Para o seu lar

Decoração de Natal: 12 dicas incríveis para estrear o apê novo

Compartilhe:
Imagem de destaque

Está chegando o fim do ano e você vai passar o primeiro Natal no seu apartamento novo? Então é hora de ser quem decide como é que vai ser a decoração natal!

Agora, cada detalhe é totalmente da sua escolha. Mas toda essa liberdade também deve ser acompanhada de muita responsabilidade. Principalmente quando se está pagando o financiamento imobiliário. 

Ou seja, sua decoração de Natal, além de ser criativa e ter a sua cara, também vai precisar se encaixar no seu orçamento. A boa notícia é que ela pode ser simples e econômica.

Continue a leitura e confira nossas dicas incríveis para estrear seu apê novo com uma decoração de Natal de arrasar!

01) Menos é mais: seja objetivo

Seja simples e objetivo. Então pense em fazer menos enfeites, mas que cada um seja realmente impactante. Caso contrário, você pode acabar se sobrecarregando de atividades e corre o risco de deixar coisas pela metade. 

Por exemplo, ao invés de tentar enfeitar toda a sala, escolha lugares pontuais como a parte da árvore, a porta onde você vai pendurar a guirlanda, a mesa de centro de onde vocês vão se sentar e dê pequenos toques natalinos.

A ideia é ter uma decoração mais clean. Uma boa saída é aproveitar os pontos mais iluminados da sala e da casa e concentrar os adornos onde exista muita luz, como o lugar onde uma luminária está acesa. 

02) Seu natal, sua decoração

O mais comum do Natal é ter alguns elementos característicos como bolas, guirlandas, a árvore, luzinhas, sininhos e outros elementos decorativos. Você pode seguir a estética tradicional, mas também pode dar seu toque pessoal em cada um dos elementos. 

Como você vai ver ainda neste artigo, vamos mostrar, por exemplo, como usar origamis para fazer enfeites de Natal, usar fitas e lacinhos em lugares inusitados, fazer seu próprio jogo americano e até mesmo personalizar seu pisca-pisca, continue com a leitura!

03) Pesquise. Quem procura mais, economiza.

Na hora de procurar os itens que você vai usar para montar sua decoração de Natal, não deixe de pesquisar, e muito. Saia do óbvio, como lojas de decoração típica, e procure matérias-primas em outros lugares, principalmente no seu bairro. E a internet está aí para ajudar com as compras.

04) Dedique tempo suficiente à decoração de Natal

Se deixar para fazer tudo em cima da hora, ou vai gastar mais ou não vai ficar como você queria. Ou ambas coisas, o que seria pior ainda. Então, comece hoje mesmo! Com antecipação, você pode trabalhar melhor suas ideias e chegar a resultados mais simples.

05) Divirta-se: chame amigos para ajudar!

Que tal já ir transformando a prévia em uma espécie de confraternização? Se já tiver definido a lista, pode até chamar alguns dos convidados para lhe ajudar com algumas peças em particular. É super legal juntar todo mundo no Natal em si e conversarem sobre o que cada um fez!

Aliás, na hora da festa, sem que ninguém saiba quem fez o quê (caso mais de uma pessoa tenha ajudado), você pode brincar de perguntar para os convidados para ver se eles adivinham ou até distribuir alguns dos enfeites com eles quando a festa acabar, como se fosse uma lembrancinha.

 

06) A árvore

Se você não tiver uma dessas árvores de Natal clássicas, não tem problema! O espírito natalino não mora em um pinheiro de verdade. 

Lembre-se de que tudo é representativo e simbólico, então você pode usar galhos de qualquer planta e colocar em um jarro firme e ir pendurando enfeites a seu gosto. 

E nem sempre a árvore tem que ser de uma planta. Ela pode ser feita como um mural, na parede, ou empilhando caixinhas de presentes, copos plásticos coloridos ou até mesmo com livros. Aqui sua imaginação é o limite!

07) As meias

Meias não custam muito e você pode escolher várias. Mais simples ou decoradas, elas podem ser penduradas debaixo da janela ou na varanda. Se colocar alguns enfeites nelas, fica melhor ainda. 

Aliás, sabe de onde vem a tradição de pendurar as meias? Dizem que na época de São Nicolau, deixavam os calçados e meias do lado de fora, pendurados, para que se secassem mais fácil. Então, o Papai Noel passava e deixava um presente dentro.

08) As bolas de Natal

Todo mundo fica maravilhado com bolas de Natal! Elas existem de todo tipo de material e você ainda mesmo pode fazer as suas.

Uma das formas de fazer isso é cobrir algumas esferas de isopor com tecido ou mesmo com papéis coloridos. Se você usar vários tamanhos, fica ainda mais divertido. 

Sejam elas compradas ou feitas pelas suas próprias mãos, na hora de escolher onde colocá-las, você pode ir além de pendurar na árvore ou na guirlanda e sobre a mesa, pode criar pequenos arranjos em outros lugares da casa, como na cozinha ou na varanda.

09) Balões com motivos natalinos

Hoje em dia você encontra vários tipos de balões no mercado, incluindo os metalizados ou com motivos de Natal. Dá até para criar frases completas, comprando as letras da mensagem. São alegres, fáceis de pendurar e dão um tom mais descontraído aos ambientes.

10) Luzes e pisca-piscas

Em outro artigo sobre o Natal no seu apartamento novo, comentamos como você pode aproveitar as janelas ou portas de vidro e criar uma cascata de luzes. Para isso, pendure as luzes na estrutura da cortina ou enrole-as no parapeito da varanda.

O que você vai criar é como se fosse uma moldura natalina, aproveitando portas de vidro e janelas. Aproveite também para colar alguns elementos e crie composições a seu gosto. Dá até para desenhar um papai noel com canetinhas ou marcadores fixos!

Mas você pode ir ainda mais longe. Que tal personalizar até as luzinhas? Assista o vídeo abaixo e veja como fica legal criar pequenos origamis e envolver cada lâmpada!

11) Jogo americano

Se você não tem jogos americanos que combinem com a decoração de Natal, pode fazer os que serão usados na sua ceia natalina! 

Você pode cortar retângulos de tecidos com glitter ou fazer uma base descartável de papel com desenhos. Outra opção é usar um jogo americano que você tenha e colar uma fitinha vermelha em forma de laço na ponta para conectar com o resto da decoração.

12) Fitas e lacinhos

Seja desenhar uma árvore na parede ou para enfeitar detalhes das mesas, você também pode fazer lacinhos e ir colando-os com fita adesiva em lugares diferentes. 

Por exemplo, acabamos de comentar que dá para colar um lacinho no jogo americano, mas você pode também surpreender e colar alguns no espelho do banheiro e até colocar algumas bolas também.  

Se tiver alguma planta que não foi usada como árvore de Natal, mas quer que ela entre para decoração, pode ornamentá-la com vários lacinhos como se fossem flores.

Por último, na hora de colocar a mesa, os talheres podem ficar enrolados dentro dos guardanapos. Você passa a fita ao redor e dá um lacinho para deixar tudo bem organizado e com estilo!

Espalhe o Natal por todos os lugares da sua casa!

O que achou de nossas dicas? É hora de celebrar em dobro, tanto pela data tão importante como pela sua nova aquisição. Afinal de contas, é a primeira vez que você vai poder fazer toda a decoração de Natal que você sempre sonhou!

Mas, o seu Natal não para na decoração. Saiba como organizar a sua ceia!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp