Como comprar um imóvel / Imóveis

Casa ou apartamento? Qual a melhor opção?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Decidir qual o imóvel ideal para sua família pode ser uma tarefa difícil. A escolha certa vai depender das necessidades de cada um. Então, após conseguir o valor referente ao imóvel, chega o momento de escolher se você vai comprar uma casa ou apartamento.  

Dessa forma, qualquer que seja sua escolha, ambos têm prós e contras, e é necessário conhecer as principais características de cada um antes de tomar sua decisão. Ainda, é importante frisar que a escolha deve ser feita com base em seu orçamento e planejamento financeiro, para que não prejudique suas economias.

Assim, se você quer saber qual a opção certa entre casa ou apartamento, continue acompanhando esse post com as principais dicas da Emccamp.

Vantagens de escolher comprar uma casa

Confira abaixo algumas vantagens de quem opta por comprar casa:

  •       Ambiente mais espaçoso

Para quem tem uma família maior, e não dispensa a companhia de animais de estimação, acaba sendo um requisito ter mais espaço, tanto interno quanto uma área externa para se aproveitar os momentos de lazer. Dessa forma, as crianças e os pets têm a liberdade de brincar ao ar livre, sem precisar sair de casa.

Além disso, com uma área externa você também tem espaço para cultivar plantas, além de um lugar ensolarado, que alguns apartamentos não têm.

  •          Menos barulho

Uma grande vantagem de escolher uma casa é que não há vizinhos acima ou abaixo de você. Claro, isso não é garantia de tranquilidade total, pois ainda existe a possibilidade de ter vizinhos que façam barulho nos arredores.

Porém, algumas situações cotidianas podem ser evitadas, como barulho de objetos sendo derrubados, reformas, crianças correndo, etc.

Outra questão é que se você for uma pessoa barulhenta, na hora de escolher entre casa ou apartamento, talvez seja melhor evitar futuros problemas, para não ser o vizinho inconveniente.

  •         Não precisa pagar condomínio

Se você não for escolher uma casa em um condomínio fechado, também vai estar evitando pagar condomínio. Desse modo, esse valor pode ser investido dentro do seu lar ou no que você preferir.

Desvantagens de escolher comprar uma casa

Apesar de possuir diversos benefícios, a escolha entre casa ou apartamento não é tão simples, já que a casa também possui algumas desvantagens. Confira abaixo:

  •        Menos segurança

Fato é que, em geral, apartamentos, principalmente aqueles em condomínios fechados, possuem portarias e localizações privilegiadas, em áreas nobres e mais movimentadas do que as casas. Além do acesso ao seu interior ser mais difícil, se compararmos a uma casa.

Portanto, isso faz com que a segurança da sua casa fique por sua conta, o que pode ser um problema se você não estiver disposto a desembolsar uma grande quantia em câmeras, alarmes, cerca elétrica e outros sistemas de segurança. 

Outro ponto é que se você não passa muito tempo em casa, pode ser considerado um “alvo fácil” para possíveis invasões.

  •       Manutenção mais cara e trabalhosa

Por não estar dividindo o valor da manutenção com outros moradores, como ocorre nos condomínios, você terá que arcar sozinho com as despesas de manutenção do seu lar. 

Por isso, para algumas famílias, acaba valendo mais a pena pagar condomínio do que as manutenções de uma casa, que podem até sair mais caras.

Além disso, a manutenção de uma casa também é mais trabalhosa e você terá que lidar com ela diariamente.

Vantagens de escolher comprar um apartamento

Chegou até aqui, mas ainda não sabe se prefere casa ou apartamento? Calma, as vantagens e qualidades técnicas de morar em um apartamento podem te ajudar a tomar essa decisão.

  •         Infraestrutura completa

Morar em um apartamento pode ser sinônimo de praticidade e qualidade de vida, já que os condomínios mais atuais possuem uma infraestrutura completa.

Alguns itens já se tornaram frequentes em condomínios fechados de qualidade, como área de lazer, com espaço para as crianças brincarem e até para os pets. Além de piscina, churrasqueira, academia e até mesmo salão de jogos. Nestes espaços, o condômino também tem a oportunidade de socializar com outros moradores.

Além disso, ainda há apartamentos em bairros planejados, em que você tem acesso a centros comerciais na porta do seu apê. Para quem tem uma vida corrida, nada melhor do que ter tudo pertinho de casa, não é mesmo?

  •         Segurança e acessibilidade

Com os altos índices de violência urbana no Brasil, a prioridade da maioria das famílias se tornou a segurança. Em um apartamento, você tem a opção de tranquilidade de contar com porteiros, além do difícil acesso que os condomínios têm para aqueles que não são moradores. 

Mais uma vantagem de apartamentos que contam com porteiros é a garantia de que sempre terá alguém para receber sua encomenda com segurança.

Outro quesito importante é a acessibilidade. Como já dito, apartamentos têm a tendência a estarem localizados em grandes centros urbanos ou locais de fácil acesso via transporte público. Portanto, o morador pode economizar combustível ou transportes privados.

  •         Economia

Em um apartamento com boa infraestrutura, os gastos com o condomínio podem acabar valendo a pena.

Isso porque se você for colocar na ponta do lápis suas despesas com academia, transporte e passeios nos momentos de lazer, morar em um apartamento acaba sendo mais vantajoso, pois você terá tudo isso sem sair de casa.

  •        Menos estresse com manutenções

A manutenção é um ponto chave na hora de escolher entre casa ou apartamento. Nos apartamentos, você fica livre da responsabilidade de limpeza das áreas comuns, assim como da manutenção em qualquer problema estrutural que seu condomínio tiver.

Você também poderá participar das assembleias de condomínio para opinar sobre quaisquer mudanças.

Desvantagens de escolher comprar um apartamento

Como nem tudo são flores, na hora de escolher entre casa ou apartamento também haverá desvantagens.

  •       Privacidade limitada

Como você terá que conviver com vizinhos diariamente, a sua privacidade consequentemente será reduzida. Assim, a única área totalmente privativa é o interior do apartamento, o que pode ser pouco para famílias maiores.

  •        Respeito às regras do condomínio

Além da atenção ao pagamento das taxas mensais, todos os moradores precisam obedecer às regras estabelecidas em cada condomínio, como o silêncio em determinados horários, para não acabarem tendo que arcar com as temidas multas.

________________________________________

Contudo, deu para notar que a escolha entre casa ou apartamento se baseia nos pequenos detalhes do dia a dia, dependendo muito do estilo de vida e das preferências de cada família. 

Agora que você já está por dentro das vantagens e desvantagens de cada opção, é hora de separar os documentos necessários para a compra do seu imóvel, dando atenção ao Habite-se, para finalmente realizar o sonho do imóvel próprio.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp