A lavanderia de apartamento deixou de ser aquele ambiente separado dos outros e meio esquecido pelo carinho da decoração e do planejamento. Hoje em dia, ela já é parte dos outros ambientes da casa, como a cozinha, e se for bem-pensada, se integra perfeitamente à decoração.
Mas, como fazer para deixar a nossa lavanderia bonita, funcionando perfeitamente e bem-organizada? É o que você vai conferir neste post. Continue a leitura!
As paredes são suas melhores amigas. É nelas onde você vai criar espaços verticais e lugares para guardar todos os produtos de limpeza, utensílios domésticos e tudo mais que queira deixar com fácil acesso ou mais protegido. Veja algumas boas soluções para vários tipos de necessidades:
Eles são ótimos para deixar um monte de coisas penduradas: de vassouras às pás, passando por rodos e esfregões você pode deixar tudo isso concentrado num mesmo lugar, já que quase não ocupam espaço horizontal.
E se você apostar em ganchos de maior tamanho e capacidade de suportar peso, dá até para pendurar baldes, bolsões de roupa suja, tábua de passar roupa ou até mesmo o recipiente onde você coloca o lixo reciclável.
Também há toda uma infinidade de cestinhas que podem ser penduradas nas paredes, e aqui os ganchos salvam sua vida. Principalmente quem não quer investir em móveis para a lavanderia do apartamento, as cestinhas assumem a função de guardar todos os produtos de limpeza e pequenos utensílios.
Portanto, utilize sua criatividade!
Não é a primeira vez que falamos bem das prateleiras. Em outro artigo, no qual mostramos como organizar a cozinha de um apartamento pequeno, você já teve uma ideia de como esse suporte resolve sua vida fácil.
É possível colocar de tudo em prateleiras: produtos de limpeza, panos de chão lavados, buchas e até grampos de roupas. Se você fizer uso de potes ou cestos, suas prateleiras ficam mais organizadas e bonitas.
Os nichos podem ser usados de diversas formas: você pode colocar uma planta, roupa suja de cada cor em um nicho diferente, e até mesmo instalar um cabideiro entre dois nichos e usar para secar camisas diretamente no cabide.
Tem uma máxima que diz “não improvise, contrate um arquiteto”. O que a frase realmente significa é que, se você pensar na solução para um espaço antes de fazer alguma intervenção, vai ter um resultado melhor e um ambiente mais funcional.
Se você não puder contar com a assessoria de um profissional arquiteto ou de um designer de ambientes, não se preocupe: há toda uma infinidade de móveis pensados para lavanderias.
Há móveis para vassouras e outros objetos com formato semelhantes, móveis para roupa suja, para produtos de limpeza ou com tábua de passar já embutida. O mais legal dos móveis é que parece que a lavanderia é outro espaço a mais do seu apartamento, integrado com os demais ambientes.
A grande protagonista da lavanderia do seu apartamento não pode ficar de fora na hora de pensar como aproveitar melhor o espaço que você tem à disposição. Como você deve saber, há diferentes tipos de lavadoras de roupas.
Veja os tipos mais comuns no mercado para escolher o mais adequado para sua lavanderia:
São as que você enche abrindo uma tampa que parece uma escotilha de submarino, na parte da frente. O lado bom desse tipo de lava-roupas é que a parte de cima fica livre para ser usada como superfície, onde você pode guardar a roupa suja ou produtos de limpeza.
É ideal para embutir em móveis também, já que não é necessário deixar nenhum dos lados, exceto o da frente, livre. Talvez o lado negativo seja que são eletrodomésticos de maior volume, que ocupam mais espaço e não indicamos para lavanderias muito estreitas.
Por outro lado, em espaços mais apertados, comprar uma lava-roupas deste tipo pode ser uma boa ideia. Na parte de cima, a tampa abre e dá acesso ao tambor de lavagem. Em outras palavras, uma das vantagens é não precisar se abaixar para colocar ou retirar a roupa.
Portanto, existem tamanhos e formatos variados, dos maiores aos menores, cabendo em todos os bolsos. Esse formato de carregamento de roupas deixa o ambiente ao redor mais livre.
Desse modo, esse tipo de lava-roupas é ideal para lavanderias de apartamento um pouco menores.
Quem não precisa lavar grandes volumes ou quantidades de roupa ao mesmo tempo, vai achar genial essas duas soluções:
Em primeiro lugar, a mini lava-roupas quase não ocupa espaço e costuma lavar entre 1 kg e 1,5 kg de uma vez.
Em segundo lugar, além de que alguns, modelos não têm mais de 35 cm de largura por 50 cm de altura, o que faz desta opção a campeã de aproveitamento de espaço. Pode ficar em qualquer lugar que tenha alimentação de energia e água.
Além disso, a lava-roupas de parede fica instalada em uma das paredes da lavanderia, por meio de parafusos. Com capacidade para lavar cerca de 3 kg por lavagem, são silenciosas, práticas e até se integram com a decoração.
Na hora de instalar, qualquer que seja a sua escolha, a melhor coisa para aproveitar melhor o espaço é instalar a lava-roupas sempre perto do tanque, assim você concentra as atividades que exigem uso de água no mesmo espaço.
Se não houver tanque, instale perto dos pontos de entrada e saída de água, assim não há necessidade de ter que ocultar as mangueiras com móveis e o aspecto geral do lugar fica mais limpo.
Portanto, percebeu tudo o que você pode começar a levar em conta na hora de deixar a lavanderia do seu apartamento organizada da melhor maneira e funcionando como você gostaria?
Em conclusão, aproveite e já dê uma olhada em como são as lavanderias dos nossos apartamentos, conheça as oportunidades da Emccamp!