Para o seu lar

Móveis planejados para cozinha e banheiro: um guia para deixar seu apê fantástico!

Compartilhe:
Imagem de destaque

Não importa se você tem um banheiro grande ou pequeno, uma cozinha quadrada ou comprida: os móveis planejados são o caminho para deixar qualquer lugar mais bonito. E mais do que isso: prático e funcional.

Já que todo o projeto está integralmente feito de acordo com as necessidades e medidas do espaço, os móveis planejados para banheiro ou cozinha são capazes de se adaptar à qualquer situação e aproveitar cada centímetro disponível. Muito diferente dos móveis prontos, que nem sempre ficam tão bem como esperado. 

Exclusividade também é uma das palavras de ordem na hora de apostar em um projeto de móveis planejados. E não estamos falando só no sentido de ser diferente, mas  também de ter suas necessidades plenamente atendidas. 

Mas, como tornar isso realidade? É o que você vai conferir neste post. Continue a leitura!

Primeiro, o projeto

O lado bom de planejar qualquer coisa é ter algo que funciona segundo suas necessidades. E quando o assunto é móvel para banheiro ou cozinha, vale o mesmo.

Tanto em um ambiente como no outro, a localização de todos os objetos que você quer guardar seguem uma lógica. 

Mas, para que isso aconteça, é preciso antes entender muito bem como é o uso destes espaços no seu apartamento. Você tem muitas coisas? Poucas? Gosta de ter tudo mais à vista ou é mais fã de projetos com soluções embutidas e onde não se vê nada exposto, a não ser os móveis?

Tudo isso é importante, e a primeira dica quando for pensar em um projeto é: cuidado com as fotos que você viu de lugares decorados. Por mais que pareça tudo maravilhoso, essa foi a solução de outro ambiente, não do seu. Assim, pode usar de referência, mas lembre-se que o melhor para você pode ser diferente. 

Em seguida, já podemos pensar no projeto. Inicialmente, você vai precisar fazer um levantamento do espaço onde serão criados os móveis.

Piso, paredes, alturas e espaços, tudo tem que figurar no papel. Fazer móveis planejados, seja para cozinha ou para banheiro, necessariamente implica em desenhar um projeto. 

Agora que você já tem a planta dos seus ambientes, chega a hora de pensar em suas necessidades. O levantamento agora é feito sobre tudo o que você tem e precisa encontrar um lugar para guardar e sobre tudo o que você ainda quer adquirir. 

Pensar no futuro é uma forma de fazer seu espaço funcionar por mais tempo. Se você ainda quer comprar um micro-ondas, por exemplo, isso tem que figurar no projeto.

Você mora só, mas vai conviver com mais gente? Inclua essa ideia na hora de pensar nos móveis para guardar roupas de banho e itens de higiene.

Para planejar seus móveis da cozinha ou do banheiro, você pode escolher dois caminhos: fazer o projeto você mesmo, levar a um marceneiro e acompanhar a fabricação e instalação, ou contratar um arquiteto ou designer de interiores. 

Agora, que tal ver alguns materiais e soluções para você escolher melhor quando estiver fazendo o projeto?

Depois, os móveis

Os materiais que você vai utilizar nos seus móveis planejados são tão importantes como as soluções que você vai escolher.

Isso afeta na durabilidade, aspecto e até mesmo na manutenção diária. Além de, naturalmente, terem um impacto direto no orçamento do seu projeto. 

Tipos de placas

Entre as  placas mais usadas na atualidade para confeccionar móveis para cozinha ou para banheiro, encontramos o MDF e o MDP. São duas alternativas ecologicamente mais corretas do que o uso de placas de madeira maciça, permitem um melhor acabamento e saem mais em conta. 

O MDF ganhou espaço depois que a alternativa anterior à madeira, o aglomerado, entrou em desuso por pouca resistência apresentada à umidade. MDF significa algo como “fibra de densidade média”, e é composto por placas de fibras de madeira com aditivos  e resinas. 

Também há uma alternativa chamada MDP, que é feito com partículas de madeira, assim como o MDF. Mas está fabricado com três camadas de diferentes densidades, por meio de um processo que combina alta temperatura com alta pressão. Tem mais resistência ao empenamento e um ótimo acabamento. 

Tipos de acabamento para superfície

Cobrir as placas é importante para protegê-las dos agentes mais nocivos de ambientes como cozinhas e banheiros, tais como altas temperaturas, umidade variável ou mesmo de gordura, ou aplicação de produtos químicos utilizados na limpeza do dia a dia. 

Entre as opções, você pode apostar em laminados melamínicos, que oferecem várias texturas e resistem a praticamente tudo. Algumas placas já vêm também com laminado cristalino, um acabamento de alto brilho e que pode ser usado em ambos ambientes. Você também pode pintar, mas precisará retocar com o tempo. 

Gavetas, portas e acessórios

Se há algo que otimiza o uso de móveis planejados para cozinhas, banheiros ou qualquer outro lugar, são as gavetas. Nelas, entra quase de tudo, de forma organizada e sem deixar nada à vista.

As portas não são um detalhe menor, e aqui, dá pra usar e abusar da criatividade. Podem ser simples, corrediças, contar com sistema de amortecedor (assim elas fecham sozinhas e devagar), tem até pistão a gás ou articulados. Ah, ao invés de serem de madeira, você também pode trocar algumas por vidro!

Atenção aos detalhes: os puxadores também podem complementar seu projeto e dar muito mais estilo ao seu ambiente. Há a opção de fazer do tipo cava (trabalhando na placa da porta ou gaveta), com perfis, barras, motivos geométricos ou até mesmo usar puxadores mais retrô. 

Quando pensamos em acessórios, o que não faltam são opções. Você tem desde cabideiros com luz LED embutida até sapateiras com trilhos e iluminação, caso queira deixar algo guardado no banheiro. Já na cozinha, usar suportes corrediços para lixeiras também facilita o acesso e deixa tudo mais organizado. 

Há toda uma infinidade de soluções para móveis planejados para cozinha e para banheiro, e tudo depende de fazer um bom projeto, escolher os melhores materiais e, obviamente, os melhores fornecedores. Há muitos detalhes que precisam ser seguidos à risca, e ter uma boa equipe faz toda a diferença.

Quem aposta no sonho da casa própria sabe como é bom, além de ter um lar, ter um lugar com a sua cara. E uma das formas de deixar seu apê com seu estilo é apostar na decoração. Saiba mais neste post!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp