Para o seu lar

10 dicas para você mesma fazer os enfeites para árvore de Natal

Compartilhe:
Imagem de destaque

Com o Natal chegando, já começa a expectativa sobre a decoração, certo? Árvore, guirlanda, toalha de mesa, anjos, papai noel, tudo isso passa a fazer parte do nosso dia a dia. Mas nem sempre temos orçamento disponível para comprar todos esses itens. Este é o seu caso? Então você chegou ao lugar certo. Trouxemos 10 dicas de enfeites natal para você mesma fazer. Confira!

#01 Faça origamis de Natal

Os origamis foram criados no Japão e são bastante tradicionais na cultura deste país. Eles conquistaram o mundo porque são maneiras fáceis e bastante criativas de representar animais, flores, árvores e muitos outros elementos, inclusive os natalinos.

Essa técnica consiste em dobrar papel de maneira que ele tome a forma de um cisne, uma cegonha, uma bola, um sino ou uma árvore, por exemplo. A técnica do origami não exige uso de cola, apenas o tamanho de papel certo e a dobradura.

Em relação aos enfeites para árvore de Natal, você pode fazer bolas, estrelas, sinos, anjos e outros elementos que considere que têm tudo a ver com a sua decoração.

Caso você ainda não tenha uma árvore de Natal para decorar seu apartamento, dá para criar uma de origami também. Veja só neste vídeo:

No Pinterest, você encontra centenas de exemplos de origamis natalinos para deixar sua decoração incrível. Folhas, flores, balões, diamantes, papais noéis e até presépios inteiros podem ser criados a partir dessas dobraduras.

Quando o Natal passar, basta guardar seus enfeites natalinos de origami em caixinhas bem protegidas e usá-los no próximo ano!

#02 Use técnicas de corte e colagem

Já que acabamos de falar do uso do papel, que tal ir além dos origamis e criar outros tipos de enfeites para árvore?

As matérias-primas são bem acessíveis: você só vai precisar de diferentes tipos de papel e algumas ferramentas encontradas em qualquer casa, como tesoura, cola e barbante, entre outras. 

Você pode criar autênticas renas de Natal, por exemplo. Para confeccioná-las, você vai precisar de papel marrom e algumas canetas hidrocor, além de uma tesoura e um pouco de cola.

A partir do molde, você pode criar quantas renas quiser. Depois de cortar o papel, basta colorir o nariz da rena, desenhar seus olhos e boca e montá-la. Usando a mesma técnica, você pode criar um papai noel e um trenó, para deixar o cenário completo.

E que tal surpreender seus convidados? Crie cartões com árvores tridimensionais e presenteie cada pessoa com uma mensagem personalizada. Fazer cada cartão vai sair super barato e você ainda vai ter a oportunidade de dizer tudo o que sente para cada pessoa especial na sua vida!

#3 Crie pingentes de feltro

Você pode enfeitar a árvore de Natal com renas, bonecos de neve, papais noéis, entre outros elementos, feitos de feltro.

O feltro é uma espécie de tecido, que pode ser facilmente recortado e colado ou então costurado. Aposte no que for mais simples para você e, de quebra, possa envolver outras pessoas da família.

#4 Laços

Uma maneira simples e barata de enfeitar sua árvore de Natal é colocando laços. Vá até o armarinho mais próximo da sua casa e compre rolos de fitas vermelhas, douradas ou prateadas, por exemplo.

No centro de cada laço, você pode colocar um sininho ou então uma lantejoula, para dar aquele brilho especial.

#5 Festão

O festão é um coringa nas decorações de Natal. Ele pode ser usado em guirlandas, janelas e também na árvore de Natal. Seja em torno dela ou ao pé, para esconder a base, ele é um elemento indispensável.

Você pode optar por festões vermelhos, dourados ou prateados, mantendo as cores mais usadas nesta época do ano, ou então apostar no azul, rosa e amarelo, dando aquele toque mais quente à sua decoração.

Aproveite garrafas pet, lã, fios coloridos, papel crepom ou celofane para confeccionar seus próprios festões.

#06 A estrela da sua árvore de Natal

A estrela é o ponto alto da decoração de Natal. Quando ela é colocada no topo da árvore, significa que está tudo pronto para celebrar esse momento especial.

Para fazer a sua própria árvore, você pode recorrer às técnicas que citamos de dobragem ou mesmo fazendo origamis, mas também pode usar outros materiais e combinações que vão fazer sua estrela brilhar!

Por exemplo: você pode colar vários palitos de picolé para criar uma estrela ou mesmo usar raminhos de plantas. No primeiro caso, aproveite para colar algumas folhas neles, cobrindo a estrutura. o resultado fica mais ou menos assim:

Outra opção é criar uma estrela usando garrafas pet. Dá até para colocar luzes dentro dela! Confira o vídeo:

#07 Presépio

Para complementar o cenário da árvore, é possível criar um presépio com diversos elementos. O que não faltam são opções. 

Você pode fazer um presépio em um terrário e colocar ao pé da árvore, por exemplo. Para tanto, você vai precisar de um vidro grande, em que possa inserir as figuras do presépio.

Também é possível montar um pequeno cenário com EVA (espuma vinílica acetinada) ou com cartolina. Veja algumas sugestões de presépios de papel e inspire-se!

#8 Neve

Embora estejamos no hemisfério Sul e seja verão nesta época, nada impede de emprestarmos a neve do Natal do hemisfério Norte.

Nesse sentido, você pode usar uma manta de fibra branca para simular o chão repleto de neve. Para completar o cenário, use pedaços de algodão nos galhos da árvore.

#9 Tapete natalino

Caso não queira simular neve, você também pode usar um grande tapete de tecido vermelho sob a árvore de Natal. O tapete pode ser crochê ou tecido, bordado ou enfeitado com figuras natalinas. Dá para usar figuras como Papai Noel, renas, flocos de neve, entre outras.

Se quiser fazer o tapete de papel, é possível desenhar um círculo grande e fazer colagens de elementos natalinos sobre ele. As crianças vão adorar participar dessa atividade!

#10 Presentes

Ah, que tal envolver os presentes já comprados e já deixá-los ao lado da árvore de Natal, enfeitando? Ou então, você pode envolver caixas vazias com papel de presente e criar um cenário de vários pacotes juntos, igual aos filmes da TV!

O importante é criar o ambiente de forma que tudo deixe o Natal ainda mais bonito e aconchegante.

O que achou de nossas dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos e familiares. 

Quer mais dicas? Confira dicas incríveis 12 dicas incríveis para estrear seu apê no natal! 

Com certeza tem mais gente buscando formas de tornar o Natal ainda melhor com enfeites como esses!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp