Decoração

Decoração de varanda: como enfeitá-la e ainda aproveitar o espaço

Compartilhe:
Imagem de destaque

Viver em uma casa ou apartamento com varanda é ter um espaço especial para investir no seu bem-estar e receber os amigos nos momentos de lazer. Por isso, a decoração de varanda se torna essencial, já que você consegue aproveitar melhor seu espaço, seja ele grande ou pequeno.

Então, se você já decorou seu apartamento, organizou a cozinha,  mas ainda não sabe o que fazer para valorizar a varanda, separamos algumas dicas incríveis que vão te auxiliar nesse momento para tornar esse um dos cantinhos mais agradáveis do seu apartamento

Escolha um estilo único de decoração

Antes de começar a decoração em si, é importante selecionar um conceito que vai guiar sua criatividade. Assim, você pode escolher entre fazer da sua varanda uma extensão de outros cômodos, seguindo uma decoração parecida com a da sala de estar, por exemplo.

Ou, quem sabe, você também pode optar por criar uma experiência única de relaxamento.

Quando for escolher o estilo de decoração de varanda, pense no que você quer ter na varanda e também nas suas limitações. A extensão da varanda é grande ou pequena? Seus móveis vão ficar expostos à chuva ou a varanda é completamente fechada? Vale a pena instalar uma churrasqueira ou investir em um espaço para leitura?

Por exemplo, se você quer um cantinho mais zen, é ideal optar por uma decoração mais minimalista e que preze pelo conforto, assim você consegue colocar seu tapete para uma prática de yoga no início do dia sem precisar ficar alterando os móveis do ambiente.

Além disso, procure deixar um bom espaço para circulação na varanda, já que ela tem o objetivo de ser uma área mais livre.

Invista em móveis funcionais ou planejados

Similarmente, os móveis funcionais são uma ótima pedida para quem tem pouco espaço. Com eles, você consegue aproveitar de maneira estratégica as dimensões da sua varanda e até guardar alguns itens. 

Que tal construir um espaço gourmet com uma bancada ou mesa dobrável? Dessa forma, você pode usar a bancada para preparar o almoço ou até mesmo jantar em um lugar diferente da casa quando quiser criar um clima especial. 

Ao mesmo tempo, outros objetos que têm mais de uma função também se encaixam bem em varandas, como bancos baús, nichos de paredes e até caixotes de feira, que servem como banquinhos, deixando sua varanda com um ar mais rústico.

Todavia, você também pode usar a decoração de varanda para investir em móveis planejados que se adequem perfeitamente às suas necessidades

Conforto para receber suas visitas

Certamente, a varanda é um dos melhores lugares para receber os amigos e familiares. Por isso, dê prioridade ao conforto, criando espaço mais íntimos. Ao construir um ambiente confortável, você ainda terá um lugar para relaxar no fim de um dia intenso de trabalho.

Alguns itens como redes, cadeiras acolchoadas e até as mantas e almofadas podem transformar sua varanda comum em um lugar muito mais aconchegante.

Além disso, você pode colocar cadeiras de balanço ou até espreguiçadeiras dobráveis, que são guardadas quando estão fora de uso.

Destaque a decoração de varanda com pallets

Utilizar alguns elementos em madeira combina muito bem com a decoração da área externa.

Desde os decks, que proporcionam maior conforto e segurança, até os pallets, que podem ser aplicados de diferentes formas. 

Lembre-se de utilizar impermeabilizantes e vernizes adequados caso sua varanda fique completamente aberta. Dessa forma, você garante uma maior durabilidade dos móveis e do seu espaço.

Exerça sua criatividade e coloque a mão na massa!

Finalize fazendo da sua varanda uma área verde

Nada se compara a colher o próprio tempero para deixar sua comida com aquele sabor caseiro especial, não é mesmo?

Para dar um toque mais verde à sua varanda, você pode escolher desde os usuais vasos de plantas, até os jardins verticais. Afinal, as plantas ajudam a trazer aquele “respiro” necessário entre as tarefas do dia a dia. 

Além disso, se você vive nos grandes centros urbanos, o simples ato de cultivar e mexer semanalmente na terra é considerado uma terapia.

Invista em flores ou temperos que são de fácil manutenção.

Se sua varanda é pequena, é possível usar pallets pendurados nas paredes que sirvam de suporte para os vasos, fazendo, assim, os famosos jardins verticais. Bonitos e práticos, outra vantagem é que eles ficam fora do alcance das crianças e pets.

Por outro lado, se você tem um espaço maior para investir na decoração de varanda, utilize junto de outros móveis adequados a área aberta (que tenham resistência às alterações do tempo), como bancos e puffs.

_______________________

Contudo, após essas dicas incríveis de decoração de varanda, você vai ter um refúgio dentro de casa, essencial para aqueles momentos de sossego e relaxamento, que são necessários para se ter mais qualidade de vida.

Gostou de aprender mais sobre decoração de varanda? Confira agora dicas de decoração para sua casa com a cor do ano de 2022? Confira esse artigo que preparamos para você ter ainda mais ideias, deixando seu apartamento com cara de lar.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp