Ninguém sabia ao certo como a pandemia ia afetar o mercado de trabalho na prática, mas a resposta veio, rápida e contundente. Trabalhar em casa torna-se uma opção de renda extra viável.
De acordo com números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no último trimestre, o Brasil perdeu quase 5 milhões de postos de trabalho. Isso representa um cenário de desemprego na casa dos 12,6%.
A economia pode estar parando, mas nossas vidas não. Nossos sonhos, como comprar um apartamento, também precisam permanecer ativos, e quase sempre eles dependem de recursos financeiros, que agora estão ficando raros.
É preciso encontrar saídas, alternativas, reinventar-se em tempos de tanta dificuldade. Neste sentido, você já pensou em procurar um negócio para trabalhar em casa?
Continue conosco e entenda o que você pode fazer para colaborar com sua renda!
Uma das funções com mais diversidade de atuação, tornar-se um ou uma assistente virtual vai muito além de dar suporte via meios digitais.
Se a ideia é encontrar um negócio para trabalhar de casa, a assistência virtual pode oferecer desde a possibilidade de atuar na área administrativa, financeira, comercial ou até mesmo como secretário remoto.
Por exemplo, você pode ser responsável por organizar planilhas, agendas, gerenciar e-mails corporativos, realizar o pagamento de contas ou inclusive apresentar produtos e atuar diretamente em vendas.
Hoje em dia, a tarefa de digitador vai além de meramente passar textos a limpo. O digitador da atualidade é um gestor de informações.
Responsável por digitalizar dados das mais variadas fontes (como planilhas, tabelas, vídeos) e transformá-los em texto, os digitadores são responsáveis por uma longa cadeia de processos, que envolvem, entre outras atividades:
Então, se você tem facilidade em lidar com esse tipo de atividade, pode ser uma excelente ideia de negócio para trabalhar em casa e manter a renda.
Nos últimos 10 anos, vimos muitas novas profissões surgirem, principalmente quando percebemos que praticamente toda a origem de nossas informações migrou para o universo online.
E é preciso gente para criar tanto conteúdo. Sejam conteúdos para blog, e-books, postagens para redes sociais, vídeos ou podcasts, a máquina de produção de informações digitais não para.
Se você tem mais afinidade com a escrita, pode começar a procurar agências de marketing de conteúdo ou plataformas que busquem redatores. Também há grupos nas redes sociais onde existe muita oferta de trabalho.
Trabalhar como programador é uma alternativa que tem atraído muitas pessoas. Por um lado, por mais que surjam profissionais interessados nesse campo de trabalho, ainda há vagas sem ocupar no mercado.
O desenvolvimento de sites tem várias etapas e atividades. Podemos citar algumas como a criação do layout das páginas, programação das interfaces usadas pelos usuários e no funcionamento interno do site e até mesmo programação por meio de códigos e linguagens específicos.
Os tempos mudaram, fomos pegos de surpresa pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, mas nem por isso podemos ficar parados esperando as coisas se normalizarem.
Aliás, esta pode ser uma excelente oportunidade para que você encontre novos rumos e mantenha seus projetos futuros vivos. E já que você está buscando ideias de negócio para trabalhar em casa, não deixe de conferir o post 5 ideias de home office durante a quarentena!