Para o seu lar

Como fazer um jardim no seu apartamento?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Plantas alegram qualquer ambiente. Colaboram para a decoração sem ter que gastar muito, levando vida e beleza para os lugares onde são cultivadas.

plantas para apartamentos de todos os tipos, das mais resistentes às mais delicadas, pequenas, arbustivas ou de maior porte. Acertando na combinação, você pode criar um verdadeiro jardim no seu apartamento e colocar toda sua família em contato com a natureza sem sair de casa.

Então, se você anda buscando ajuda para criar seu pequeno oásis particular, continue a leitura!

Entenda a iluminação natural do apartamento

Cada planta tem uma necessidade diferente de luminosidade. Algumas gostam de receber a luz do sol o dia todo. Outras, porém, precisam de mais sombra.

Nesse sentido, observe atentamente como a luz entra em seu apartamento. Quais são as áreas com maior luminosidade e as mais sombreadas?

Comece entendendo qual é a trajetória do sol, onde ele bate pela manhã, pela tarde e inclusive como ele se comporta durante o ano. 

Por exemplo: no hemisfério sul, o sol se inclina um pouco para o sul durante o verão. Ou seja, além de ser a estação mais quente do ano, todas as plantas que estejam nos ambientes para este lado vão receber sol direto, durante a maior parte do dia. 

Já as fachadas viradas para o norte são beneficiadas por insolação direta durante os meses do inverno. E, além disso, são mais sombreadas durante o final do ano, quando as temperaturas costumam subir. 

Resumindo: entender como o sol entra no seu apartamento vai lhe dar uma boa noção de como e onde seu jardim deve ser instalado, para proteger do sol ou expor as espécies escolhidas de acordo com as suas características.

Observe a variação de temperatura

Além da variação da trajetória solar durante o ano, é bom ficar ligado aos momentos mais quentes e mais frios durante o dia. 

Os ambientes virados para o leste são os mais apropriados para plantas mais delicadas, com folhagem mais sensível à luz direta do sol, já que é por onde sai o sol da manhã e a temperatura é mais branda. 

O lado leste, por ser a fachada onde o sol bate durante o entardecer, é a que acumula mais calor. É ideal para plantas mais resistentes, com folhas e raízes mais grossas e que não tenham a necessidade de serem regadas frequentemente. 

E já que estamos criando um jardim em um apartamento, também é bom ficar atento a como os outros edifícios ao redor interferem na luminosidade. Se dão sombra em algum momento do dia ou mesmo do ano, quando o sol mudar de posição.

Onde fazer o jardim?

Se você mora em um apartamento pequeno, provavelmente um dos melhores lugares para fazer o jardim é na varanda, já que é onde há mais luz e ventilação. 

E se você não tem varanda, qualquer espaço mais próximo das janelas (abaixo ou do lado) já permite que você cultive algumas plantinhas. 

Para colocar diretamente no piso, nada melhor do que usar jarros de vários tamanhos. Nos maiores, você pode inclusive plantar espécies de diferentes portes e ampliar sua flora doméstica. 

Se não quiser colocar as plantas no piso, uma boa ideia é colocar os vasos sobre outras superfícies, como a bancada da varanda, da janela, em bancos ou mesinhas. Assim, você ainda deixa o espaço livre no piso para guardar as ferramentas da horta, por exemplo.

Conheça o jardim vertical

Para quem tem pouco ou muito espaço, o jardim vertical para apartamentos é uma tendência que veio para ficar.

Idealize em sua mente: uma “parede verde”, que abriga espécies de variados tipos. 

O jardim vertical pode ser feito em praticamente qualquer lugar da casa, respeitando sempre o tipo de planta mais apropriado para áreas com maior ou menor incidência de luz natural. 

Ter um jardim vertical no seu apartamento é mais fácil do que você possa imaginar. Confira alguns tipos para fazer você mesmo:

Jardim vertical em prateleiras 

Escolha uma parede e instale várias prateleiras nela. Na parte de baixo, você pode colocar as maiores placas, onde vai ter uma maior quantidade de plantas, mais acessíveis ao alcance de sua mão. No meio, pode colocar prateleiras de várias larguras e profundidades e dar mais dinamismo à composição. 

Jardim com vasos pendurados

Além dos vasos que podem ser colocados no piso, você pode aproveitar a parede atrás deles para pendurar outros. Alguns tipos de vasos são especialmente pensados para isso e já vêm com sua estrutura preparada para aguentar o peso e com furos para parafusos ou ganchos.

Jardim de pallets

Os pallets são ideais para fazer jardins de apartamento. São resistentes e dão aquele aspecto mais rústico e natural ao lugar onde você vai ter suas plantas. 

Para ter um jardim vertical de pallets, encontre ou compre alguns e instale diretamente na parede. Como eles são abertos (ou seja, há espaço entre as madeiras), você pode ir pendurando vasos de diferentes tipos e jogar com a composição até achar a que mais lhe agrade. 

Quer ir além e contribuir para a reciclagem? Ao invés de comprar vasos para seu jardim de pallets, você pode usar garrafas pet cortadas na largura ou no comprimento e encaixá-las na parte de dentro dos paletts, sem que eles fiquem sequer à vista, já que as tiras de madeira é o que vão ficar à vista. 

E já que estamos falando de plantas em apartamento, que tal você conhecer o conceito de urban jungle? Já falamos dela em outro post, onde inclusive damos dicas de várias espécies de plantas resistentes que se adaptam bem aos interiores. 

O que achou das nossas dicas de hoje sobre jardins para apartamento? Naturalmente, o que comentamos aqui são somente sugestões, você mesmo pode ir encontrando formas diferentes e criativas para a sua casa. 

E por falar em criatividade, já pensou em “brincar” com as cores do seu apartamento? Conheça a cromoterapia em ambientes!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp