Imóveis / Para o seu lar

7 dicas para reforma de apartamento

Compartilhe:
Imagem de destaque

Pensou em fazer uma reforma de apartamento, mas ficou com o pé atrás com a grande quantidade de problemas na reforma que podem surgir? Se preparar para alguns fatores, desde o orçamento até a quantidade de poeira que parece não acabar mais, pode te ajudar a evitar gastos e atrasos na obra.

Por isso, antes de pular para a parte boa da reforma, escolhendo as cores da parede, por exemplo, é importante focar no planejamento, já que ele vai te ajudar a evitar muita dor de cabeça desnecessária. Dessa forma, preparamos uma lista completa para você sair ileso dos erros mais comuns em uma reforma de apartamento. 

1.  Faça um planejamento de acordo com seu objetivo final

Antes de iniciar a reforma de apartamento, o ideal é saber onde você deseja chegar com essa reforma. Você está renovando para dar mais valor ao seu apartamento em uma futura revenda ou para a sua família usufruir das mudanças?

No primeiro caso, é interessante pesquisar as possibilidades de retorno financeiro no seu bairro, para não “exagerar” na reforma e elevar demais o padrão. Já se você vai reformar para aproveitar todas as mudanças, é interessante anotar todos os seus objetivos.

Em seguida, veja quais são os materiais necessários e realize o orçamento com diferentes fontes. Além disso, é importante orçar a mão de obra, caso você não tenha a expertise de fazer sozinho. Assim, você estará pronto para o próximo passo.

2.  Separe o valor financeiro de acordo com o orçamento

Após ter os orçamentos de materiais e também de mão de obra em mãos, você já pode preparar o bolso para a reforma de apartamento com um planejamento financeiro. É importante cumprir com esse requisito para não ter maiores problemas no futuro.

Lembre-se de ter um valor extra reservado em caixa, pois, caso ocorra algum imprevisto em sua casa ou apartamento, como precisar ficar em um hotel, ou até mesmo comer fora, você vai estar preparado.  

Logo, evite gastar na reforma de apartamento sem ter um controle financeiro. Se possível, anote os valores para não acabar saindo mais caro do que você planejou.

3.  Avalie a estrutura antes de começar a reforma de apartamento

Verifique toda a estrutura do imóvel, como as instalações elétricas e hidráulicas. Jamais quebre uma parede antes de fazer essa avaliação. Já imaginou o pesadelo de quebrar algum cano importante?

Além do mais, analise as suas necessidades elétricas, quantidade de tomadas, qual a posição ideal e etc, para que, ao final da reforma, você não perceba que precisava de muito mais tomadas ou lâmpadas do que pensava.

Muitas vezes, principalmente em apartamentos mais antigos que possuem uma estrutura precária, vale a pena refazer a fiação para evitar sobrecargas e curtos. 

4.  Calcule as dimensões dos espaços

Esse é um erro bastante comum na hora de reformar. Procure calcular as medidas do espaço da reforma antes de comprar os materiais e até objetos decorativos. Por vezes, as pessoas compram móveis grandes demais que, apesar de caber no espaço, acabam prejudicando a circulação de pessoas no ambiente.

Dessa forma, é interessante definir os móveis e posições previamente, sempre levando em conta a circulação e o espaço livre. Além disso, lembre-se de não destoar muito a cor dos móveis com os materiais de construção e tintas, por exemplo. Então, tenha em mente que, por mais que você provavelmente vá comprar os materiais e os móveis em momentos separados, eles vão dividir o mesmo espaço e devem ornar entre si.

Ainda, meça os espaços fora de seu apartamento também, como as portas e elevadores, para ter certeza de que os móveis vão entrar tranquilamente.

5.  Consiga as licenças necessárias

Antes de começar a construção em si, tenha certeza que você garantiu todas as licenças necessárias para a obra. O processo de obtenção dessas licenças pode mudar seus prazos, por isso, é importante que as adquira logo no início.

As licenças de obra servem para estabelecer requisitos de segurança e também de estrutura, e, caso você não as tenha, pode ter muita dor de cabeça depois. Nesse caso, sempre é bom conversar com o síndico do seu apartamento para obter essas informações.

6.  Atente-se a quantidade de material necessário

Ao realizar o cálculo do material necessário, é sempre bom investir em 10% a mais de cada produto. Afinal, para realizar a reforma de apartamento é melhor prevenir do que remediar, certo?

Considere que alguns revestimentos podem quebrar, como azulejos e porcelanatos, e muitas vezes, se deixar para comprar depois, você não vai encontrar a mesma cor ou material do anterior. Portanto, deixar para comprar na última hora pode encarecer seu orçamento.

7.  Teste as cores escolhidas

A saber, outra dica muito importante é não sair comprando todos os galões de tinta assim que definir a cor de cada cômodo.

Isso porque, ao escolher a cor na loja, pode ser que ela fique com uma tonalidade diferente do exposto, dependendo da iluminação do seu ambiente. Dessa forma, para não se decepcionar na reforma de apartamento, compre uma quantidade mínima de tinta e teste em casa.

Assim, você garante que está comprando a cor que queria e não gasta dinheiro à toa. Aproveite e confira a cor do ano 2022 e coloque-a em sua paleta de cores!

_________________________________________________

Sem dúvidas, agora você está preparado para iniciar a reforma de apartamento evitando dores de cabeça. Com essas dicas em mente, vai ficar muito mais fácil garantir que tudo saia conforme o previsto e você tenha o apartamento dos sonhos.

Que tal conferir algumas dicas de decoração de varanda para valorizar ainda mais esse cantinho do seu apê?

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp