Como comprar um imóvel

Como viver em São Paulo sem carro: um guia sobre mobilidade urbana

Compartilhe:
Imagem de destaque

Sabia que o tempo médio de deslocamento dos paulistas, seja para ir ao trabalho, à escola, ou outras atividades típicas da rotina, foi de nada menos do que 2h45 em 2018? 

A informação vem de uma extensa pesquisa chamada Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana na Cidade, da Mobilize.  No estudo, em relação à predisposição (pessoas que usam carro todos os dias ou quase todos os dias), observa-se que 32% dos entrevistados em 2018 afirmaram que provavelmente deixariam de usar automóvel. 

Esse número aumentou nos últimos 3 anos, o que mostra um crescente interesse em deixar de ter o carro como o principal meio de transporte no dia a dia. Mas, o fato é: como viver em São Paulo sem carro?

Se você é dos que ainda estão acostumados a depender tanto do automóvel, mas está começando a se interessar por outras formas de se deslocar ou mesmo se já deu o salto para a liberdade de não ter um carro, ou também quer saber como viver em São Paulo sem carro esse artigo é para você.

Continue a leitura e confira como começar uma nova vida sem usar automóvel em São Paulo!

Seja MOB

Para garantir sua mobilidade e viver em São Paulo sem precisar usar carro, a primeira coisa é entender que localização é tudo. Quanto mais próximo você estiver do que precisa, menor será sua necessidade de ter um automóvel.

Nesse sentido, escolher um imóvel com fácil acesso ao trabalho, a supermercados, padarias, lojas, entre outros, vai garantir que sua vida funcione com mais liberdade e praticidade.

Morar em um apartamento próximo a academias, hospitais, escolas, parques, comércios e terminais de acesso ao transporte público na vizinhança já facilita muito sua rotina. Ser MOB é isso, ter tudo ‘logo ali’.

E pra aproveitar ainda mais os benefícios de contar com uma localização e mobilidade privilegiadas, você pode usar vários outros meios de transporte e incorporar cada um deles de acordo às necessidades específicas. 

Vamos dar uma olhada em tudo além do carro?

Caminhe, redescubra seu bairro

Será que você está tirando todo proveito de caminhar pelas proximidades de sua casa? Quantas coisas não poderiam ser compradas, pagas ou até mesmo visitadas em momentos de lazer e que não estão nada longe do seu próprio apartamento?

Conquistar uma vida sem carro também é um hábito. Por isso, permita-se percorrer os arredores de onde você vive e isso já será um importante primeiro passo. Há comércios de todos os tipos, inclusive os de menor porte, onde você é melhor atendido e ainda cultiva relações humanas mais próximas. Experimente!

Vá de Bicicleta!

Bicicletas são meios de transporte rápidos e  super econômicos. E além de economizar no deslocamento, você ainda faz exercício físico enquanto vai resolver suas tarefas do dia a dia.

Para fomentar essa prática, a prefeitura de São Paulo apresentou o Plano Cicloviário da Cidade, com requalificação (manutenção das faixas existentes) de 310 Km de ciclovias e a entrega de 173 km de novas vias de circulação para ciclistas. 

E o melhor é que há um tipo de bicicleta para cada tipo de pessoa e necessidade:

  • se a região tiver subidas e descidas, uma bicicleta com marchas resolve esse problema.
  • caso você precise levar cargas na bike, também pode escolher um modelo com bagageiro.
  • já se prefere uma bicicleta leve e pequena, pode ter uma dobrável e levar para onde quiser  com você.

Quer aproveitar a praticidade da bicicleta, mas sem fazer nenhum esforço? O que mais há no mercado atualmente são bicicletas elétricas, que oferecem uma autonomia de viagem mais do que suficiente para você usar sem precisar recarregar o tempo todo. São discretas, ágeis e super silenciosas, uma ótima opção para viver em São Paulo sem carro.

Aproveite a economia compartilhada

O conceito de economia compartilhada nos dá acesso a diversas coisas sem que precisemos, necessariamente, comprá-las.

Por exemplo, se você não tem bicicleta, procure saber se não há estações de bicicletas compartilhadas próximo da sua casa.

Os aplicativos de carona também são uma ótima opção para quem precisa usar um carro em algum momento. Quem não conhece o Uber? Este acabou sendo o app mais famoso, mas há mais de 20 alternativas para você escolher. 

Bicicletas e carros compartilhados também não deixam de ser um desdobramento de outra economia compartilhada que conhecemos: a do transporte público. 

Use o transporte público

Quem mora em São Paulo sabe como metrôs e monotrilhos são capazes de cruzar a cidade em muito menos tempo do que você faria se tivesse que ir de carro.

Nesse sentido, a economia pode ser tripla: você pode deixar de gastar com gasolina e horas no trânsito, além de não precisar de uma garagem para guardar um automóvel. O que deixa o valor dos imóveis bem mais em conta.

É por esse motivo que a Emccamp investe na construção de imóveis bem localizados, que permitem aos moradores aproveitar tudo o que há disponível em termos de mobilidade urbana, como é o caso do MOB Sapopemba.

Próximo ao monotrilho, esse empreendimento permite que você more em um local com fácil acesso a qualquer lugar da cidade sem abrir mão da qualidade de vida que você merece.

Nossas vidas são diferentes hoje em dia

A dependência do automóvel para fazer qualquer coisa é um hábito que deve perder força daqui para frente. Além da economia que qualquer pessoa faz ao não ter que arcar com todos os custos de manter um automóvel, nossa sociedade está descobrindo e redescobrindo formas de se deslocar.

Queremos ter menos coisas e que as coisas que tenhamos funcionem bem. Isso inclui nossos apartamentos, e é por isso que precisamos escolher com muita atenção os lugares onde decidimos viver. 

Na hora de fazer essa escolha, tente sempre privilegiar boas localizações. Isso vale para qualquer lugar em uma cidade como São Paulo, que tem tantos sub-centros espalhados por todos os seus bairros. Assim, você encontra tudo ao redor do seu condomínio. E, sempre que precisar, pode usar alguns dos meios alternativos que citamos.

Gostou da ideia de poder viver sem carro sem se privar de nada? Aqui na Emccamp, pensamos diariamente em como facilitar sua vida. Por isso, projetamos espaços como o MOB Sapopemba. Conheça o empreendimento e tudo o que ele tem a oferecer!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp