Como comprar um imóvel

Como comprar um apartamento ganhando pouco

Compartilhe:
Imagem de destaque

Sabemos que o sonho de conquistar o imóvel próprio é compartilhado por milhões de brasileiros e, com o cenário político e econômico em que vivemos, muitas vezes parece ser algo distante.

Contudo, há uma série de práticas que podem ser implementadas em seu cotidiano que, se forem aliadas a uma rotina disciplinada e bastante responsabilidade com suas finanças pessoais, podem te aproximar dessa conquista.

Pensando nisso, separamos algumas dicas úteis sobre como comprar um apartamento ganhando pouco. Continue a leitura do post para saber mais sobre o assunto!

Conheça seus gastos

Se você quer saber como comprar um apartamento ganhando um salário mínimo, o primeiro passo é conhecer cada um de seus gastos, caso contrário será impossível guardar dinheiro.

O fato é que só existe dois caminhos para aumentar sua reserva de capital: ganhar mais dinheiro ou gastar menos.

Se a primeira alternativa está fora de cogitação no momento, então você deverá começar a cortar despesas. Abrir mão de alguns pequenos prazeres agora, refletirá em algo muito mais significativo no futuro.

Afinal, grande parte da renda mensal familiar vai embora sem que você sequer perceba. Portanto, agora é a hora de colocar tudo no papel e identificar todos os seus gastos, para saber o que pode ser reduzido ou cortado.

Saiba exatamente quanto sobra por mês

Agora que você tem um controle maior sobre seus gastos, é mais fácil saber quanto dinheiro sobra por mês, e isso é muito importante, pois é o parâmetro que servirá como base para estabelecer a quantia que pode ser guardada para a poupança para dar entrada no seu primeiro apartamento.

Tendo conhecimento do quanto você pode guardar de dinheiro mensalmente, também é possível prever em quantos meses terá o valor necessário para dar de entrada e ainda quanto poderá pagar de prestação durante o financiamento do seu imóvel.

Invista o que conseguir poupar

Se poupar dinheiro deixou de ser uma obrigação e se tornou um hábito e você já tem uma boa quantia reservada, talvez seja o momento de ampliar suas possibilidades de ganhos. Estamos falando de investimentos financeiros.

Hoje em dia, existem muitas opções seguras e acessíveis que rendem muito mais do que a poupança. Os bancos digitais, por exemplo, fazem o dinheiro guardado obter rendimentos equivalentes ao do Tesouro Direto, para que você tenha uma ideia.

Entre em contato com o gerente de seu banco ou faça uma boa pesquisa sobre investimentos de pequeno risco e verá que o sonho de adquirir um imóvel ganhando pouco está mais próximo do que você pode imaginar.

Pesquise sobre o imóvel que você quer

Para ter chegado até este artigo, você já deve estar pesquisando como se compra um apartamento com poucos recursos há bastante tempo, não é verdade? Pois bem, inclua em suas pesquisas o tipo de imóvel que pretende adquirir.

Afinal, existem diversos aspectos que, não apenas refletem a sua personalidade — como localização, tamanho, comodidades, etc — mas que também impactam diretamente em seu preço.

Portanto, estude os bairros que você se veria morando nos próximos anos, pesquise sobre o preço do metro quadrado e tome a decisão sobre onde pretende viver.

Estude a possibilidade de financiar seu imóvel

Os financiamentos imobiliários são uma das alternativas mais populares para quem quer comprar um imóvel, mas só pode contar com um salário mínimo.

O fato de ser muito difícil guardar dinheiro o suficiente para dar entrada em um apartamento à vista, não é motivo para que você desista desse sonho.

Existem diversas instituições financeiras e bancárias que liberam crédito para aquisição de imóveis novos e usados. É possível obter essa alternativa até mesmo entrando em contato diretamente com as construtoras, que facilitam a compra de apartamentos na planta.

Conheça o Minha Casa Minha Vida

A iniciativa do Governo Federal conhecida como Minha Casa Minha Vida é uma das opções mais indicadas para quem quer adquirir um apartamento ganhando pouco, pois o subsídio é destinado a quem tem baixa renda e deseja financiar a compra de um imóvel.

De forma simplificada, o FGTS é utilizado como parte do pagamento, seja como entrada na propriedade, amortização das prestações ou até mesmo para financiar a construção de um imóvel.

O programa oferece diversos planos, destinados a famílias com renda bruta máxima de até R$ 7 mil mensais, sendo que todas alternativas contam com juros mais baixos e condições de pagamento facilitadas.

Pronto para comprar seu apartamento? Conheça os empreendimentos da EMCCAMP e escolha a sua nova residência!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp