Decoração / Para o seu lar

Cor do ano 2022: dicas de decoração para sua casa

Compartilhe:
Imagem de destaque

A Pantonedefiniu a cor que vai representar as tendências e sentimentos da população ao redor do mundo. A cor do ano 2022 é a Very Peri, um tom lilás-azulado que mistura ousadia e leveza, e vai estar à frente dos principais projetos de decoração.

Dessa forma, para você não ficar de fora, a Emccamp preparou algumas dicas que vão deixar sua casa em um tom muito mais dinâmico e criativo estimulados pela cor.

Continue acompanhando esse post e invista na decoração da sua casa.

O que a cor Pantone 2022 simboliza

Para começar, é importante entender o que o tom do ano representa. Sendo assim, pela primeira vez, a cor do ano 2022 foi desenvolvida do zero pela Pantone, por meio de muito estudo e pesquisas avaliando o cenário da tecnologia, design, mídias sociais e outros.

Em um momento de transformações, ela representa a mistura entre o virtual e o real, trazendo a sensação de conforto, segurança e esperança que todos buscam após o momento conturbado de pandemia.

Assim, nada melhor do que começar a transformar a casa com a cor que junta a constância do azul com o entusiasmo do vermelho, certo? Então, vamos para as dicas.

Aplique modernidade nas paredes internas

Cor do ano 2022: dicas de decoração para sua casa

O tom lilás-azulado permite ousar e trazer personalidade para dentro de casa através da pintura ou papel de parede, o importante é dar uma cara nova para os cômodos.

Logo, a cor é ideal para o destaque em uma única parede ou no teto. Outra opção é aplicar em porcelanatos com grafismos na cozinha ou banheiro, já que ela fica muito bem junto de formas geométricas.

Ainda, a cor do ano 2022 (Very Peri) pode ser combinada com tons de azul, claros ou escuros. Dessa forma, ampliando a ideia de calma, tranquilidade e relaxamento.

Além disso, para quem busca trazer um ar mais delicado, os tons de rosa são um boa pedida e dão ênfase para a beleza e suavidade do espaço. Outra possibilidade é misturar tons de verde, aplicando um destaque mais moderno e energético. Ademais, elementos em madeira agregam a sensação de vivacidade.

Já com a mistura de tons neutros, como cinza ou branco, a Very Peri deixa o ambiente mais sereno e menos pesado.

Abuse dos detalhes em objetos decorativos

São infinitas as possibilidades de aplicar a Very Peri em objetos decorativos. O importante é que a cor 2022 seja a mais escura, para dar o destaque adequado sem pesar muito no ambiente.

Além disso, algumas das opções que você pode apostar na decoração da sua sala de estar ou quarto, por exemplo, são abajures, quadros, molduras e outros itens menores, já que ela faz uma ótima combinação junto aos tons de madeira do piso laminado que os apartamento da Emccamp oferecem.

E o melhor: se você enjoar da cor, com objetos menores fica fácil de substituir.

Vivacidade para os cômodos com diferentes tecidos

Cor do ano 2022: dicas de decoração para sua casa

Outra forma muito prática de colocar a cor em casa é escolhendo combinações de tecido. Portanto, no sofá, as mantas, além de bonitas, também ajudam na proteção. Para estimular o conforto, você também pode personalizar conjuntos de almofadas.

Do mesmo modo, os tecidos ganham destaque em tapetes de centro, na sala. No banheiro, conjuntos de toalhas alegram o ambiente, que geralmente não ganha muita atenção.

Já nos quartos, aposte em lençóis, colchas e edredons, mesclando com outras tonalidades e criando sobreposições. Aproveite para soltar a imaginação e brincar com todas as possibilidades que a cor oferece!

Estimule a criatividade no quarto das crianças e adolescentes

Cor do ano 2022: dicas de decoração para sua casa

Os sentimentos de coragem e criatividade, muito presentes nas crianças e adolescentes, podem ser estimulados com o uso da cor do ano 2022.

Além disso, a Very Peri tem uma forte referência do digital atuando sobre o real, e os jovens entendem muito bem disso enquanto estão mergulhados no universo gamer e nas redes sociais.

Invista em estampas divertidas e papéis parede que trazem o tom. Se preferir algo ainda mais criativo, se aventure com a técnica de estêncil. Use moldes com o formato desejado (flor, nuvens, círculos, etc) e aplique a tinta. Além da beleza, você garante um passatempo com os pequenos.  

Nos móveis, você pode explorar o tom em nichos organizadores, banquetas, mesinhas e até nas portas de armários. Quando quiser suavizar o ambiente, traga detalhes ou até mesmo um fundo branco.

Dê um novo ar ao ambiente externo

Cor do ano 2022: dicas de decoração para sua casa

Para finalizar, a decoração do ambiente externo não poderia ficar de fora e você pode aproveitar para aplicar a cor até em espaços pequenos.

Em varandas, para quem não tem muito espaço, opte por adereços pendurados na porta ou vasos de plantas, trazendo ainda mais vida para o cômodo. Nesse caso, os jardins verticais são excelentes!

Outra possibilidade é substituir as tradicionais cadeiras por puffs ou futons, que dão aconchego e sofisticação sem ocupar muito espaço ou tirar a mobilidade da varanda.

Já em espaços maiores, as mobílias externas podem ser decoradas com a nova cor, como em mesas, bancadas, cadeiras, poltronas ou rede de descanso.  Afinal, nada melhor do que recuperar as energias em um ambiente que cativa os olhares mais refinados, não é?

Para quem pretende ousar, aposte em azulejos que combinam a cor com diferentes formas, já que o tom lilás-azulado permite essa mistura. 

 _____________

A Emccamp sabe que mudar a decoração não é tarefa fácil, mas com as dicas apresentadas acima você pode ter algumas ideias acessíveis para transformar sua casa.

Sabendo que muitas reformas só são possíveis em um apartamento próprio, que tal conferir os 5 motivos para comprar um apartamento e garantir que a cor do ano 2022 esteja presente na sua decoração, junto de quem está há 45 anos cuidando de todos os detalhes? 

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp