Como comprar um imóvel / Educação Financeira / Financiamento

Benefícios para o funcionário público na compra de imóveis

Compartilhe:
Imagem de destaque

Você é funcionário público e está pensando em sair do aluguel e adquirir um imóvel próprio? Saiba que você tem muitos benefícios para fazer um financiamento em relação a outros compradores na compra de casa ou apartamento. Isso acontece porque, diferente dos trabalhadores contratados ou autônomos, os servidores públicos têm uma rotação menor em seus cargos. 

Com a estabilidade no emprego e a capacidade de pagamento garantida em cada parcela, o financiamento para funcionário público se torna muito mais simples, pois, assim, os bancos evitam a temida inadimplência.  

Então, não deixe de conferir esse artigo para saber como funciona o financiamento e quais os benefícios um funcionário público pode ter na hora de fechar a compra do imóvel.

Como é feita a análise de crédito?

Primeiramente, para solicitar um financiamento imobiliário, o servidor público, assim como o trabalhador formal ou informal, precisa passar por uma análise de crédito feita pela instituição que vai conceder o financiamento.

Contudo, essa análise geralmente é muito mais fácil de ser aprovada para funcionário público que precisa apenas apresentar um comprovante do seu salário ao banco. Como explicado anteriormente, isso ocorre devido a uma maior estabilidade no emprego e, em geral, recebem bons salários.

 Assim, apenas a comprovação de renda já é uma garantia para o banco de que não haverá atrasos ou inadimplência no pagamento das parcelas. Outro fator que contribui ainda mais para a segurança da instituição financeira é a possibilidade de as parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamento do servidor.

Vale lembrar que o valor a ser descontado não pode ser maior que 30% da renda do funcionário público. Dessa forma, se o preço para a compra do imóvel está muito alto para o seu bolso, considere compor a renda com algum familiar, por exemplo.

O que mais é levado em consideração para a aprovação?

Além da comprovação de renda, são avaliados outros quesitos como a constância de pagamento em órgãos como o Serasa ou se a pessoa tem o famoso “nome sujo” em algum banco ou loja. Também ocorre uma avaliação jurídica do vendedor e do imóvel que o comprador tem interesse.

Quais as vantagens do financiamento para funcionário público?

Agora que você já sabe como funciona o processo de financiar um imóvel, vamos falar sobre os principais benefícios do servidor ao garantir um imóvel próprio.

  • Maior possibilidade de crédito

Atualmente, os bancos permitem o financiamento de 80 a 90% para os servidores públicos, valor maior em relação aos outros funcionários

  • Taxas de juros mais atrativas

Outro fator importantíssimo é que as taxas de juros para esses funcionários costumam ser mais baixas. Por exemplo, na Caixa e no Banco do Brasil, o servidor pode conseguir a taxa mínima de juros (apenas 8% ao ano pré-fixado).

A Caixa ainda tem uma linha de crédito específica para a Poupança Caixa, em que a taxa de juros é variável conforme o rendimento e perfil do solicitante.

Já se você é conveniado ao Bradesco ou Santander, também consegue taxas de juros atrativas que dependem da sua área de atuação e setor.

Portanto, a dica aqui é avaliar as diferentes opções de financiamento para decidir qual se adequa mais ao seu perfil.

  • Prazos mais longos para o pagamento

É isso mesmo. Como os bancos acabam ficando mais “tranquilos” em relação ao recebimento das parcelas, o prazo para pagamento delas também é maior para os servidores.

Simule o valor do financiamento

Após avaliar as opções de financiamento das diferentes instituições concedentes, faça uma simulação para verificar quais são as possibilidades de pagamento (valor das mensalidades e valor de entrada).

Além disso, também é importante comparar o tempo de aprovação de crédito e os documentos necessários em cada instituição. Assim, você agiliza o processo de aprovação e da conquista do imóvel próprio.

Depois de avaliar o valor do financiamento, você também pode fazer uma simulação no site da Emccamp e descobrir em poucos minutos o valor da parcela para o apartamento que você procura, podendo até mesmo usar o valor do FGTS para reduzir o valor de entrada. 

____________________________________________________

Deu para notar que o financiamento para funcionário público é fácil e prático. Agora que você já sabe quais são os benefícios para os servidores garantirem o financiamento do imóvel, aproveite para conferir os motivos para escolher um apartamento da Emccamp ideal para você e sua família.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp