Para o seu lar

Decoração de sala de apartamento pequeno: 5 itens que não podem faltar

Compartilhe:
Imagem de destaque

Morar em um espaço pequeno tem que ser sinônimo de praticidade. E para que você consiga habitar um lugar que esteja decorado de uma forma que atenda a todas as suas necessidades diárias, você precisa ser estratégico e aliar estética e funcionalidade. 

Se você mora em um apartamento que tem a sala pequena, já deve ter dado uma voltinha pela internet em busca de soluções em relação à decoração. Viu como tem apartamentos que, ainda que reduzidos, são geniais?

Isso acontece porque os donos encontraram o equilíbrio entre a quantidade de coisas que eles queriam ter e o que o lugar é capaz de receber. 

Não dá para fazer a decoração de uma sala de apartamento pequeno com muitas coisas: é preciso ser minimalista.

Aliás, mais do que não acumular muitos móveis e objetos, é preciso buscar soluções que resolvam problemas e necessidades reais do seu dia a dia. 

Continue a leitura e saiba como fazer uma decoração de sala de apartamento pequeno!

5 coisas essenciais em uma sala pequena

Ao começar a decorar a sala do seu apartamento, dê preferência a móveis e objetivos que sejam multifuncionais.

Se não há espaço para muitos móveis, vale a pena investir em mobiliário multifunção, ou seja, que os itens que você compre sirvam para mais de uma coisa, ou em mais de um lugar, como veremos em alguns exemplos ainda neste artigo. 

Mas, vamos direto ao assunto e vejamos alguns elementos que não podem faltar em qualquer sala pequena?

#01 Sofá-cama

Se sua sala não é muito grande, seu apartamento também deve ser mais para tamanho compacto. Isso significa que provavelmente você só tem um quarto e mora sozinho. Ou tem dois quartos, mas todos são usados e não há espaço para uma visita, por exemplo.

Para receber pessoas confortavelmente, ou mesmo para esticar as pernas enquanto você está vendo televisão na sala um dia de domingo, nada melhor do que um sofá-cama.

Não precisa ser de três lugares. Com um de dois lugares já dá para dormir um casal e se seu ambiente for realmente muito pequeno, um sofá-cama de um lugar também funciona muito bem. 

#02 Mesa multifunção

Todo mundo precisa de um lugarzinho para comer confortavelmente. E até mesmo nas menores salas de apartamento dá para incluir uma que resolva essa necessidade e combine com a decoração.

O ideal seria poder ter uma de quatro lugares, mas com uma de dois igualmente sua sala de jantar pode funcionar. Com as cadeiras da mesa, você também vai poder modificar o layout do espaço para receber mais pessoas sentadas na sala de estar.

E o que queremos dizer quando falamos de mesa multifunção? Bom, em 2020 vimos um boom do home office, e todo mundo teve que adaptar seu espaço caseiro para também trabalhar. 

Ou seja: quando for escolher uma mesa, independentemente de quantos lugares ela tenha, procure modelos que sejam confortáveis para trabalhar. Por exemplo, as bordas devem ser suaves para não machucar seus braços e ela tem que ser bem estável.

Alguns modelos de madeira têm inclusive gavetas, no melhor estilo casa dos avós. Elas ajudam a manter a casa organizada e servem para guardar objetos úteis para o trabalho ou para a hora de comer.

#03 Móvel principal para multicoisas

Por mais minimalista que sua casa seja, você ainda vai ter um monte de pequenos objetos de uso diário ou mesmo algumas coisas que você queira que estejam à vista. 

O melhor é comprar um móvel que tenha espaço para várias coisas e que não seja muito grande. Se você também tem um plasma, comece a pesquisar por rack para sala e você vai ver várias opções muito interessantes. 

Inclusive, mesmo que sua televisão esteja instalada em algum suporte de parede, vale a pena ter um móvel desses. Você pode tanto deixá-lo abaixo da TV ou disposto em outro lugar.

No móvel, podem ficar guardados seus gadgets, como alto-falantes, videogame, toca-discos ou quaisquer que sejam seus eletrônicos preferidos. Livros, uma planta para apartamento, lembranças de viagens e porta-retratos também podem compor a decoração dessa parte da sala. 

#04 Uma luminária de piso com design

A iluminação de um apartamento é uma das coisas mais importantes na hora de decorar os ambientes.

Seja em uma sala enorme ou em uma pequena, a luz é capaz de modificar totalmente a forma como experimentamos um ambiente. Aqui, a dica é apostar em uma luminária de piso com um design que combine com você e com sua casa. 

O bom de uma luminária de piso é que ela pode ser levada para onde você quiser, dependendo da ocasião e da sua necessidade. Ou seja: continuamos indicando objetos que possam ser usados de mais de uma forma, ou lugar.

Os melhores modelos são os que permitem direcionar a luz, ou seja, apontá-la somente para uma parte. Para iluminar o ambiente completo, você já tem a luz principal. Com a luminária de piso, você pode criar micro-ambientes. 

#05 Dois itens coringa na decoração

Já estamos chegando no final de nossa lista de itens essenciais para salas de apartamentos pequenos, mas tem duas coisas que não podemos deixar de sugerir para você.

A primeira é a famosa mesinha de centro. Ideal para colocar qualquer coisa que você precise naquele momento ou até mesmo para apoiar os pés na hora de ver sua série favorita, a mesa de centro é tudo de bom.

A segunda são armadores de rede. Pense bem: as redes não ocupam espaço no chão, muito menos nas paredes, e ainda são uma delícia para ver televisão ou dar aquela cochilada. Além disso, há modelos lindos, com bordados na lateral, que vão dar aquele toque acolhedor à sua sala.

Você também tem que se sentir livre para incluir na decoração da sua sala o que quiser. Mas tenha sempre alguns dos conceitos que comentamos hoje em mente, principalmente no que diz respeito a usar objetos que sirvam a vários propósitos. 

Gostou dessas dicas? Aproveite e conheça 5 tipos de piso para apartamento para harmonizar com a sua decoração!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp