Para o seu lar

Banheiro de apartamento: como organizá-lo melhor?

Compartilhe:
Imagem de destaque

Ter um banheiro de apartamento organizado nem sempre é fácil, principalmente quando mais de uma pessoa compartilha o espaço. Além de ter mais objetos individuais, a higiene é mais exigida e a funcionalidade pode até ficar comprometida.

E como se isso não fosse o suficiente, tudo fica ainda mais complicado se o banheiro do apartamento não for exatamente muito grande, como é comum encontrar no mercado, dependendo da incorporadora escolhida. 

Com espaços mais reduzidos, encontrar uma forma de organizar o banheiro para que ele funcione pode ser um desafio. Mesmo assim, não há nada que não possa ser resolvido com planejamento e criatividade, e sempre gastando o menos possível. 

Hoje, vamos falar como você pode organizar direitinho um banheiro de apartamento para que este espaço também seja motivo de orgulho e você possa ficar em casa feliz sabendo que todos os ambientes funcionam.

Vamos lá? Siga conosco e conheça nossas dicas!

O segredo está nos detalhes

Se a ideia é deixar o banheiro do seu apartamento bem organizado, a primeira coisa que você tem que começar a fazer é otimizar cada centímetro.

Não precisa nem se preocupar antecipadamente achando que você vai ter que gastar um monte de dinheiro para deixar o banheiro ordenado. É hora de pensar fora da caixa e colocar a sua imaginação para funcionar. 

Na solução tradicional para ter onde guardar as coisas no banheiro, o mais comum é ter um móvel na parte de baixo da pia e um pequeno armário com um espelho na parede. 

Reinvente a noção de espaço 

Obviamente, não vai dar para colocar tudo só nesses lugares, então você pode observar com outros olhos e identificar que partes do banheiro do seu apê podem ser aproveitadas e criar mais compartimentos ou superfícies úteis.

Há espaços que normalmente não são utilizados e podem virar o jogo a favor da organização. 

Um deles fica entre a moldura da parte de cima da porta e o teto. Nessa área, uma prateleira pode guardar um monte de toalhas, papel higiênico, secador de cabelo e etc.

Só tome cuidado para não fazer ela muito profunda, para não ser tão difícil ter acesso às coisas que você colocar aí, já que a prateleira estará a pelo menos 2 metros, a altura regular de uma porta. Por outro lado, essa distância é ideal se houver crianças em casa e precise deixar alguns objetos fora do alcance delas.

Sabe esse armário com espelho que comentamos, o que fica sobre a pia? Que tal expandir um pouco mais o uso dessa parede, que normalmente é a mesma do vaso sanitário? 

Ao invés de um armário só para produtos de higiene bucal e pequenos objetos, você pode colocar prateleiras ao redor. Ou inclusive, fazer uma prateleira em forma de “L” e conectar com a outra, que sugerimos fazer sobre a porta. 

E já que falamos do vaso sanitário, se ele for com caixa acoplada (aqueles em que o reservatório de água vem tudo junto com a bacia), na parte de cima tem espaço para você colocar algum recipiente que também pode ser usado para guardar pequenos objetos. 

Mais itens que ajudam na organização

Até agora, vimos como criar espaços com móveis para ampliar a quantidade de lugares que você pode ter à disposição para organizar seu banheiro. 

Agora, podemos dar umas dicas de objetos e compartimentos que maximizam o aproveitamento de cada cantinho novo que você inventou. Afinal de contas, nem tudo são só toalhas e objetos de maior volume: você vai precisar ter onde colocar as pequenas coisas também. 

Organizadores 

Já bastante conhecidos por quem não conta com muito espaço ou por quem tem muitas coisas, os organizadores vão dar aquele toque extra de ordem que seu banheiro precisa. 

Sabe quando você abre uma gaveta e vem tudo misturado dentro? Os organizadores impedem que todas as suas coisas se amontoem. Ou seja, você vai ter sempre seus grampos, pentes, produtos de beleza, remédios, entre outras coisas, completamente divididos e à vista. 

Se não quiser comprar um organizador propriamente dito, sugerimos que aproveite a lógica de ter tudo separadinho usando outros objetos, como potes, bandejas e qualquer outra coisa que ajude a manter cada tipo de coisa em seu lugar.

 

Pendure coisas

Já criamos espaços novos, organizamos coisas dentro de recipientes, o que mais dá para inventar para deixar o banheiro do seu apartamento tinindo? 

Aqui, a orientação é: pendure coisas. E para pendurar, basta apostar em ganchinhos. Há de todos os tipos, individuais ou suportes prontos com vários ganchos. Não há regra, você pode colocá-los praticamente onde quiser. 

Mesmo assim, alguns lugares não admitem prateleiras e armários, como atrás da porta do banheiro, o que faz dela um excelente lugar para colocar alguns. Neles, você vai poder pendurar suas toalhas, a roupa que ainda vai usar, escovas, etc. 

Compre algumas cestinhas

Seguindo a mesma lógica dos organizadores, os cestos são geniais para organizar o banheiro do seu apê, mas eles têm um pouco mais de estilo. E não só a estética é mais atrativa, como também permitem que os objetos que estão dentro “respirem”. 

Podem ser de plástico, de metal, de fibra natural, aqui você é quem escolhe de acordo com seus gostos pessoais. Tem modelos que vêm até com rodinhas, facilitando muito movê-los, caso você opte por guardar coisas abaixo de algum móvel. 

Dentro de tudo o que estamos comentando com você, a lógica que orienta todo o nosso raciocínio na hora de organizar o banheiro é compartimentar espaços. Ou seja, cada coisa em seu lugar. E se não houver lugar, você pode criá-los. 

Por último, e não menos importante: tenha apenas o essencial. Quando há mais pessoas, a tendência é que o espaço fique meio desorganizado. Agora, uma boa ideia também é que cada um tenha um pedacinho de espaço só para si. 

Aqui na Emccamp damos tanta importância a esse ambiente que nossos empreendimentos oferecem os maiores banheiros do mercado, tudo para que você não tenha dificuldades na hora de deixar o banheiro do seu apartamento em perfeita organização, sempre. 

Bateu a curiosidade para saber como os nossos banheiros são? Dê uma olhada em nossas unidades, você vai se surpreender!

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp