Para o seu lar

Home office e crianças: como ser mãe e profissional ao mesmo tempo?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Quando se fala em home office, a primeira ideia que vem à cabeça das pessoas é: mais tempo para ficar com a família, certo? Mas, ser mãe e profissional ao mesmo tempo, no mesmo lugar, todos os dias da semana não é assim tão fácil.

Você precisa trabalhar e as crianças querem atenção. Você está nas atividades da casa, mas com a mente naquele prazo que precisa cumprir. Ao deitar, já cansada da jornada dupla, ainda fica tentando organizar o dia seguinte, sem conseguir dormir.

Passou uma reprise na sua cabeça? Respire fundo e continue a leitura. Trouxemos algumas dicas que vão te ajudar a conciliar o trabalho de ser mãe e profissional durante a quarentena!

Caia na real: você não é uma super-heroína

Embora a sociedade continue reforçando que é possível ser multitarefas, sabemos que isso está longe de acontecer. Se você se divide em diversas atividades ao mesmo tempo, deixará de fazê-las bem, e isso pode prejudicar os seus resultados.

Sendo assim, não se sinta na obrigação de ser uma mulher maravilha. Defina horários para o trabalho; para preparar o almoço, o lanche e o jantar; para estar com as crianças; e, claro para descansar.

Respeitando seu cronograma de atividades, será mais fácil aderir à nossa segunda dica.

Priorize suas atividades do trabalho

Quando se trata de ser mãe e profissional, é mais fácil priorizar as atividades do trabalho, não é?

Então, crie uma lista de afazeres e classifique-os segundo sua ordem de importância. Depois, distribua as tarefas ao longo dos dias da semana, segundo os horários de trabalho estipulados anteriormente.

Se for possível delegar alguma atividade para um colega de trabalho, não hesite em fazê-lo. A capacidade de delegar é uma das características essenciais para quem deseja se tornar um gestor de equipes.

Conte com a ajuda de todos

Se você tem filhos adolescentes e menores de 12 anos, peça que os mais velhos tomem conta dos mais novos.

Dê atribuições a cada um, como arrumar o quarto, organizar os livros da estante ou lavar a louça, por exemplo.

Havendo uma pessoa responsável pelos mais jovens, fica mais fácil conciliar a profissão e a maternidade.

Respeite seus tempos

É comum tentar se desdobrar em várias pessoas para dar conta de tudo, ainda mais quando estamos em casa. Mas ficar sobrecarregada pode levar você ao estresse, à depressão, à insônia e muitas outras doenças.

Diante disso, respeite seus tempos. Hora de trabalho é hora de trabalho, mas hora de descanso, é hora de se desconectar de tudo. E isso pode incluir, inclusive, as crianças.

Se você sentir que precisa de um tempo só para si, permita-se isso. Retire-se para um local mais tranquilo, como a sacada do seu apartamento, leia um livro ou ouça uma música relaxante.

Dedique algum tempo do dia para atividades prazerosas, como yoga, pilates ou meditação. Você vai perceber que esses momentos serão determinantes para manter seu pique e motivação para o dia a dia.

Curtiu essas dicas? Então coloque-as em prática hoje mesmo e aproveite para compartilhar com suas amigas e colegas de trabalho!

Confira aqui mais dicas de como lidar com esse período difícil de formas criativas dentro de um Apê Emccamp!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp