Como comprar um imóvel / Educação Financeira

13º salário INSS: garanta seu novo apartamento!

Compartilhe:
Imagem de destaque

Ainda que o ano esteja acabando, sempre há tempo para realizar o sonho do apartamento próprio. E isso se intensifica com a possibilidade de investir o 13º salário inss para se aproximar ainda mais dessa conquista.

Normalmente, o 13º é concedido aos trabalhadores com carteira assinada sob o regime de contratação CLT. É um benefício garantido por lei e, na maioria das vezes, é pago em duas partes, entre os meses de novembro e dezembro.

Por isso, em nossa publicação de hoje, destacamos algumas possibilidades para você aproveitar o 13º salário 2021.

Entrada

Se você já escolheu o novo apartamento e fez as simulações de financiamento e condições, sabe que uma das etapas mais importantes é o valor da entrada. Isso porque quanto mais você conseguir garantir na entrada, menor será o valor do financiamento e de suas parcelas ao longo do processo. 

No entanto, somar um valor bom o suficiente para a entrada não é tarefa fácil. Dessa forma, é aqui que o 13º salário 2021 pode ser uma alternativa acessível para aproximar você da realização desse sonho. 

Despesas extras

Outro ponto que é preciso considerar, são as despesas extras. Além do valor da entrada, é necessário se organizar para cumprir com  as taxas e impostos. Além disso, durante o processo de compra, é fundamental registrar no planejamento os custos com registro da escritura do imóvel, Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), vistorias, certidões emitidas pelo cartório e outros serviços.

Dessa forma, o 13º salário 2021 se torna o verdadeiro aliado na hora de custear essas despesas extras sem prejudicar o orçamento do mês. Ademais, poupar esse valor também pode auxiliar ao contratar a empresa de mudança ou mesmo com as parcelas de IPTU e acelerar a sua saída do aluguel

Parcelas

Agora, para aqueles que já iniciaram o financiamento, a dica é realizar o adiantamento das parcelas. Isso mesmo! Como o imóvel só será um bem do proprietário após o quitamento de todas as parcelas que constam no financiamento, utilizar o 13º salário inss para adiantar quantas parcelas for possível, é uma maneira de amortizar o saldo devedor.

Especificamente para esse cenário, o valor extra pode ser útil para liquidar parcelas do contrato, ou ainda, reduzir o valor mensal das prestações. Logo, antes de decidir qual das opções é a melhor para o seu financiamento, converse com a instituição financeira responsável pela negociação. 

Contudo, a partir de uma simulação será possível avaliar e escolher a opção que garante mais benefícios.

Parcelas atrasadas

Mesmo com planejamento financeiro, sabemos que imprevistos acontecem e podem impactar no pagamento das parcelas do financiamento imobiliário. Isso porque ao deixar em aberto esse compromisso mensal, outras consequências surgem, como o pagamento de juros e multas.

Portanto, para evitar que transtornos maiores aconteçam, como a retomada do imóvel pela instituição financeira, aproveitar o 13º salário 2021 é a escolha ideal. Logo, com o valor extra será possível negociar os débitos em aberto, bem como aproveitar para quitar as prestações atrasadas e sair da inadimplência. 

Desse modo, você resolve as pendências, evitando que a dívida aumente, e se livra do risco de perder o recém conquistado apê dos sonhos. 

Regularização de dívidas

Além das dicas acima, também é possível destinar o 13º salário 2021 para quitar dívidas e regularizar o CPF. Isso porque um dos critérios avaliados para a aprovação e liberação de um financiamento, junto às instituições financeiras, é o nome sem restrições. 

Portanto, se você tem a intenção de solicitar um financiamento, seja qual for a instituição, saiba que é fundamental estar em dia com as dívidas, bem como com impostos na Receita Federal, evitando a reprovação do financiamento imobiliário.

Como vimos, são inúmeras as possibilidades para você aproveitar e investir o 13º salário inss na aquisição do imóvel próprio. E para tornar esse sonho real, temos empreendimentos de 2 e 3 quartos disponíveis, sob medida para você. Converse com um de nossos consultores e conquiste o seu!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp