantas no ambiente. Aposte nas mantas para proteger e facilitar a limpeza do sofá e abuse dos espelhos para dar mais amplitude ao espaço, sem precisar reformar ou quebrar as paredes.

Quem quer deixar o ambiente mais aconchegante pode apostar também nos tapetes e cortinas de diferentes texturas. Esses itens podem parecer caros de início, mas lembre-se que pesquisar bem pode te ajudar a economizar. Além disso, esses são acessórios que costumam durar bastante tempo. 

Valorize os espaços vazios

Nem sempre preencher o ambiente com móveis é a melhor escolha. Com a tendência do minimalismo cada vez mais forte, às vezes, é importante deixar espaços que permitam a circulação. Porém, muitas pessoas ainda caem no erro de que qualquer espaço vazio precisa ser preenchido por móveis.

Isso ainda incentiva as compras impulsivas que podem te fazer gastar mais do que o necessário. Por conseguinte, espaços vazios também facilitam a limpeza diária e deixam o ambiente com um ar mais elegante. Então, sempre que for comprar um novo item, pergunte-se se você realmente precisa dele e se ele será de grande utilidade.

Aproveite as paredes

Quando se trata da decoração de apartamento pequeno, essa dica é essencial. Ao invés de deixar os objetos acumulados, aproveite para pendurar coisas nas paredes. Você pode, por exemplo, montar um jardim vertical na varanda, instalar nichos que organizam livros e outros acessórios, e criar um mural com fotos da família.

Ademais, para fazer melhor uso do espaço, coloque a televisão em um suporte na parede. Isso te ajuda a evitar maiores gastos com um móvel específico para a TV. 

Reutilize os móveis dos familiares

Já deu pra notar que, para gastar pouco, o reaproveitamento é sempre uma ótima opção, não é? Por isso, quando for pensar na decoração de cada cômodo, converse com familiares e reaproveite móveis que podem estar encostados ou em desuso. 

Assim, quando reformados, esses móveis podem se destacar entre os demais, principalmente pois vão trazer um valor emocional que um móvel novo não tem. 

___________________________________

Gostou das dicas? Sem dúvidas, agora você vai conseguir realizar a decoração de apartamento sem precisar gastar muito e ficar no vermelho. Lembre-se de pesquisar utensílios, garimpar móveis e não abra mão da criatividade para criar peças únicas.

Por fim, aproveite para conferir algumas dicas de limpeza para o apartamento, pois depois de ter a decoração pronta, nada melhor do que a casa limpa, certo?

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp