Financiamento

Como investir em imóveis para alugar? 6 coisas para não esquecer

Compartilhe:
Imagem de destaque

Você já se perguntou se investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

Se sim, saiba que seu questionamento é pertinente e muita gente tem ganhando bastante dinheiro dessa forma, principalmente pelo fato de que o mercado imobiliário está em constante expansão.

Pensando nisso, separamos 6 coisas que jamais deve se esquecer quando for investir em imóveis para alugar. Confira!

1. Investir em imóveis na planta é um bom negócio?

Para iniciar nossa lista de dicas sobre como investir em imóveis para alugar, nada melhor do que literalmente começar do zero. Isto é, propriedades que ainda não foram construídas.

Apesar de parecer uma boa ideia, já que é possível obter ótimos descontos e opções de pagamento mais atrativas, é preciso tomar alguns cuidados.

Em qualquer complicação no cenário econômico, quem investe nesse tipo de imóvel costuma ser o primeiro a “pular do barco”.

Para que você tenha uma ideia, na crise financeira de 2015, o índice de distratos nos imóveis na planta subiu para 60%. Outro estudo apontou que cerca de 41, a cada 100 imóveis na planta, são devolvidos antes de serem quitados.

Sendo assim, antes de assumir o compromisso de um contrato desse tipo, pesquise bastante e veja se será realmente vantajoso aguardar para lucrar apenas quando receber as chaves do apartamento nas mãos.

2. Investir em usados

Se você está se perguntando se investir em imóveis vale a pena, considere a alternativa das propriedades usadas.

Nesse meio, é possível encontrar oportunidades indispensáveis. Afinal, não são poucos imóveis usados que estão preenchendo a carteira de clientes das imobiliárias, em todas as modalidades possíveis (casas, apartamentos, flats, kitnets, etc).

O investidor que está preparando para lucrar com aluguel é capaz de identificar os imóveis usados com alto potencial. Muitas vezes, a aparência, à primeira vista, pode não agradar, mas nada que uma boa reforma não faça com que o preço seja valorizado, garantindo lucro e estabilidade por bastante tempo.

3. Decidir o tipo de imóvel

Saber qual o tipo de propriedade que mais tem a ver com seu perfil, que gere mais lucro ou que seja mais fácil de gerenciar, também é fundamental para que você faça um bom investimento.

O fato é que o segredo para ganhar dinheiro com locação está na escolha correta. Existem diversas oportunidades de negócio bem atrativas em variados segmentos, como:

  • apartamentos;
  • casas;
  • flats;
  • salas comerciais;
  • galpões;
  • imóveis populares;
  • casas de veraneio;
  • lojas;
  • hotelaria.

Saber que você tem esse leque de opções é um dos pontos de partida para escolher o investimento em aluguéis mais certeiro. É claro que isso pode variar de acordo com a cidade que você reside e com seu perfil de investidor.

4. Garantir a segurança de todo o processo

Se você está pesquisando sobre como investir em imóveis para alugar, certamente é porque preza pela segurança de que seu investimento dará retorno e que não quer correr riscos durante o processo, correto?

Pois bem, qualquer tipo de investimento tem seus riscos, porém, quando se trata de mercado imobiliário existem formas de evitar dores de cabeça desnecessárias no futuro. Algumas dicas úteis para isso, são:

  • certifique-se de que o imóvel não tem pendências — IPTU atrasado, multas não quitadas ou parcelamento em aberto;
  • verifique se a documentação está em dia;
  • tenha certeza de que a propriedade não está atrelada a alguma ação judicial, como partilha de bens ou em um inventário de herança.

Por mais que todas as questões acima sejam resolvíveis, não custa nada evitá-las e partir direto para um investimento seguro e que não exigirá burocracia para que você possa lucrar com a transação.

5. Investir com pouco dinheiro é possível

Você sabia que não é preciso juntar milhares de reais para investir no mercado imobiliário? Felizmente, graças aos programas de financiamento, é possível adquirir propriedades em ótimas condições e com alternativas de pagamento justas.

Nada te impede de investir em imóveis para alugar que ainda estejam sendo financiados. Na verdade, muitos investidores pagam por seus apartamentos ou casas novas utilizando este artifício.

6. Planejar

Para finalizar nossa lista, não poderíamos deixar de citar um erro que muitas pessoas cometem: pensar de maneira emocional na hora de investir.

Nunca se deixe levar pelo apelo visual, sentimental ou por impulsos. O verdadeiro investidor trabalha com base na razão. Com base nesse contexto, não existe imóvel ruim. O importante é que o imóvel valorize com o tempo e dê lucro!

Pronto para investir no seu primeiro imóvel para alugar? Conheça os empreendimentos da EMCCAMP!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp