Como comprar um imóvel / Financiamento

Entenda o que é INCC e como funciona

Compartilhe:
Imagem de destaque

Ao realizar o sonho do imóvel próprio, o foco das pessoas se mantém no acompanhamento da evolução de obras ou na escolha da futura decoração do seu novo lar. No entanto, é essencial se atentar aos índices, documentações e valores que envolvem essa conquista, como o INCC, o Índice Nacional de Custo da Construção aplicado a todas as incorporadoras e construtoras. 

Por isso, para ajudar a entender o que é INCC, como funciona e tudo o que envolve este índice que é aplicado a todas as construtoras e incorporadoras, você vai encontrar várias dicas e informações sobre isso para analisar enquanto está no processo de compra do seu apê. 

INCC: o que é?

O Índice Nacional de Custo da Construção é uma referência para orientar a compra e venda de imóveis. Logo, todo o acompanhamento da evolução de despesas nas construções habitacionais, envolvendo evolução de preço e compra de materiais, contratação de mão de obra e aquisição de equipamentos, consta no INCC.

Dessa forma, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o INCC representa um dos três componentes do Índice Geral de Preços (IGP). Portanto, ele analisa o desempenho de gastos na construção de imóveis e é cobrado para retificar os contratos de compra de imóveis, enquanto a obra está em andamento.

Atualmente, esses dados são coletados e apurados em 7 capitais brasileiras:

> Belo Horizonte
> Brasília
> Porto Alegre
> Recife
> Rio de Janeiro

> Salvador

> São Paulo

Como funciona o INCC?

Mensalmente, o INCC é calculado, considerando os orçamentos analíticos de organizações do segmento de engenharia civil. Isto é, a partir dos dados coletados nas capitais, uma média é desenvolvida, combinando o sistema de preços e o sistema de pesos.

Por isso, o cálculo é realizado de forma recorrente, já que é usado como base para o reajuste do valor dos imóveis habitacionais em construção. Além disso, o INCC deve acompanhar o aumento do preço dos materiais, mão-de-obra e matéria prima, porque são dados que causam impacto direto nas alterações ao longo da obra.

O valor mensal do INCC é publicado pela FGV até o 15° dia de cada mês e sempre reflete a inflação observada no mês anterior.

INCC X Juros de Obra

Como dito antes, o INCC é o índice de correção de todos os valores ainda devidos, até a entrega das chaves. Portanto, ele não é considerado juros. Já os juros de obra, também chamado de taxa de evolução de obra, é um valor cobrado pelo agente financiador (o Banco).

Inclusive, ele é consequência do empréstimo que a construtora faz com o banco para que o empreendimento seja financiado. Isto é, é uma taxa paga diretamente à instituição financeira e é cobrado apenas no período entre a assinatura do financiamento e a realização da individualização das matrículas, após o final das obras.

Portanto, observa-se que o objetivo do INCC é assegurar uma estatística de caráter contínuo, mensurando todos os dados mensalmente, entre o primeiro e o último dia de cada mês civil.

E onde INCC é aplicado?

O INCC é utilizado nos casos de financiamento do imóvel em construção. Isso quer dizer que, ao financiar um empreendimento na planta, o valor cobrado será a soma do apartamento e os reajustes que envolvem sua construção. 

Dessa forma, para casos de compra à vista, o INCC não incidirá e o valor não sofrerá o reajuste. Já para aqueles que oferecem uma entrada e financiam o restante, o INCC será incidido sobre todo o saldo devedor, até finalizar o pagamento, inclusive das parcelas intermediárias. 

Por isso, é importante prever uma reserva de dinheiro para ter tranquilidade na hora de pagar os valores crescentes e evitar surpresas.

Contudo, a boa notícia é que, apesar do aumento de 8,81%  no INCC, em 2020, o IGP-M, um dos índices usados para o reajuste nos contratos de aluguel, ficou em 23,14%, no mesmo período. Dessa forma, isso significa que ainda é mais vantajoso investir em um imóvel próprio e sair de vez do aluguel. 

Gostou do conteúdo? Se você já adquiriu o seu apartamento Emccamp e ainda está com dúvidas, converse com um de nossos consultores para entender melhor os detalhes sobre o INCC. E para quem ainda não realizou o sonho do imóvel próprio, temos empreendimentos disponíveis que combinam com você e sua família.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!