Emccamp

Nem grande, nem pequeno. Na medida certa para famílias menores, que valorizam espaços de convívio bem definidos, mas que também amam a privacidade. Estamos falando dos apartamentos de até 55m2.

Esses imóveis são pensados para quem quer estar perto de tudo, em um ambiente confortável e prático, que oferece todas as facilidades que um lar deve ter.

São, ainda, um excelente investimento para quem deseja comprar um apartamento para alugar e, com isso, gerar uma boa renda mensal.

Saiba quais são as outras vantagens de comprar um apartamento de até 55m2 e invista nessa ideia!

Na contramão dos microapês

Certamente você já deve ter se deparado com a publicidade de um microapê. Trata-se de um apartamento com menos de 30m2, que integra quarto, sala, banheiro, cozinha, home office, tudo no mesmo local. Existem alguns com apenas 10m2!

Embora sejam financeiramente mais baratos, os microapês servem a apenas um propósito: abrigar uma única pessoa.

Além disso, eles são planejados para quem vive fora de casa praticamente o dia todo. O que nem sempre é o caso, afinal, tem dias que você quer curtir sua casa em completo isolamento.

Outra questão a ser considerada é que, mesmo que você more sozinho, fica difícil convidar alguém para ir à sua casa e compartilhar um micro-espaço de convivência.

Não deixam de ser iniciativas interessantes, mas o mercado pode levar muito longe as tendências do momento. 

Principalmente quando pensamos em microapartamentos, para ter um ambiente minimamente funcional, é preciso investir forte em móveis sob medida, senão complica demais a vida. 

É por esses e outros motivos que a Emccamp prefere investir nos apartamentos de 55m2.

Por que morar em um apartamento de 55m2?

Em primeiro lugar, um ambiente de 55m2 comporta vários cômodos, permitindo que seu lar seja mais organizado.

Pode até ser que a sala e a cozinha sejam conjugados, mas você mantém a privacidade do quarto e, no caso de morar sozinho, pode aproveitar o segundo dormitório para fazer seu home office, por exemplo.

Os amigos são sempre bem-vindos em um apê de 55m2. Eles podem se espalhar pela sala, cozinha, corredor e quartos sem estresse e sem empurrões.

Outra vantagem de um apartamento desses é que, caso você tenha família, todos caberão sem maiores complicações. As crianças terão um quarto só para elas, a sala será um espaço de convívio familiar e o casal terá total privacidade em seu próprio dormitório.

Caso você esteja solteiro, vale a pena comprar um apartamento de 55m2 e alugar um dos quartos para um amigo. Além de ter mais espaço para si, você cria uma nova fonte de renda, capaz de ajudar no pagamento das prestações do seu apê novo.

Mais flexibilidade no projeto arquitetônico

No momento de criar o projeto do apartamento, com mais área, os arquitetos têm mais possibilidades de organizar os ambientes. Dessa forma, cada cômodo recebe a correta quantidade de luz e ventilação necessárias para construir um ambiente salubre.

Pense bem, se o apartamento for muito pequeno e houver muitos por andar, cada um vai ficar só com uma pequena parte da fachada disponível para localizar janelas e aberturas. Isso costuma fazer com que não exista ventilação cruzada e o lugar fique superaquecido facilmente. 

No caso de você querer realizar alguma futura intervenção na planta do imóvel, um apartamento com até 55m2 é mais flexível no sentido de replanejar os espaços, eliminar paredes ou semi-integrar ambientes, como é comum ser feito entre a sala e a cozinha, estilo americano. 

Em um apartamento de tamanho médio, há mais opções de distribuição dos móveis. Desse modo, é possível organizar e decorar a casa mais facilmente, aproveitando os espaços ao máximo.

Por que investir em apartamentos de 55m2?

Quem vê um imóvel como investimento para o futuro também pode ter mais vantagens ao optar pela compra de apartamentos um pouco maiores. A principal delas é a valorização do imóvel, assim como a possibilidade de vendê-lo por valores mais atrativos alguns anos mais tarde.

Portanto, se levarmos em consideração a quantidade de quartos, índices que acompanham a valorização dos imóveis para venda mostram que apartamentos com dois dormitórios tiveram uma valorização de mais de 200%. Os aluguéis desse modelo de moradia subiram mais de 100% de 2008 a 2019.

Um outro estudo também está a favor dos apartamentos de até 55 metros quadrados: há muito mais opções para você escolher. Segundo uma pesquisa da Secovi (Sindicato da Habitação), 82% das propriedades negociadas em 2018 não tinham mais do que 65m2

Além disso, os mesmos números mostram que quase a metade das unidades vendidas na faixa indicada tinham valores mais baixo de mercado, rondando a casa dos R$ 240 mil. Isso torna esse modelo de propriedade especialmente atraente para quem pode ter acesso a financiamentos do governo

Os chamados imóveis compactos também são mais aptos para as famílias modernas, segundo o IBGE. Casais sem filhos, pessoas solteiras ou divorciadas encontram neste tipo de metragem todas as suas necessidades atendidas. 

Os aluguéis por temporada também estão em alta e permitem cobrar valores por dia de uso do imóvel. Mais uma forma de rentabilizar seu investimento.

E se os turistas forem famílias ou grupos de amigos com mais pessoas, costumam procurar lugares mais amplos e com no mínimo dois quartos. 

As construtoras precisam entender seus novos públicos para oferecer soluções que atendam seus requisitos sem extrapolar no orçamento. É exatamente no equilíbrio entre custo e benefício que os imóveis de 55m2 encontram seu lugar no mercado.

Vimos que os microapês são interessantes, mas não conseguem servir para abrigar mais de uma pessoa, muito menos a uma família.

No outro extremo, apartamentos maiores costumam sair da faixa de poder aquisitivo para famílias que buscam financiamentos dirigidos à população de baixa renda.

Por isso, aqui na Emccamp, estamos sempre buscando novas formas de inovar e oferecer a você os melhores imóveis, com opções que lhe agradem e caibam no seu bolso. 

Se ficou interessado em saber mais sobre os apartamentos de 55m2, não hesite em entrar em contato conosco!

Emccamp Residencial 138 artigos publicados

Pode te também interessar

Publicado em 31/12/2020

Apartamento no primeiro andar é mais barato? Descubra!

Certamente, você já se perguntou apartamento no primeiro andar é mais barato? Na hora de comprar um apartamento, muitas questões devem ser levadas em consideração. E uma delas é a posição da sua unidade dentro do conjunto habitacional. Há quem prefira os apartamentos nos andares mais altos, devido ao isolamento acústico e uma vista mais […]

Emccamp Residencial
31 dezembro 2020
Leia mais
Publicado em 15/10/2020

O que é um bairro planejado e quais as vantagens de se morar nele?

Se planejar os lugares onde moramos não fosse tão importante, a gente não se preocupava com isso há milhares de anos. Desde mais ou menos 2600 anos a.C. já existiam povoados que buscavam organizar a forma como as cidades eram construídas. Dentre os objetivos daquela época, estava a criação de zoneamentos nos centros urbanos, por […]

Emccamp Residencial
15 outubro 2020
Leia mais
Publicado em 24/11/2021

13º salário INSS: garanta seu novo apartamento!

Ainda que o ano esteja acabando, sempre há tempo para realizar o sonho do apartamento próprio. E isso se intensifica com a possibilidade de investir o 13º salário inss para se aproximar ainda mais dessa conquista. Normalmente, o 13º é concedido aos trabalhadores com carteira assinada sob o regime de contratação CLT. É um benefício […]

Emccamp Residencial
24 novembro 2021
Leia mais
Publicado em 10/06/2022

Benefícios para o funcionário público na compra de imóveis financiados em 2024

A compra de um imóvel é um dos maiores sonhos de muitos brasileiros, e para o funcionário público, esse sonho pode se tornar mais acessível graças a uma série de benefícios exclusivos. Neste artigo, vamos explorar detalhadamente os benefícios que os funcionários públicos podem obter ao financiar a compra de um imóvel, destacando as vantagens […]

Emccamp Residencial
10 junho 2022
Leia mais
Publicado em 05/04/2022

Averbação de imóvel: Entenda tudo sobre o assunto!

Ao comprar ou vender um imóvel é importante estar atento a legislação de registros públicos  para não ter maiores problemas sobre o assunto. Um dos pontos chaves da legislação nesse processo é a averbação de imóvel.  A maioria das pessoas não sabe como funciona a averbação de imóvel. Dessa forma, se você é proprietário e […]

Emccamp Residencial
05 abril 2022
Leia mais
Publicado em 22/12/2021

Como ter um planejamento financeiro eficiente para compra de imóveis

Quando o assunto é comprar um imóvel próprio, a primeira coisa que vem à mente é o planejamento financeiro, não é mesmo?! E não poderia ser diferente. Isso porque planejar como será a realização desse sonho é fundamental para alcançá-lo. Foi pensando nisso que selecionamos alguns caminhos possíveis para você começar a pensar nos detalhes […]

Emccamp Residencial
22 dezembro 2021
Leia mais