Para o seu lar

Como fazer uma decoração sustentável no seu apartamento?

Compartilhe:
Imagem de destaque

A sustentabilidade está muito em evidência atualmente, e não é à toa. Mudar a maneira como vivemos e consumimos tornou-se imprescindível para a preservação do meio ambiente. Com isso a ideia de decoração sustentável, é super viável!

Seguindo esse raciocínio, desde os produtos industrializados até as construções de casas e prédios tiveram sua concepção alterada para causar menos impactos ao meio ambiente.

A partir dessa conscientização, nada melhor do que levar os produtos sustentáveis para dentro da sua casa, criando uma decoração sustentável.

Não sabe como? Leia o texto a seguir e veja algumas sugestões incríveis para montar uma decoração ecologicamente correta!

O que é decoração sustentável

Para responder a essa questão, primeiro, vamos entender o conceito de sustentabilidade.

Ele está ligado à preocupação com o desenvolvimento sustentável, ou seja, a capacidade de nos desenvolvermos sem promover a degradação dos recursos naturais do planeta (água, vegetação, ar, terra), tendo em vista que eles são fundamentais para a sobrevivência humana.

Dessa forma, a preservação do meio ambiente deve ser uma preocupação constante. E optar por itens de decoração sustentável é apenas uma das formas de colaborar com a causa.

Vantagens de ter uma decoração sustentável

Preservar o meio ambiente já seria uma grande vantagem para optar por uma decoração sustentável, mas ela não é a única que você terá ao adotar essa ideia. Isso porque a prática da sustentabilidade carrega em si três princípios básicos, que são:

Reduzir

Significa gerar menos resíduos para serem descartados na natureza, o que implica em consumir menos e de forma mais consciente. Em vez de usar sacolas de plástico, por exemplo, optar pelas ecobags.

Reutilizar

Jogamos muita coisa fora, muitas vezes por impulso. Por isso, toda vez que você se deparar com a vontade de jogar algo no lixo, reflita se não pode dar uma “cara nova” ou mesmo utilizá-lo de outro jeito.

Quando isso não for possível, um bom caminho é encaminhar o item para doação, pois, com certeza, haverá alguma outra pessoa que pode reaproveitá-lo.

Reciclar

A reciclagem é o tratamento adequado que se dá ao material para que ele possa ser reutilizado ou transformado em outro. Por isso, é extremamente importante fazer a separação do lixo entre o que pode ser reciclado ou não.

A maioria dos condomínios já possui repositórios específicos para cada tipo de coleta. Mas, se este não for o caso de onde você mora, cabe a você fazer essa separação em casa.

Conhecidos como os 3 R’s da sustentabilidade, essas são medidas importantes que visam minimizar o consumo e o desperdício de materiais e produtos, trazendo benefícios não só para a natureza — pois diminui o volume de lixo produzido e a extração de recursos —, mas também para o seu bolso, porque você vai gastar muito menos com a compra de novos itens para o seu apartamento ou casa.

Além disso, a maioria dos produtos feitos a partir de materiais recicláveis são muito fáceis de fazer e seguem a linha do “faça você mesmo”. Ou seja, além de beneficiar o meio ambiente, você vai exercitar sua criatividade e pode até ganhar uma graninha extra com isso.

Como fazer uma decoração sustentável

Agora que você já sabe um pouco sobre o conceito e os princípios da sustentabilidade, é hora de aprender o que isso significa na prática.

Uma coisa que precisa ficar bem clara é que, para ter uma decoração sustentável, você não precisa inventar muito. Às vezes, basta colocar uma capa bonita naquele seu sofá velho ou pintar uma mesa e pronto, seu móvel ficará como novo!

Porém, existem várias formas de trabalhar com materiais recicláveis, como latas, garrafas pet, papelão, papel, jornais e revistas velhas, pneus, madeiras, tampinhas de plástico, tijolos, entre outros, transformando o que seria considerado lixo em lindas peças de decoração! É o que você vai ver no próximo tópico.

Veja alguns exemplos do que você pode fazer com materiais recicláveis

Olha só o que é possível criar com alguns dos materiais citados acima:

Madeira

Caso tenha restos de madeira ou caixas ocupando espaço em casa, você pode reutilizá-los montando mesas de apoio ou banquinhos super estilosos. Outra ideia é fixá-las na parede e usá-las como prateleiras.

Lata

As latinhas de refrigerante ou alimentos podem ser utilizadas de diversas formas, porém, uma das mais simples é para guardar lápis ou canetas.

Mas preste atenção: não é só tirar o rótulo e lavar. Antes de reutilizá-las, você deve decorar as peças com desenhos, pinturas ou tecidos. Aí, é só usar a criatividade! 

Garrafa pet

As famosas garrafas de plástico também podem ser transformadas em vasos de flores, revestimento para hortas e muito mais!

Pote ou garrafa de vidro

Os recipientes de vidro são ideais para guardar temperos e petiscos, assim como também podem ser transformados em luminárias, dando um toque especial à sua decoração.

Pneus

Pneus velhos podem virar bancos perfeitos, desde que não estejam furados, é claro. Basta prender uma almofada ou um assento desses que podem ser comprados separadamente. Ah, e não se esqueça de pintá-los da cor de sua preferência.

Tijolos

Estes é mais um exemplo de material que pode ser reaproveitado como prateleiras ou nichos, a fim de organizar itens na sala, no quarto ou na cozinha. Dá até para fazer um sofá de alvenaria.

Papelão

O papelão é outro material bastante versátil, que pode ser considerado para confecção de vários objetos: de móveis à porta-retratos, ou até ser reaproveitado como caixa mesmo, para guardar livros, cd’s e outros materiais.

Como você deve ter percebido, para fazer uma decoração sustentável no seu apartamento é muito simples: basta ter criatividade e vontade de fazer. Com essa atitude, você ajuda o planeta e ainda deixa o seu ambiente mais alegre.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos e espalhe essa ideia!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp