Para o seu lar

Como criar uma rotina diária para os filhos

Compartilhe:
Imagem de destaque

Rotina diária dos filhos é uma sequência ordenada de atividades que facilitam a nossa vida e ajudam a construir hábitos saudáveis para eles e para pais. Tomar café da manhã sempre no mesmo horário é uma rotina, assim como levar as crianças à escola.

Mas, com o cancelamento das aulas, o home office e a necessidade de evitar os encontros sociais, tornou-se necessário criar novos hábitos, reorganizar a agenda da família para criar uma nova rotina diária para os filhos.

Então, se você está sentindo dificuldades em fazer sua casa funcionar de forma harmoniosa, continue a leitura. Trouxemos 5 dicas que vão te ajudar a criar uma rotina diária para os seus filhos!

1. Defina horários para todos

Se, por um lado, as crianças estão em casa e precisam dar continuidade aos estudos, por outro, os pais também precisam trabalhar. Nesse sentido, é fundamental definir horários para que todos cumpram suas obrigações.

Você pode colocar as atividades e seus respectivos horários em um quadro de fácil acesso a todos ou então, dependendo da idade das crianças, usar um aplicativo para celular.

2. Nem tudo é obrigação

Para as crianças, a brincadeira começa no momento de acordar e termina na hora de dormir. Sendo assim, é importante considerar que a maior parte do dia seja destinada a essa atividade. Em outras palavras, apenas as “obrigações” têm horário fixo.

Você pode definir, por exemplo, que o período da manhã seja dedicado aos estudos e a tarde seja livre para atividades recreativas. Mas, às 16h, as crianças têm que ajudar no preparo do café da tarde.

Adolescentes podem ajudar a limpar a cozinha após as refeições e a organizar a casa em determinado horário.

3. Esteja presente na rotina diária dos filhos

Criar um quadro de atividades para as crianças e se trancar no escritório, sem interagir ou acompanhar o que elas estão fazendo nem sempre é uma boa ideia. Aproveite esse tempo para estar mais presente.

A não ser que você tenha uma reunião, procure trabalhar com a porta aberta, ficando acessível para que as crianças perguntem coisas ou venham acompanhar seu trabalho.

Faça pausas durante o dia para participar de jogos e brincadeiras com elas. Assim, é possível estreitar os laços e fortalecer a relação de vocês.

4. Envolva as crianças em suas atividades

Crianças são curiosas por natureza e, desde muito pequenas, se interessam pelo o que os pais estão fazendo. Nesse sentido, procure envolvê-las em atividades do dia a dia, como ajudar a preparar o café da manhã ou o lanche da tarde.

Além de se sentirem úteis, elas desenvolvem uma consciência maior sobre as demandas da casa, tornando-se mais solícitas a ajudar em outras tarefas.

Quando a atividade que você estiver fazendo for perigosa ou não recomendada, procure explicar o que está fazendo e por que as crianças não podem ajudar. Assim, elas se sentem valorizadas e você evita possíveis acidentes.

5. Respeite a autonomia

Com responsabilidade, é possível estimularmos a autonomia das crianças desde muito cedo. Desse modo, criamos adultos mais seguros de si e corajosos para enfrentar os desafios da vida.

Portanto, respeite a autonomia dos seus filhos. Se um deles está secando a louça, mas não fica do jeito que você faria, tudo bem. Com o tempo e a prática, pode ser aperfeiçoado.

Nas atividades escolares, deixe que elas resolvam as questões, sem interromper. Intervenha apenas quando elas solicitarem auxílio. Mas lembre-se: são elas que devem fazer a tarefa, não os adultos.

Criar uma rotina diária para os filhos não requer muito esforço, apenas carinho e atenção pelo que elas fazem. Teste as nossas dicas, crie soluções próprias e depois conte-nos sua experiência!

Confira outras dicas para deixar o ambiente de casa mais aconchegante para as crianças! 

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp