Como comprar um imóvel / Para o seu lar

5 tipos de piso para apartamento que você deve conhecer

Compartilhe:
Imagem de destaque

Em construções de todos os tipos, os materiais usados para revestir o piso são um dos pontos mais importantes. Em primeiro lugar, porque a sua aplicação é considerada de longo prazo. Isto é, piso de apartamento não é algo que as pessoas mudam de uma hora para outra.

Em segundo, o material usado para revestir o piso de nossos apartamentos modifica muito a forma como experimentamos cada espaço. 

Por exemplo, seja em relação aos tempos de manutenção e limpeza, à sensação térmica experimentada (quando pensamos em acúmulo ou dissipação do calor), ao sentido do tato (se o revestimento é mais ou menos liso) e à aparência, tudo pode mudar muito de um revestimento para outro.

Resumindo: o piso que você escolhe para o seu apartamento vai acompanhar você e sua família por muito, muito tempo, além de ter influência direta em como você vai se sentir na sua própria casa. Por isso, você precisa encontrar o melhor piso que esteja à sua disposição, sempre equilibrando qualidade e preço. 

Quer saber como aliar conforto, estética e economia? Siga conosco. Vamos contar para você tudo sobre revestimentos de piso para apartamento!

Tipos de pisos para apartamento

Existem pisos de todos os tipos: naturais, como madeira ou pedra; e artificiais, como cimento, porcelanato, cerâmicas e laminados. Para ajudar você a entender melhor, separamos 5 alternativas. Veja o que muda de um para o outro:

#01 Cerâmicas

Sabia que as cerâmicas fazem parte da história da humanidade e nos acompanham há mais de 7 mil anos?

Desde que o homem descobriu o fogo, ele começou a queimar argila e usá-la para os mais diversos fins. Entre eles, encontramos as cerâmicas.

São bastante versáteis e podem ser aplicadas no piso de todos os ambientes do seu apartamento.

Entre suas principais características, podemos destacar a dureza, o que torna esse revestimento um dos mais resistentes ao desgaste do uso comum de uma residência. 

As cerâmicas, quando bem aplicadas, oferecem um resultado final estético bastante agradável. A variedade de modelos também é algo interessante, já que dá para encontrar diversas cores e texturas, incluindo a imitação de outros materiais, como pedra ou madeira. 

Se, por um lado, os pisos cerâmicos costumam durar muito tempo, eles também apresentam o inconveniente de serem difíceis substituir.

Caso haja algum dano irreparável no seu piso, encontrar uma placa igualzinha para trocar nem sempre é fácil.

#02 Porcelanato

Este tipo de piso para apartamento é uma espécie de cerâmica, só que feita com materiais mais nobres.

Atualmente, o porcelanato é o material mais usado para revestimentos em todo o mundo. E certamente você deve lembrar de quando viu ou pisou nele: costuma ter medidas maiores que a cerâmica e a sensação ao toque é mais fria.

Em função de sua fórmula, o porcelanato acaba saindo mais caro que a maioria dos outros materiais que podem ser usados em pisos de apartamentos. Além da fabricação, a aplicação também requer materiais especiais e equipes especializadas para colocação.

#03 Cimento

Um dos materiais mais versáteis de todos os tempos, o cimento também pode ser usado como revestimento final de pisos em apartamentos.

Não é aquele cimento grosso do chapisco de muros ou das paredes ainda em obra. O que se usa para pisos acabados é o cimento queimado, que é bem diferente.

Entre as características do cimento queimado encontramos o baixo custo de aplicação, uma resistência ao desgaste relativamente alta e a possibilidade de aplicá-lo tanto em ambientes internos como externos. Ele também pode ser combinado com outros materiais, como pedra, madeira, cerâmica, etc.  

Antigamente, era mais usado em fábricas e galpões, mas seu uso foi expandido para residências, estando mais associado à aplicação em casas de veraneio ou no campo, ou mesmo quando aplicado em paredes, na hora de decorar. 

#04 Madeira de lei

Quem não gosta de um piso de madeira? Ele traz aquela sensação de conforto e aconchego, seja no verão ou no inverno.

Os pisos de madeira podem vir em vários formatos, sendo que os mais comuns são as grandes tiras ou os conhecidos tacos.

A madeira é um dos tipos de pisos para apartamento que proporcionam mais isolamento acústico e térmico. Ela atua mantendo a temperatura interna estável, mais protegida do calor ou frio do lado de fora, o que representa uma economia de energia para quem usa ar-condicionado, por exemplo. 

A única desvantagem da madeira é o preço. Não é um material barato ou mesmo fácil de aplicar. Outro detalhe que não chega a ser um problema é que a madeira demanda um melhor tratamento e cuidados.

Ela pode resistir à queda de um objeto sem se romper, mas pode ficar arranhada, prejudicando a estética do ambiente. Para que esteja sempre brilhante, é preciso aplicar ceras próprias para madeira e lustrar o piso com certa frequência. 

#05 Pisos laminados

Os laminados combinam várias das características dos anteriores, sendo um dos tipos de piso mais usados atualmente. Com uma variedade enorme de texturas e cores, os pisos laminados são de fácil instalação e manutenção. 

Muito parecidos visualmente aos pisos de madeira de lei, os laminados são compostos por finas lâminas de madeira de vários comprimentos e larguras, que simulam a textura de praticamente qualquer tipo de madeira existente.

Em sua aplicação, ele não vai colado no contrapiso. É colocado sobre uma manta. Esse processo permite que os pisos laminados sejam rapidamente instalados e a obra seja bem limpa e sem inconvenientes. 

O piso laminado herda o conforto da madeira e traz essa sensação de sofisticação para dentro da sua casa com um custo bastante atrativo. Ele também ajuda no isolamento acústico e na manutenção da temperatura dos ambientes. Fácil de limpar, ele é a escolha certa para quem gosta de beleza e praticidade reunidas em um só lugar.

Na hora de escolher seu apartamento novo, saber exatamente o tipo de piso que será colocado faz uma diferença enorme, não é mesmo? É por isso que aqui na Emccamp presenteamos nossos clientes com pisos laminados de primeira qualidade em todas as unidades.

Quer ver mais dicas, confira nosso blog e fique por dentro! 

Acompanhe nossas redes sociais e não perca nada!

Imóveis da Emccamp