Como comprar um imóvel

Dicas práticas para financiar seu imóvel na planta

Compartilhe:
Imagem de destaque

O financiamento de imóvel na planta é uma transação que exige muita pesquisa e planejamento para evitar riscos, o que deixa bastante gente insegura.

Contudo, se você obtiver as informações corretas, pode evitar problemas como atrasos na entrega, fechamento de negócio com uma construtora sem credibilidade e até mesmo dívidas com as quais não pode arcar.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com uma série de dicas práticas para que o processo de financiar imóvel na planta seja muito menos burocrático e bem planejado. Confira!

Financiamento de imóvel na planta: como se planejar?

Planejamento é a palavra-chave quando se trata de financiar um imóvel na planta. Dedicando algumas horas a esta fase, você seguramente terá um processo de financiamento tranquilo e sem surpresas desagradáveis. Veja:

Saiba quanto você pode pagar

Para financiar um imóvel na planta, o primeiro passo é entender que nenhuma instituição financeira liberará crédito caso a parcela comprometa mais de 30% de sua renda mensal.

Além disso, caso você já tenha algum financiamento ou empréstimo em aberto, sua capacidade de pagamento fica ainda mais reduzida.

Sendo assim, faça simulações em bancos, antes mesmo de procurar pelo imóvel ideal. Verifique se você tem possibilidade de assumir as prestações e quanto a instituição está disposta a liberar.

Cuidado com propagandas de ofertas muito boas para serem verdade

Para evitar prejuízos financeiros, na ha hora de financiar seu imóvel na planta, desconfie de qualquer proposta que ofereça condições de pagamento e juros muito abaixo dos que são praticados pelo mercado.

Esse tipo de negócio costuma ter outras implicações que não são esclarecidas de início, apenas quando você já deu entrada no seu financiamento.

Financiamento de imóvel na planta: como funciona?

Depois do planejamento feito, é hora de buscar o imóvel ideal para você e sua família e encontrar o formato ideal de financiamento.

Verifique se você tem crédito pré-aprovado em uma instituição bancária

Muitas construtoras são altamente exigentes e criteriosas. Portanto, antes de investir tempo e trabalho procurando pela região ideal para viver, faça uma análise de crédito em algumas instituições financeiras.

Dependendo do seu Score no SERASA e fonte de renda, pode existir uma linha de crédito pré-aprovado para financiar imóvel na planta.

Cheque se a construtora é de confiança

Jamais feche negócio com uma empresa sem antes analisar seu histórico de relações com outros cliente e reclamações em sites especializados, como o Reclame Aqui, e no Procon. Além disso, entre no site do Tribunal de Justiça para verificar se a construtora tem algum processo em andamento.

Se possível, converse também com donos de propriedades que já foram construídas pela companhia para saber se houve algum tipo de problema no processo e se ela cumpre com o prazo acordado.

Verifique a documentação do imóvel

Quando se fala em financiar imóvel na planta, o fato da propriedade ainda não estar pronta não quer dizer que ela não precisa ter uma documentação. Dito isso, verifique se a incorporação foi registrada devidamente no cartório de Registro de Imóveis.

Vale a pena dar uma atenção ao memorial descritivo do empreendimento, pois neste documento constam dados essenciais sobre o imóvel que será entregue, como materiais utilizados, características físicas, metragem, etc.

Financiamento de imóvel na planta: como evitar problemas?

Por fim, ninguém que pretende financiar imóvel na planta quer ter dores de cabeça no futuro, correto? A finalidade é pagar por um bem de modo que não afete seu orçamento e, posteriormente, poder desfrutar dele com tranquilidade e a satisfação da conquista.

Sendo assim, fique de olho nas taxas de corretagem que podem ser abusivas, pois nem sempre a construtora pode ser obrigada a remunerar o comprador. Mais um motivo para ter bastante atenção na hora de ler o contrato e verificar todos os direitos e obrigações que constam em cada cláusula do documento.

Este artigo sobre como financiar imóvel na planta de maneira segura e planejada foi útil para você? Compartilhe com outras pessoas e faça a informação circular!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp