Como comprar um imóvel

Comprar imóvel na planta: vantagens e desvantagens

Compartilhe:
Imagem de destaque

Comprar um imóvel na planta é uma alternativa que tem sido adotada cada dia mais por pessoas que sonham em ter a casa própria. Contudo, o assunto gera muitas dúvidas em relação às vantagens e desvantagens de adquirir uma propriedade por meio desse tipo de transação imobiliária.

Por isso, reunimos, neste conteúdo, uma série de informações para você saber se imóvel na planta vale a pena. Continue acompanhando a leitura do post para saber mais sobre o assunto!

Vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel na planta tem várias vantagens. Por essa razão, muitas pessoas apostam nesse tipo de investimento. Veja:

Melhoria dos espaços privados

Uma grande vantagem de comprar imóvel na planta é o fato de que você pode aproveitar os espaços privados da forma como quiser. Isto é, esse tipo de construção é planejada justamente com a finalidade de permitir que seu futuro proprietário utilize os espaço disponível da forma como achar melhor, de acordo com seu estilo de vida.

Possibilidade de personalização

Poder escolher entre os diversos tipos de desenho da planta é um dos grandes benefícios que essa opção oferece. Em geral, as construtoras apresentam um vasto catálogo para que o futuro proprietário escolha aspectos que envolvem desde o material de acabamento até a disposição das paredes.

Segurança

Ao comprar imóvel na planta — considerando que os novos condomínios são rigorosos com questões de segurança — você tem a garantia de que viverá em uma propriedade com total controle de acesso a visitantes e moradores, posicionamento de portões de acesso e guaritas em locais estratégicos, contratação de empresas especializadas, inspeções de segurança regulares, entre outras medidas importantes.

Custo-benefício

A maioria dos projetos novos incluem áreas em comum de grande utilidade para melhorar sua qualidade de vida, lazer e conforto, como:

  • piscina;
  • academia;
  • quadra poliesportiva;
  • playground;
  • salão de jogos;
  • coleta seletiva.

Ou seja, uma infraestrutura privilegiada para toda a sua família.

Desvantagens de comprar imóvel na planta

Agora que você já conheceu as vantagens, chegou a hora de conferir as desvantagens de comprar imóvel na planta:

Despesas extras

Para deixar a propriedade com o seu perfil, será necessário investir uma quantia além do custo do imóvel. Instalações peculiares, acabamentos e personalizações diferenciadas, entre outras características que podem ser importantes para você, exigirão tempo e dinheiro com mão-de-obra, materiais e planejamento.

Riscos

Comprar um imóvel na planta pode ser o caminho mais rápido para alcançar o sonho da casa própria, porém, como em qualquer projeto, há margem para erros, riscos e problemas não previstos.

Não são raros os casos de construtoras que não cumprem com os prazos de entrega, variando entre seis meses a três anos. Existem motivos para que ocorram esses atrasos, como a capacidade da empresa em gerenciar a obra e condições climáticas do local, por exemplo.

Vale mencionar que também ocorrem entregas com características diferentes das que foram combinadas por contrato, como materiais de acabamento de qualidade inferior, cômodos ou áreas menores que as previstas ou até mesmo falta de acabamento em alguns locais.

Sendo assim, antes de fechar negócio, pesquise sobre a reputação da construtora e o histórico de outras obras que ela já realizou. Além disso, mantenha-se por dentro de seus direitos: de acordo com a lei, qualquer atraso acima de seis meses, a construtora deve pagar a você uma multa por mês de atraso.

Quer se livrar de todos os problemas de comprar um imóvel na planta e aproveitar todas as vantagens? Entre em contato com a gente!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp