Para o seu lar

5 raças de cachorros pequenos para apartamento

Compartilhe:
Imagem de destaque

Que os cachorros conseguem conquistar um lugar em nossos corações, isso todo mundo sabe! Mas a dúvida que todos têm é se cachorro pequeno morando em apartamento, pode dar certo?

Eles fazem parte da vida de famílias inteiras, saem nas fotos mais importantes, nos acompanham a todos os lugares e definitivamente mudam nossas vidas para melhor. E como todo ser vivo, eles precisam de um ambiente adequado para seu desenvolvimento pleno e feliz.

Se você mora em apartamento, mas não tem certeza se dá para ter um cachorro sem ser em uma casa enorme com jardim, não se preocupe, a resposta é um contundente sim.

A única orientação que não podemos deixar de lado é que você  deve escolher uma raça que seja proporcional ao espaço que tem a oferecer. Ter um cachorro grande em um apartamento pequeno não é legal para o pet, que precisa espaço amplo para correr e se movimentar.

Ficou na dúvida sobre qual raça de cachorro escolher? Continue a leitura!

#01 Mestiços

Espertos, alegres e de uma fidelidade sem limites, os populares vira-latas, também conhecidos como SRD (sem raça definida), são capazes de se adaptar a praticamente qualquer tipo de ambiente, incluindo os apartamentos pequenos.

O vira-latas é uma mistura de muitas raças, por isso, é importante conhecer um pouco mais sobre ele antes de adotá-lo. Sabendo o porte dos pais, fica fácil determinar o tamanho que ele ficará quando adulto.

Outra possibilidade é consultar um veterinário, que poderá estimar o porte do animalzinho de acordo com algumas características, como o tamanho das patas.

Os SRD são pets muito ativos, com fama de serem mais inteligentes que os considerados de raças puras. 

#02 Buldogue francês

Pequeno no tamanho e gigante na inteligência, o buldogue francês é uma das raças de cachorro ideais para apartamentos.

O focinho curto é o charme dessa raça. Mas também é o principal motivo pelo qual o buldogue francês não pode ser criado fora de casa.

O encurtamento do focinho gera dificuldades respiratórias e no controle de temperatura do animal.  Desse modo, ele não pode ficar exposto a ambientes muito quentes ou muito frios.

Muito leal à família, o buldogue francês gosta de carinho, atenção e exclusividade. Isso quer dizer que ele prefere ser o único cão da casa, pois é bastante territorialista.

Em termos de cuidados, ele precisa de atenção com relação às dobrinhas do rosto, que precisam ser higienizadas com frequência, para evitar fungos e bactérias. O mesmo vale para as orelhas.

#03 Maltês

Como olhar para um maltês e não se apaixonar? Essa raça que nos acompanha desde os tempos mais antigos consegue combinar elegância e sofisticação com um temperamento super ativo e brincalhão. 

O maltês é um cão que adora ficar no colo e é bastante afetuoso, tem personalidade ativa e gentil ao mesmo tempo. Se dá bem com crianças e seu porte (cerca de 25 cm e aproximadamente 3 kg) adapta-se perfeitamente a espaços reduzidos, tornando-o uma raça ideal de cachorro pequeno para apartamento. 

Essa raça adora brincar e também é bastante corajosa. Por isso, é importante cuidar bem de seu adestramento, principalmente quando ainda filhote, para ensiná-lo a se divertir sem latir muito e a se comportar direitinho se você precisa deixá-lo muito tempo sozinho. 

#04 Poodle Toy

Queridinho de muitas famílias, o poodle toy definitivamente faz parte da rotina das casas de pessoas do mundo inteiro. Seu tamanho é inversamente proporcional à sua alegria e encanto, características que, aliadas ao seu pequeno porte, o tornaram bastante popular por aqui desde os anos 90.

Os poodles em geral são considerados uma das raças mais inteligentes do mundo. E os toy são a raça de tamanho pequeno mais inteligentes entre seu porte. Têm uma altíssima capacidade de compreensão e aprendem todo tipo de coisa super rápido. 

Em comparação com seus familiares de maior tamanho, os poodle toy são menos protetores e ciumentos. Ao mesmo tempo, são super animados quando chega a hora de brincar. Não precisam de muito exercício, o que os torna uma raça perfeita para apartamentos. 

#05 Pug

Esse pequeno personagem que sempre parece estar bufando, com sua cara enrugada e cabeça praticamente colada no corpo, é uma das melhores raças de cachorro pequeno para apartamentos.

Ter um pug é saber que você vai ser seguido o dia todo, até mesmo na hora de ir dormir. Sua personalidade única rendeu até mesmo uma participação como Frank, no filme MIB (Man in black).

Os pugs são uma raça fácil de cuidar e super afetuosos. Convivem muito bem com outros cachorros e até mesmo gatos, caso você queira ampliar e diversificar a família. 

São cães que não latem o tempo todo, reservando isso para momentos absolutamente necessários. Curtem ambientes onde não faça muito calor, precisam de pouco exercício diário (aliás, não o faça esforçar-se muito!) e são uma ótima companhia para os humanos desde a época medieval!

Cuidados especiais com cachorros pequenos

Sabia que os cães de pequeno porte costumam viver mais do que os de médio e grande tamanho? E para que eles vivam bem durante todos os anos em que vão estar ao seu lado, precisam de cuidados apropriados. 

Por exemplo, sua alimentação precisa ser composta por ração que forneça muita energia, mas sempre em volumes reduzidos. Você pode consultar seu veterinário de confiança para ter orientações sobre como alimentar seu cachorrinho.

Em relação aos exercícios, como citamos em alguns casos anteriores, não é necessário forçar seu pet além do limite. Algumas raças, como pugs e buldogues, precisa de atenção redobrada quanto ao ambiente em que são inseridos.

Lembre-se de sair todos os dias com seu animalzinho para passear no condomínio. Embora estejamos falando de cachorros pequenos para apartamento, eles também gostam de estar em contato com a natureza e outras pessoas.

Por fim, lembre-se que um cachorro vive entre 10 e 15 anos, a depender da raça escolhida. Portanto, é um compromisso de longo prazo, que você deverá honrar amando e cuidando do seu pet da melhor forma possível.

Gostou de conhecer as raças de cachorros pequenos para apartamento? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a escolherem os melhores amigos!

Conheça também nosso artigo, onde você pode conhecer os cuidados para ser ter com animais no apartamento clicando aqui.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp