Como comprar um imóvel / Morar sozinho

5 motivos para você procurar um apartamento para comprar agora

Compartilhe:
Imagem de destaque

Muitas pessoas estão em busca de um apartamento para comprar, realizando o sonho do imóvel próprio. Porém, ainda há certo receio sobre qual é o melhor momento ou como comprar um apartamento que atenda às necessidades, em uma realidade de incertezas. 

Com a pandemia do Coronavírus, os questionamentos sobre o tempo de financiamento, se vale a pena manter a moradia pagando aluguel ou se é um bom período para investir e comprar um apartamento próprio, acabaram se agravando e tornando a decisão ainda mais difícil.

Pensando nisso, selecionamos 5 motivos para te mostrar que a hora de escolher um apartamento para comprar em BH, São Paulo ou Rio de Janeiro é agora. Então, se ainda tem dúvidas, acompanhe as dicas abaixo. 

Juros reduzidos para financiamento imobiliário

Em 2020, a taxa Selic registrou a maior queda dos últimos anos, chegando a 2%. Essa decisão partiu do Banco Central na tentativa de controlar a inflação e aquecer a economia, como consequência dos impactos do Coronavírus.

Portanto, as linhas de financiamento imobiliário também foram reajustadas, recebendo incentivos durante a pandemia. Para melhor compreensão, podemos avaliar o seguinte comparativo: em 2019, a taxa de juros para financiamento imobiliário era de, em média, 12% ao ano. Atualmente, são encontradas taxas a partir de 6,12% ao ano – até menos em algumas instituições.

A exemplo disso, é possível citar a reformulação do programa habitacional Casa Verde e Amarela, que registra taxas a partir de 4,25% ao ano – uma redução de 0,5% em relação aos juros cobrados pelo seu antecessor, o programa Minha Casa, Minha Vida.

Prazos estendidos

Além de contar com a redução das taxas de juros, você também pode escolher o seu apartamento para comprar e garantir um parcelamento vantajoso, com o benefício de um prazo maior para adquirir o imóvel. 

Assim como a facilitação dos juros e a oferta de descontos especiais devido à pandemia, inúmeras instituições financeiras têm proporcionado a extensão nos prazos de pagamento das parcelas do financiamento. Dessa forma, os bancos viabilizam e estimulam a compra de imóveis, oportunizando o aproveitamento integral dos benefícios.

Reajuste no aluguel

De acordo com a lei, o reajuste periódico no valor do aluguel é permitido e calculado a partir da inflação. Ou seja, quando há crise na economia, os preços de bens e consumo são elevados e, consequentemente, o aluguel também sobe.

Ademais, quando o período de locação chega ao fim, após todos os reajustes sofridos, é possível que a renovação do contrato seja realizada a partir de um novo reajuste, impactando ainda mais no valor do aluguel.

Valor do material de construção

Outro impacto decorrente das consequências do Coronavírus é o aumento no preço de materiais de construção. Segundo o INCC-DI, (Índice Nacional de Custo da Construção – Disponibilidade Interna), apurado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o valor dos materiais de construção teve alta de quase 32,92%, entre julho de 2020 e junho de 2021.

Os itens tubos e conexões de ferro e aço lideram o ranking, com alta de 91,66% no mesmo período. De modo geral, o aumento no custo de insumos da construção e da mão de obra totalizou 17,34%, em 12 meses. 

Isso significa que os valores e condições de venda de apartamentos também serão reajustados. Por isso, o ideal é que as pessoas encontrem um apartamento para comprar antes do aumento nos valores, garantindo o melhor custo-benefício.

Formação de patrimônio

Além dos motivos citados anteriormente, ao escolher o melhor apartamento para comprar, você também decide fazer um investimento seguro, com alta durabilidade e dá um passo em direção à formação do seu patrimônio.

Ademais, vale ressaltar que os imóveis não estão sujeitos às rupturas de bancos ou quedas bruscas no mercado financeiro. Por se tratarem de bens tangíveis, é possível aumentar a atratividade e valor a partir de pequenos reparos e decoração, colocando o imóvel à disposição para locação ou venda.

E aí?! Os motivos que apresentamos ajudaram você a decidir o melhor apartamento para comprar? Se ainda estiver em dúvida sobre qual escolher, convidamos você a conhecer os nossos empreendimentos disponíveis e aproveitar as condições especiais, antes do reajuste. 

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp