Para o seu lar

Como aproveitar melhor o espaço na sala de apartamento pequeno?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Visitas, descanso, lazer, trabalho. Essas e outras atividades são feitas por nós diariamente neste espaço tão importante de qualquer casa: a sala. Mas como aproveitar ao máximo o espaço quando o nosso  apartamento tem a sala pequena?

Para sua sorte, já faz algum tempo que estamos falando sobre dicas de aproveitar espaços reduzidos e transformá-los em ambientes funcionais. Primeiro, falamos da cozinha, depois fomos a fundo nas lavanderias de apartamentos pequenos.

Se você leu os outros artigos, percebeu que tudo é possível. E com as salas não poderia ser diferente. Quer ver como deixar seu apê fantástico, mesmo que sala de apartamento seja pequena?

Continue a leitura!

Menos é mais!

Essa máxima da arquitetura modernista nunca foi tão atual como quando aplicada em ambientes pequenos. Para aproveitar melhor sua sala, seus móveis devem ser pensados na mesma proporção da área deste ambiente. 

Ou seja, nada de comprar um sofá de 4 lugares ou uma mesa para 8 pessoas se a sala do seu apartamento é pequena ou reduzida. Mas, se você faz questão de ter algum mobiliário um pouco maior do que o comum, é possível que tenha que abrir mão de outros, já que eles vão competir pelo espaço.

Pense o seguinte: do que você realmente precisa? Quantas e quais são as pessoas que vão morar na casa e quantos lugares são necessários criar para que a sala de estar seja aproveitada por todos ao mesmo tempo? Quais são os eventos que você costuma celebrar?

Em todos estes casos, o ideal é não concentrar o uso em um só móvel grande. Você pode ter outros de suporte, que sejam multifuncionais.

Assim, quando mudar o uso do espaço, as peças do mobiliário também podem ser aproveitadas de outras formas ou até mesmo guardadas.

Vamos fazer o seguinte? Que tal analisar os principais móveis da sala para ver o que pode ser feito?

Sofá, o rei da sala

Pode até ser que você não queira o tradicional sofá quando for mobiliar sua sala. Mas com certeza vai usar alguma alternativa para sentar e receber amigos, ver televisão, estudar ou até mesmo trabalhar, no caso daqueles que fazem home office

Se você for dos que opta pelo sofá, o ideal é comprar um com no máximo dois lugares. Melhor ainda se for um sofá-cama, assim você pode receber visitas e oferecer um lugar confortável para que as pessoas passem a noite. O bom é que há todo tipo de modelo e alguns sofás-cama parecem idênticos aos tradicionais.

Certo, mas e as outras pessoas? Bom, aqui entram em jogo os móveis de suporte, que citamos antes. Uma espreguiçadeira fica linda, pode ser movida com facilidade e é ideal para leitura ou para ver televisão. Como complemento, você pode comprar uma cadeira, um puff ou até mesmo bancos.

Quer ir além? Já pensou em ter uma rede na sala? As redes são super leves, não ocupam superfície no piso e você pode armar e desarmar quando quiser. O mais legal da rede é que você só precisa instalar os armadores. Inclusive, se você instalar em diferentes pontos, pode ter variações do lugar, no mesmo ambiente.

Mesa de jantar (ou de trabalho)

No começo do artigo, falamos que não dava para comprar uma mesa com muitos lugares, lembra?

Bem, se você realmente fizer questão de receber muitas pessoas à mesa, não se preocupe, alguns modelos são retráteis. Você “expande” o móvel de acordo com o uso e depois volta ao tamanho reduzido. 

Em salas de apartamentos pequenos, o ideal é usar mesas com estruturas leves e com a parte superior de vidro. Além disso, a transparência do vidro não “pesa” no ambiente, e dá uma maior sensação de continuidade. Se quiser levar o uso do espaço ao máximo, tem até modelos dobráveis, que se ocultam na parede!

Portanto, se você estiver em busca de um apartamento com cozinha integrada, melhor ainda. A mesa pode estar incorporada à bancada que divide a sala da cozinha, criando um volume multiuso que tanto serve para comer como para dar suporte às tarefas da cozinha. 

Mais soluções para salas de apartamento pequeno

Pequenas prateleiras ou nichos ficam super bem em salas pequenas. Você pode instalar em lugares estratégicos, como ao lado da porta, ao redor da televisão, perto da mesa de jantar ou até acima do sofá. Em cada um você pode distribuir objetos de uso cotidiano ou decorativos.

Por exemplo, no nicho ou prateleira perto da mesa, dá para colocar taças, copos de bebidas, xícaras de coleção, entre outros objetos usados na hora da comida. Aí também podem ir o moedor de pimenta, centros de mesa e qualquer coisa que seja útil na alimentação. 

Da mesma forma, quando pensamos na mesa de centro, opte por modelos compactos. Elas não são necessárias para muitas tarefas da rotina e servem mais de suporte quando recebemos visitas ou estamos sentados no sofá.

Uma dica é usar mesinhas de centro com dois níveis, assim você usa a parte de baixo para colocar objetos. 

Em outras palavras, se a sala do seu apartamento for pequeno, com essas dicas dá para aproveitar cada espaço!

Por último, e não menos importante, vem o televisor. Por exemplo,  hora de pensar onde colocá-lo em salas de apartamento pequeno, uma saída interessante é instalar o equipamento na parede. Há suportes articulados que permitem girá-lo em várias direções, dispensando o uso de um móvel específico para isso.

Pense sempre antes de comprar um móvel e na hora de decorar seu ambiente. Uma boa dica é medir tudo antes de comprar.

Veja quantos metros o espaço tem e tente não colocar o mobiliário colado um ao outro, deixando sempre espaços de respiro entre um móvel e outro. Isso facilita a limpeza e deixa o ambiente mais leve!

Um ambiente tem que ser planejado com carinho para que tudo fique exatamente como você sonhou. É por isso que aqui na Emccamp pensamos em tudo, desde o espaço até os usos que você pode dar.

Em resumo, comece a sonhar com seu apartamento novo e confira nossos empreendimentos e fale com nossos consultores!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp