Para o seu lar

Como conciliar trabalho e família em tempos de isolamento social

Compartilhe:
Imagem de destaque

Até pouco tempo atrás, trabalho e família tinham seu lugar e hora em nossas vidas. Desde acordar cedo, ir para o trabalho, passar o dia fora até voltar para o conforto do lar no final do expediente. Nossa rotina funcionava como um relógio.

De repente, toda essa estrutura que criamos para vencer o dia a dia simplesmente desapareceu. De um momento para outro, trabalho e família passaram a existir no mesmo lugar e ao mesmo tempo.

O isolamento social poderia não ser um problema se durasse pouco. Mas já vimos que os meses vão passando e precisamos seguir com nossas obrigações. Mas como conciliar trabalho e família? 

É o que você confere neste post. Continue a leitura!

Conciliar família e trabalho: é possível?

Família e trabalho não são opostos, mas participam de universos diferentes. E, por mais que agora tudo isso esteja coexistindo no mesmo lugar, talvez a solução seja continuar mantendo cada coisa em seu lugar e hora.

Somos indivíduos, mas compartilhamos momentos com outras pessoas. Dar espaço para a individualidade e também para o coletivo é a chave da conciliação entre trabalho e família.

Imagine separar sua vida em dois mundos: um pessoal e outro compartilhado, só que tudo no mesmo lugar.

Tempo pessoal

Manter a independência do seu tempo pessoal é fundamental. Uma vez que você defina seus momentos, pode aproveitá-los como for melhor.

Na hora de trabalhar, converse com sua família como é importante que você não seja interrompido, por mais que exista a tentação de conversar sobre alguma coisa. Se você puder dispor de um espaço isolado, melhor ainda.

Seu lazer pessoal também é muito importante. Nem tudo que tenha a ver com momentos de relaxamento precisa ser feito em grupo. Neste sentido, também vale o diálogo e o entendimento. 

Lembre-se: o respeito pelo espaço de cada um precisa ser uma via de mão dupla. Se você espera que não interrompam seus momentos, também não interfira nos momentos dos entes queridos mais próximos.

Momentos coletivos em família

Aqui, chega a hora de desligar-se do mundo do trabalho e pensar em grupo. Para conciliar trabalho e família, é fundamental que o coletivo também tenha seus momentos.

Por exemplo, o planejamento financeiro familiar da sua casa era feito somente por uma pessoa? Essa pode ser a hora de incluir mais membros nesse processo e conscientizar a todos da importância do controle financeiro.

Mesmo que seja hora de fazer atividades juntos, também pode ser estabelecida uma separação de tarefas, como na hora de cozinhar. Enquanto uma pessoa preparada os alimentos outra lava a louça e põe a mesa. Convém analisar o que cada um pode fazer, envolvendo até as crianças pequenas.

E que tal reinventar o uso do seu espaço e procurar atividades coletivas novas, divertidas, e por que não dizer, mais saudáveis? Vocês podem aprender como fazer uma horta de temperos e envolver toda a família na iniciativa. 

Conciliar trabalho e família é, na verdade, uma tarefa que exige encontrar a harmonia entre ter tempo para si mesmo e dedicar tempo ao coletivo. A vida mudou, e temos que aprender a viver de forma diferente. 

Se quiser aprofundar ainda mais seus novos conhecimentos em tempos de isolamento social, não deixe de conferir nosso artigo sobre organização da casa com hábitos simples. Nele, você também encontra boas dicas para toda a família!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp