Construção / Institucional

Evolução de obra: o jeito Emccamp de fazer

Compartilhe:
Imagem de destaque

Assinar o contrato com a Emccamp para efetivar a compra do apartamento próprio representa a realização de um sonho e o começo de uma nova história. Por isso, reconhecendo a responsabilidade que é construir o futuro lar de milhares de famílias que confiaram na realização deste sonho, a Emccamp adota uma postura transparente do início ao fim, compartilhando mensalmente toda a evolução de obra

Assim, todos os seus clientes ficam cientes das movimentações e evoluções de seus projetos. E, para que você entenda como funciona a evolução de obras, listamos algumas dúvidas comuns. Veja!

Quais são as etapas do processo de evolução de obra da Emccamp?

Cada obra é um projeto único e necessita de muito planejamento. Com isso, a ordem em que as etapas são executadas podem variar em alguns pontos, assim como várias etapas podem ocorrer simultaneamente em uma mesma obra. Entenda sobre algumas dessas etapas:

  • Desenvolvimento do projeto 

Nesse momento ocorrem os direcionamentos para a construção. Portanto, são avaliados importantes dados da obra, como as especificações de planta, seus cortes e fachadas. Com o projeto em mãos, ele ainda precisa de autorização da prefeitura para ser aplicado.

No momento em que o projeto é aprovado, começa o cálculo do planejamento orçamentário da obra. 

  • Planejamento da obra

Neste ponto é definido o prazo de execução da obra e seu investimento. Assim como os compradores fazem um planejamento financeiro para compra de seu imóvel, a construtora também faz essa avaliação. 

Além disso, outro ponto importante aqui é que o prazo possa ser cumprido de maneira ágil, mas sem sobrecarregar a equipe de obras.

  • Serviços preliminares e fundação

O início da construção da obra começa nesse momento, com atividades como a limpeza e o preparo do terreno. 

Nessa etapa, outras demandas importantes também são iniciadas. Entre elas estão a sondagem do solo, a elaboração dos projetos como terraplanagem, contenções, projetos de rede, projeto estrutural e outros. 

  • Estrutura e fechamento

Essa fase é baseada na execução da estrutura do empreendimento com pilares, vigas, lajes e paredes (fechamento). 

Além do foco no projeto estrutural que, com base no arquitetônico, é feito o dimensionamento dos elementos responsáveis por suportar e transmitir os esforços ao qual a edificação está submetida, desde as cargas do próprio edifício, pessoas, equipamentos, mobílias, vento, chuva, entre outros. 

  • Instalações

A partir do projeto de instalação, é definido como será feita a distribuição interna dentro da edificação. Ou seja, como será passada a fiação elétrica, a tubulação responsável por alimentar os pontos de água, gás, telefone, interfone, internet, esgoto e etc.

  • Revestimentos e pintura: 

A fase final das áreas internas leva o perfeito acabamento de paredes e lajes, a instalação de portas,  janelas, cerâmica nas áreas molhadas, o piso laminado nos quartos e sala e, por último, a pintura.

  • Urbanização

Esse estágio está interligado aos serviços preliminares, caracterizando a execução de etapas como a ligação das instalações da edificação com as redes de energia, água, esgoto, drenagem e outros já existentes na cidade. 

Aqui também entram os edifícios “auxiliares”: churrasqueira, vestiário, guarita, piscina, quadra, playground, academia, salão de festas, entre outros. Ressaltamos que todos contam com as mesmas etapas do edifício principal, mas são contabilizados dentro da parte de urbanização.

Agora que você já conhece algumas das principais etapas da evolução de obra da Emccamp, fica mais fácil compreender o andamento das obras do seu apê.

Como a evolução de obras é mensurada?

Toda a medição de obras nos empreendimentos da Emccamp é realizada por um representante da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, o profissional percorre a obra validando os serviços finalizados e que podem ser medidos por estarem parcial ou totalmente concluídos. 

Os critérios de aceitação são estabelecidos em contrato com a CEF e pelo fiscal responsável. Dessa forma, após a medição, o percentual é repassado e disponibilizado no aplicativo de habitação do banco. No entanto, vale ressaltar que não há termos ou cláusulas no contrato que indiquem a obrigatoriedade da divulgação de imagens e vídeos com a evolução de obra.

Independente disso, a Emccamp optou por divulgar a captação em vídeo da construção do futuro lar de seus clientes, como forma de presenteá-los e trazer mais confiança para quem quer comprar um apartamento.

Além disso, ao adquirir um apartamento na planta, é comum as pessoas abordarem o tabu acerca do cumprimento dos prazos e entrega da obra. 

Então, esse processo também favorece a transparência e o comprometimento da Emccamp com a execução de qualidade e cumprimento adequado à data estabelecida em contrato.

 Qual é a diferença entre obras aceleradas e avançadas?

Quando se diz que as obras estão aceleradas significa que a evolução de obra de determinado empreendimento está bem acima do previsto para o período atual. 

Já as obras avançadas revelam que é possível ver os blocos e as torres construídas. Inclusive, geralmente é nesta fase que o empreendimento recebe os acabamentos, piso, pintura das paredes e instalação de portas e janelas.

Normalmente, algumas pessoas até ficam em dúvida sobre isso, com um sentimento de que a obra evoluiu muito rápido no começo e, de repente, ficou mais devagar. 

Isso acontece porque o método construtivo da Emccamp, por ser de qualidade, moderno e inovador, possibilita a construção rápida e segura das torres principais. Todavia, como a construção da estrutura é uma das etapas iniciais, acontece muito mais rápido que os acabamentos, sendo um dos principais indicadores de evolução de obras, os clientes ficam com essa impressão.

Apesar disso, a qualidade técnica, modernidade e inovação também estão presentes no processo de acabamento. Tudo é realizado com total cuidado e empenho, em um trabalho praticamente artesanal da nossa equipe de obras. 

____________________________________________

Agora que você já sabe tudo sobre o processo de evolução de obra da Emccamp, você pode ficar tranquilo quanto ao cumprimento dos prazos e o acompanhamento da entrega. 

Então, para acompanhar a evolução das obras de pertinho, acesse nosso canal no YouTube, assista aos vídeos e deixe o seu comentário sobre os preparativos dessa mudança! Mais informações também estão disponíveis em nosso site.

E se você ainda não escolheu o seu Emccamp, acesse nosso site, surpreenda-se com os empreendimentos disponíveis e conquiste o seu apê dos sonhos.

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp