Como comprar um imóvel

Como comprar seu primeiro apartamento em 2021

Compartilhe:
Imagem de destaque

Então você decidiu dar esse grande passo na sua vida e comprar seu primeiro apartamento em 2021? Seja bem-vindo ao artigo de hoje! Criamos este conteúdo exatamente para você, que não vê a hora de ter um lugar para chamar de seu!

Primeiro, é preciso estar atento a alguns pontos para não se arrepender depois. Mas saiba que, com conhecimento e organização, tudo indica que o sonho da casa própria está mais perto do que você imagina!

Neste post, vamos dar dicas sobre o que é preciso levar em consideração na hora de comprar seu primeiro apartamento em 2021. Vamos falar da escolha do imóvel aos tipos de financiamento existentes no mercado, sem esquecer de que uma boa dose de planejamento financeiro pode te ajudar nesse caminho. 

Vamos direto ao ponto? Siga com a leitura!

Como escolher seu apartamento novo? 

Com tantas opções no mercado, como escolher o melhor imóvel para investir? Afinal de contas, há vários aspectos que você precisa considerar: do preço às formas de pagamento, passando pela localização e tipo de imóvel, todos os pontos precisam ser muito bem pensados para não se arrepender depois. 

Em primeiro lugar, o que o seu estilo de vida pede? Quais são seus hábitos e necessidades de deslocamento? Quando pensar em comprar seu primeiro apartamento, o seu imóvel novo precisa ser seu aliado no dia a dia, facilitando a sua vida.

Por exemplo, se você perceber que há uma divergência muito grande entre o tamanho de um imóvel que você viu e o preço pedido, é bem provável que exista alguma “pegadinha” na oferta. Entre outras coisas, não deixe de conferir quais são os melhores bairros para procurar seu apê novo.

Outra coisa importante é procurar novos modelos de habitação, não se limitando a buscar só casas e condomínios de um só prédio. Hoje em dia, já existem propostas que buscam equilibrar os prós de morar em edifícios com a liberdade espacial típica das casas.

Essas iniciativas se chamam bairros planejados e combinam vantagens de vários tipos, como estas:

  • Localização privilegiada: o que falamos acima, sobre os melhores bairros para morar, é uma das características dos bairros planejados. Neles, as incorporadoras sempre apostam em lugares perto de serviços, vias de fluxo rápido e ainda assim com a tranquilidade que você precisa ter.
  • Distribuição dos edifícios: nesses condomínios, os prédios estão dispostos de tal forma que há espaço suficiente entre cada edificação para que exista circulação de ar, privacidade e uma boa orientação das unidades em relação ao sol. 
  • Sustentabilidade: os bairros planejados costumam ter serviços de coleta seletiva de resíduos, controle individual de consumo de água e presença de áreas verdes totalmente à disposição de seus moradores. 
  • Segurança: uma das maiores vantagens de morar em um bairro planejado é saber que você pode estar em paz, o tempo todo. Como já são pensados para a implantação de sistemas de segurança, sua tranquilidade está garantida pelo perímetro controlado, ruas iluminadas e tecnologia de monitoramento.

Na hora de pensar em comprar seu primeiro apartamento, também é comum ficar na dúvida se é melhor ir por um apartamento novo ou usado. Aqui, é importante considerar não só a unidade, e sim as conveniências, como espaços de lazer, áreas externas, entre outras, mais comuns em apartamentos novos. 

De fato, a possibilidade de desfrutar os seus tempos livres fora do apartamento, mas ainda assim dentro de uma área de contenção separada do resto da cidade, é uma tendência habitacional. Você compartilha só com seus vizinhos do condomínio. 

Planejamento financeiro é tudo

Nunca é tarde para falar em uma das coisas mais importantes na hora de pensar em comprar seu primeiro apartamento: é hora de aprender a lidar com o dinheiro e desenvolver uma cultura da economia. O sonho da casa própria é algo que pede que você saiba primeiro planejar suas finanças.

Uma das dicas é começar a poupar todos os meses. Seja qual for a sua renda, para comprar um imóvel você tem que dedicar uma parte do seu salário a esse objetivo. O ideal é guardar aproximadamente um terço mensalmente para dar a maior entrada possível.

Além da economia mensal, uma boa ideia é se organizar para guardar o décimo terceiro. Sabemos que o fim do ano está chegando e a tentação de se permitir alguns luxos está bem ativa no seu pensamento, afinal, é um dinheiro extra que só entra a cada 12 meses. Mas resista à tentação, invista no seu apê!

De fato, o ideal é controlar seus gastos atuais e saber para onde o seu dinheiro está indo todos os meses. É bem provável que, depois de um certo período acompanhando como é gasto cada centavo, você perceba onde pode gastar menos e até mesmo o que pode ser diretamente eliminado das compras.

Uma boa maneira de garantir sua saúde financeira e comprar seu primeiro apartamento em 2021 é optar por construtoras que parcelam o valor da entrada. Desse modo, você tem mais tempo para se organizar financeiramente e garantir que seu sonho seja realizado!

Entenda todos os tipos de financiamentos imobiliários

O tipo de financiamento que você vai escolher não é algo menor. É como um casamento, que vai acompanhar você por anos. Ou seja, é bom saber exatamente com o que você está se comprometendo, quais são as condições e o que isso vai demandar de você. 

O lado bom é que agora é um excelente momento para investir em um imóvel. A taxa de juros está em patamares bastante mais baixo do que há alguns anos e isso tem impacto direto nos juros que são cobrados pelas instituições financeiras na hora de financiar seu imóvel novo.

O antigo programa MCMV (Minha Casa Minha Vida), que agora se chama Casa Verde Amarela, ainda é uma das melhores opções para famílias de baixa renda. Agora, o programa foi atualizado e mudou suas faixas e abrangência. Você pode conferir tudo neste outro artigo nosso.

Há vários tipos de financiamento disponíveis, além dos programas do governo. Em cada um deles as parcelas são pensadas de forma diferente. Uns permitem pagar mais no começo do plano, outros começar com parcelas menores. Por isso é importante pesquisar sobre todos os aspectos do financiamento imobiliário antes de comprar seu primeiro apartamento. 

Se você conseguir organizar suas finanças, escolher um bom  financiamento e encontrar um imóvel que caiba no seu bolso, não há nada que impeça você de ter sua casa própria! Aliás, aproveite para conhecer os empreendimentos da Emccamp!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp