Para o seu lar

Como fazer uma ceia de Natal simples para a família

Compartilhe:
Imagem de destaque

Está chegando o fim do ano e todas as atenções se voltam para as festividades de Natal. É época de reunir as pessoas mais queridas de sua vida e aproveitar momentos felizes em família. 

E um dos protagonistas da noite de Natal é, sem dúvidas, a ceia! Já sabe o que você vai fazer?

O momento é de cautela e nem todo mundo está com dinheiro sobrando, mas dá para fazer uma ceia de Natal simples e que mesmo assim vai encantar todo mundo que for para sua casa

É perfeitamente possível rechear o cardápio com delícias e ainda assim não se complicar tanto na elaboração da ceia! Quer saber como? Continue a leitura!

#01 Para o prato principal

Quando pensamos na ceia de Natal, vem logo à cabeça a imagem do peru. Isso também acontece porque é o prato que está em todas as  propagandas do período de fim de ano, filmes, séries de tv e até mesmo em fotos de natais passados. 

Se você quiser sair um pouco disso e apostar em uma receita para a ceia de Natal mais simples, o que não falta são opções. Todas são tão saborosas quanto o peru e inclusive mais fáceis de comprar e preparar. Confira algumas:

Lombinho recheado com farofa

Quer impressionar todo mundo? O lombo recheado com farofa é uma receita que agrada a qualquer paladar. Para a farofa, você pode usar inclusive ingredientes como castanhas, amendoim ou nozes. Um lombo de um quilo e meio serve de 7 a 8 porções.

Paella de frutos do mar

Quer inovar na sua ceia de Natal? Por que não fazer uma deliciosa paella de frutos do mar? O melhor da paella é que você pode variar nos ingredientes e usar o que seja de mais fácil acesso na sua região. A paella não falha nunca e ainda permite que você sirva algo diferente, mas com muito estilo!

Paella vegetariana

Se a pedida é sair da carne, uma variação do prato anterior também tem tudo para fazer sua ceia de Natal brilhar! Ao invés de mariscos e outros frutos do mar, a sua paella pode ser completamente vegana. São menos calorias por porção, mais saúde para todo mundo e um festival de cores na sua mesa.

#02 Na hora dos acompanhamentos

Para os outros pratos da sua ceia de Natal simples, a imaginação é o limite. Existem opções das mais simples às mais elaboradas. A escolha fica a seu critério e disposição para surpreender seus convidados. Confira algumas receitas:

Arroz de Natal

Um prato que não falha em qualquer ceia de Natal, das simples às mais elaboradas, é o arroz natalino. Para não usar arroz branco, você pode variar e comprar integral, arroz vermelho, arroz jasmine ou arroz preto. 

Na mistura, você pode usar desde as tradicionais uvas passas até mesmo castanhas, amendoim, pistache ou sementes à sua escolha. Além disso, colocar ervilhas, milho e pedacinhos de legumes cozidos vai dar muito mais cor ao prato.

Cestinhas de salpicão

Nada melhor para fazer uma ceia de Natal simples do que apostar em receitas com sabores e texturas variados. Já ouviu falar em cestinhas de salpicão? Essa receita serve o tradicional salpicão, nas proporções de ingredientes que você gosta, em discos de massa de pastel. 

E se preferir rechear com outro ingrediente, é só liberar a criatividade. Você pode colocar hummus, algum tipo de salada, um pouco de bobó de camarão ou até mesmo creme de galinha (o famoso fricassê, que inclusive pode ser de frango, carne ou outra proteína animal).

Salada de lentilha com bacalhau

Que tal incluir um acompanhamento com um equilíbrio perfeito entre sabor, cores e nutrientes? Super fácil de fazer, cai como uma luva em qualquer ceia de Natal simples. Essa comida de origem marroquina tem conquistado fãs no Brasil e não leva mais do que uma hora para ser preparada. 

Dica extra: ao invés de uma travessa, você pode servir compotas transparentes, com uma colher de metal com um lacinho natalino, que tal?

E se quiser uma versão vegana, pode substituir o bacalhau por champignon. Funciona super bem e varia o sabor do prato.

#03 Sobremesas para fechar com chave de ouro

As sobremesas deveriam estar no topo da lista de qualquer ceia de Natal! Principalmente aqui no Brasil, onde o Natal tem temperaturas mais altas, servir algo doce e gelado é a coroação de sua festa natalina! Veja algumas bem fáceis de fazer:

Brigadeirão

O famoso brigadeiro, todo mundo conhece. Mas, você já ouviu falar do brigadeirão? Dá até para fazer umas bolinhas com granulado colorido e colocar na parte de cima, fazendo uma referência às bolas da sua decoração de Natal. 

Fica ainda mais bonito se você usar forminhas de cupcake e ao invés de fazer um bolo grande, e fornear as porções individuais. 

Torta Oreo

Para hipnotizar a todos com uma sobremesa simples de Natal, aposte na torta Oreo. A base é toda feita com pedacinhos de biscoito Oreo, misturado com manteiga, com um recheio de ganache de chocolate e cobertura de chantilly. Ou seja, resultado imbatível.

Brownie vegano de feijão

De uma textura idêntica à do brownie original mas com um sabor para lá de surpreendente, o brownie de feijão pode ser o ponto alto da sua festa de Natal

A base de feijão preto é super protéica e nutritiva. Combinada com chocolate amargo, resulta em um sabor único e em uma sobremesa que vai encantar a todos.

O Natal em família é uma das celebrações mais tradicionais do ano e vale a pena celebrá-lo com uma mesa farta e opções para todos os gostos.

O melhor é que você não precisa se complicar: é possível fazer uma ceia de Natal simples, mas que surpreenda seus convidados com pratos fora do comum.

Se você gostou das nossas sugestões e ainda está pensando em como vai decorar a festa, talvez queira dar uma olhada no post Decoração de Natal: 12 dicas incríveis para estrear o apê novo!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp