Morar sozinho

Apartamento para dividir: vantagens e desvantagens

Compartilhe:
Imagem de destaque

Chega uma hora em que todos queremos ter mais independência e a vontade de sair da casa dos pais é praticamente inevitável. Mas o que fazer quando você ainda não tem uma estabilidade financeira? Será que é melhor morar sozinho ou procurar um apartamento para dividir? 

Na verdade, não há uma resposta certa ou errada para essa pergunta, pois ela deve levar em conta diversos aspectos e também a sua personalidade. 

Para ajudá-lo a descobrir qual a melhor alternativa para você, listamos neste post as principais vantagens e desvantagens de dividir um apartamento.

Acompanhe abaixo e tire suas próprias conclusões!

Vantagens de dividir um apartamento 

Certamente você conhece alguém que divide apartamento ou já viu como essa prática é comum em filmes e séries. Confira, então, quais as vantagens de dividir seu apartamento com outra pessoa:

Economizar dinheiro 

A divisão de despesas costuma ser o que mais nos motiva a procurar um apartamento para dividir.

Ao morar com uma ou mais pessoas, é possível rachar as contas do mês, de modo que todos paguem a mesma quantia. Dessa forma, não fica pesado para ninguém e você pode até economizar para comprar um imóvel próprio ou qualquer outro bem no futuro.

Dividir tarefas

A mesma regra vale também para as tarefas domésticas. É claro que essa divisão deve ser feita em comum acordo com o seu colega. 

Mas a ideia é que todos que dividem o espaço tenham as mesmas responsabilidades com relação à limpeza e arrumação, sem esquecer daquela regrinha básica de que cada um deve cuidar do que é seu.

Assim, cuidar da casa torna-se menos cansativo e ainda sobra mais tempo para fazer o que você gosta.

Ter companhia 

Ter alguém para ver aquele filme na TV ou simplesmente jogar conversa fora pode fazer muita falta, principalmente se você tem uma família grande ou está sempre rodeado de pessoas. 

Além disso, dividir o apartamento é uma ótima oportunidade para ampliar o seu círculo social e fazer novas amizades, já que, provavelmente, você vai conhecer os amigos do seu companheiro de moradia.

Morar em um lugar melhor

Como comentamos antes, dividir um apartamento significa gastar menos com aluguel e outras despesas básicas.

Com essa redução de custos, nada impede que você procure um imóvel num bairro mais bem localizado, próximo ao trem, metrô e outras comodidades. 

Desvantagens de dividir um apartamento

Como tudo na vida, dividir apartamento com outra pessoa também tem suas desvantagens. Veja:

Ter menor privacidade

Se por um lado, ter uma companhia permanente pode ser bom, por outro, diminui bastante a privacidade. Portanto, buscar um apartamento para dividir pode não ser um bom negócio se você for uma pessoa mais reservada e quiser preservar sua intimidade.

Estabelecer e cumprir regras

Outro ponto muito importante é a questão da liberdade. Optando por dividir um apartamento, você terá de assumir compromissos com as outras pessoas, a fim de garantir a boa convivência e o bem-estar de todos.

Resumindo: não dá para fazer o que quiser, a hora que quiser, e achar que está tudo bem.

Por exemplo: se você curte ouvir música em um volume mais alto e a outra pessoa não, respeite — afinal, existem os fones de ouvido para isso — ou converse para chegarem a um consenso. 

Compreendeu quais são os prós e contras de dividir um apartamento? Compartilhar o seu espaço exige muita empatia, diplomacia e tolerância, uma vez que você terá de conviver com pessoas de hábitos e personalidades diferentes dos seus. Portanto, reflita sobre os fatores acima e avalie se esta é realmente a melhor opção para você!

Precisa de mais uma ajuda para tomar esta decisão? Confira as opções de apartamento para dividir que temos para você!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp