Em construções de todos os tipos, os materiais usados para revestir o piso são um dos pontos mais importantes. Em primeiro lugar, porque a sua aplicação é considerada de longo prazo. Isto é, piso de apartamento não é algo que as pessoas mudam de uma hora para outra.
Em segundo, o material usado para revestir o piso de nossos apartamentos modifica muito a forma como experimentamos cada espaço.
Por exemplo, seja em relação aos tempos de manutenção e limpeza, à sensação térmica experimentada (quando pensamos em acúmulo ou dissipação do calor), ao sentido do tato (se o revestimento é mais ou menos liso) e à aparência, tudo pode mudar muito de um revestimento para outro.
Resumindo: o piso que você escolhe para o seu apartamento vai acompanhar você e sua família por muito, muito tempo, além de ter influência direta em como você vai se sentir na sua própria casa. Por isso, você precisa encontrar o melhor piso que esteja à sua disposição, sempre equilibrando qualidade e preço.
Quer saber como aliar conforto, estética e economia? Siga conosco. Vamos contar para você tudo sobre revestimentos de piso para apartamento!
Existem pisos de todos os tipos: naturais, como madeira ou pedra; e artificiais, como cimento, porcelanato, cerâmicas e laminados. Para ajudar você a entender melhor, separamos 5 alternativas. Veja o que muda de um para o outro:
Sabia que as cerâmicas fazem parte da história da humanidade e nos acompanham há mais de 7 mil anos?
Desde que o homem descobriu o fogo, ele começou a queimar argila e usá-la para os mais diversos fins. Entre eles, encontramos as cerâmicas.
São bastante versáteis e podem ser aplicadas no piso de todos os ambientes do seu apartamento.
Entre suas principais características, podemos destacar a dureza, o que torna esse revestimento um dos mais resistentes ao desgaste do uso comum de uma residência.
As cerâmicas, quando bem aplicadas, oferecem um resultado final estético bastante agradável. A variedade de modelos também é algo interessante, já que dá para encontrar diversas cores e texturas, incluindo a imitação de outros materiais, como pedra ou madeira.
Se, por um lado, os pisos cerâmicos costumam durar muito tempo, eles também apresentam o inconveniente de serem difíceis substituir.
Caso haja algum dano irreparável no seu piso, encontrar uma placa igualzinha para trocar nem sempre é fácil.
Este tipo de piso para apartamento é uma espécie de cerâmica, só que feita com materiais mais nobres.
Atualmente, o porcelanato é o material mais usado para revestimentos em todo o mundo. E certamente você deve lembrar de quando viu ou pisou nele: costuma ter medidas maiores que a cerâmica e a sensação ao toque é mais fria.
Em função de sua fórmula, o porcelanato acaba saindo mais caro que a maioria dos outros materiais que podem ser usados em pisos de apartamentos. Além da fabricação, a aplicação também requer materiais especiais e equipes especializadas para colocação.
Um dos materiais mais versáteis de todos os tempos, o cimento também pode ser usado como revestimento final de pisos em apartamentos.
Não é aquele cimento grosso do chapisco de muros ou das paredes ainda em obra. O que se usa para pisos acabados é o cimento queimado, que é bem diferente.
Entre as características do cimento queimado encontramos o baixo custo de aplicação, uma resistência ao desgaste relativamente alta e a possibilidade de aplicá-lo tanto em ambientes internos como externos. Ele também pode ser combinado com outros materiais, como pedra, madeira, cerâmica, etc.
Antigamente, era mais usado em fábricas e galpões, mas seu uso foi expandido para residências, estando mais associado à aplicação em casas de veraneio ou no campo, ou mesmo quando aplicado em paredes, na hora de decorar.
Quem não gosta de um piso de madeira? Ele traz aquela sensação de conforto e aconchego, seja no verão ou no inverno.
Os pisos de madeira podem vir em vários formatos, sendo que os mais comuns são as grandes tiras ou os conhecidos tacos.
A madeira é um dos tipos de pisos para apartamento que proporcionam mais isolamento acústico e térmico. Ela atua mantendo a temperatura interna estável, mais protegida do calor ou frio do lado de fora, o que representa uma economia de energia para quem usa ar-condicionado, por exemplo.
A única desvantagem da madeira é o preço. Não é um material barato ou mesmo fácil de aplicar. Outro detalhe que não chega a ser um problema é que a madeira demanda um melhor tratamento e cuidados.
Ela pode resistir à queda de um objeto sem se romper, mas pode ficar arranhada, prejudicando a estética do ambiente. Para que esteja sempre brilhante, é preciso aplicar ceras próprias para madeira e lustrar o piso com certa frequência.
Os laminados combinam várias das características dos anteriores, sendo um dos tipos de piso mais usados atualmente. Com uma variedade enorme de texturas e cores, os pisos laminados são de fácil instalação e manutenção.
Muito parecidos visualmente aos pisos de madeira de lei, os laminados são compostos por finas lâminas de madeira de vários comprimentos e larguras, que simulam a textura de praticamente qualquer tipo de madeira existente.
Em sua aplicação, ele não vai colado no contrapiso. É colocado sobre uma manta. Esse processo permite que os pisos laminados sejam rapidamente instalados e a obra seja bem limpa e sem inconvenientes.
O piso laminado herda o conforto da madeira e traz essa sensação de sofisticação para dentro da sua casa com um custo bastante atrativo. Ele também ajuda no isolamento acústico e na manutenção da temperatura dos ambientes. Fácil de limpar, ele é a escolha certa para quem gosta de beleza e praticidade reunidas em um só lugar.
Na hora de escolher seu apartamento novo, saber exatamente o tipo de piso que será colocado faz uma diferença enorme, não é mesmo? É por isso que aqui na Emccamp presenteamos nossos clientes com pisos laminados de primeira qualidade em todas as unidades.